Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Guaíba: rio ou lago?


Terça-feira próxima saiba por que essa velha polêmica foi revitalizada pelos interesses gananciosos do baronato do concreto de Porto Alegre, sua bancada de vereadores na Capital e a falsa neutralidade do prefeito José Fogaça (PMDB).

Todos lá! É no campus central da Universidade federal.

21 comentários:

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Onde tu encontra as fotos que coloca no topo da página?
Se puder me contar, agradeço. São muito legais as fotos.

Cristóvão Feil disse...

Pesquisano na rede, recebendo dos amigos e leitores. Guardando em arquivo. Mas tem que gostar de fotografia.

Abç.

CF

Anônimo disse...

Argumentos para qualificar o debate.
Na minha opinião o Guaíba é um Lago mesmo.
O Guaíba é quase tão largo quanto comprido, basta ver uma imagem de satélite que isto fica claro.
Rios com muito volume de água, geralmente terminam em Deltas, este é o caso do Nilo e do Jacuí e de outros tantos.O Guaíba seria um Rio que começa em um Delta? Estranho, alguém conhece outro caso? Até pode ser que exista.
O Guaíba, com exceção do canal central, é raso e possui circulação, correntes idênticas às dos lagos. Se colocares um barquinho a flutuar a partir de determinados pontos notaremos que o mesmo poderá se deslocar por vários quilômetros acima em correntes circulares em direção contrária a corrente do canal central, isto é típico de Lagos e Lagunas e não de Rio.
Bem existem outros argumentos, mas vale destacar que o fato de haver polêmica, mostra que existem elementos objetivos para que haja o questionamento, e ninguém questiona se o AMAZONAS, Uruguaí, Sinos, Jacuí, Taquari, são Rios, pois possuem forma, circulação, morfologia típicas de Rio, já o Guaíba...deixa margens para a dúvida, e mostra que a natureza nem sempre se enquadra facilmente em nossas classificações.
Gosto mais dos nomes dos índios para estas formações PARANÁ (para=mar; nhang=alma); NITERÓI (água escondida)ou neste caso simplesmente, Guaíba, para eles não importava muito o nome, de qualquer forma a água era sagrada.

Anônimo disse...

Mais argumentos com base nos nomes dos antigos moradores:

GUAHYBA - significa baia de todas as águas

Taquarí - Rio das Taquaras
Jacuí - Rio dos Jacús
Garavataí - Rio dos Gravatás
Caí - Rio do Mato

mariorangelgeografo.blogspot.com disse...

Nesta área me atrevo a dar um pitaco.

Primeiro, o nome Guahyba, em tupi-guarani quer dizer, grande lago. Quer dizer, os antigos povos já sabiam que se tratava de um lago.

Segundo, mesmo tendo um canal com um fluxo permanente em direção a Laguna dos Patos (e não lagoa), exientem, até mesmo, correntes inversas, o que não acontece com um rio.

Terceiro, uma análise graniloméricas dos sedimentos de fundo, demonstam que são de orígem lagunar e não fluvial.

Quarto, se se olha um mapa ou uma imagem de satélite, se pode ver remanços e pontais que somente existem em corpos d'água com características de lagos.

Eu, muitas vêzes, por costume, me passo e chamo de rio, mas técnicamente, hidrologicamentente e geomorfologicamente, é um lago. E este, desemboca numa laguna (dos Patos).

josaphá disse...

A longa digressão do anônimo acima é para dizer o seguinte: o Pontal das Torres tem que sair de qualquer jeito porque eu quero mesmo é me "arrumá".

Juarez Prieb disse...

se for lago o recuo para construção tem que ser de apenas 30 metros. se for rio o recuo para construção tem que ser de 60 metros.
Este é o ponto, senhores sabichões de rios, lagos e outros cursos d'água.

Não sejamos ingênuos!!!!!

A última coisa que está sendo discutida são esses academicismos conceituais.
Fiquem espertos!!!!!!!!

Anônimo disse...

na veia, dr juarez!!

panoramix disse...

Matou a charada Juarez Prieb! A questão é de "wampum" não de geografia! Índio, agora pensando unica e exclusivamente no desenvolvimento da maloca quer grana, não apito! "Porto Alegre é demais, um jeito legal e aqui que as empreiteiras etcetera e tal"

Ary disse...

Nem rio, nem lago. Fossa!

Anônimo disse...

Olha pessoal,
Não é isto Josaphá e Juarez, quero dizer que pode haver uma armadilha neste debate. Uma coisa é ser contra a alteração de regime de forma a permitir a habitação e a multiplicação dos lucros de um empreendor, outra é querer discutir se o Guaíba é Rio ou Lago, é geográfico, acadêmico mas tem implicação legal objetiva.
Pra mim é equivocado se ater a um debate que soa como matéria vencida, e que tem sim implicação legal no que pode e não pode.
Lago em área urbana = 30,0m
Lago em área rural = 50,0m
Rio em área rural ou urbana nesta largura entre margens = 500m
Da forma posta, este debate (Lago ou Rio) pode seduzir algumas ONG's e muitas pessoas que são contra o Projeto do Pontal, mas isso pode em meu entendimento desviar o foco central da questão, e pelos argumentos que apresentei, e creio que o Mario também, tem boa chance de fracassar, é isso.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Essa foto do G20 Summit 2009 foi pescada do jornal americano Boston Globe, na parte Big Picture. Aliás, 8 entre 10 fotos postadas pelo DG são do Boston Globe. A polícia dos países socialmente desenvolvidos funciona, dá porrada mesmo. Não sei porquê o Fogaça não homologou a decisão da Câmera. Quis fazer onda com aqueles que protestam apenas por protestar. Amanhã -- quando o calçadão estiver pronto e as pessoas vão poder circular, correr, caminhar, andar de bike no lugar onde hoje existe apenas ferro velho e erva daninha -- a gente vai lembrar dos jurássicos que eram contra o Pontal do Estaleiro.

Anônimo disse...

O Maia é um cara-de-pau, pois 8 entre 10 post's do blog dele são cópias do Feil.

Jean Scharlau disse...

Bom, eu o tenho chamado de lago Rio Guaíba.

O recuo então deve ser de 90 metros.

Tche Loco disse...

bom, para acabar com todo esse polemismo que não leva a lugar algum vou revelar:

O correto não é rio ou lago Guaíba, mas sim ESTUÁRIO GUÁIBA.

Não-Me- Toquense disse...

Estuário sim!

E olha que o esgoto daqui da minha cidade vai tudo para o Rio Jacuí.

Divirtam-se com a m.... aí pelo estuário!

Stringhini disse...

Tche Loco, não diga bobagem, esse "polemismo" tem razão de ser. A definição do que é o Guaíba diz respeito ao recuo para construção de torres nas margens.
Entende ou quer que desenhe?

Tche Loco disse...

Caro Stringhini, não penso ser bobagem pois se para:

rio = 60m
lago = 30m
estuário = ?

alguem saberia ou arriscaria um palpite?

como não sei arrisco um palpite: 45m de recuo (só pra não ficar em cima do muro).

Anônimo disse...

Essa discussão, formlista e acadêmica, não quer dizer nada.Prefiro a designação "Rio Guaiba". O que realmente interessa é saber se o Guaiba deve ou não ser protegido em suas margens, e em que extensão. Em outras palavras, qual a extensão de APP a ser observada no caso do Guaiba, considerando-se os princípios ambientais? Isso não pode virar uma discussão de interpretação de normas, ou meramente acadêmica (semântica). Sou a favor de 500 metros, mas sei que existem muitas edificações dentro dessa faixa, inclusive clubes/associações de juízes e promotores. Então, essa discussão legalista "vai dar com os burros na água". Ou vocês acham que os "capa-pretas" vão decidir contra seus próprios interesses? o que vale é a ação organizada da comunidade para evitar mais uma sacanagem da máfia imobiliária em conluio com os políticos. As normas tão somente refletem uma relação de força que, dinâmica e dependente do movimento social, pode e deve ser alterada.

Blog do M@rcondes disse...

O Guaíba é tão somente uma extensão, um braço da Lagoa dos Patos. Seria um estuário se tivesse ligação direta com o mar, mas antes disso tem a lagoa.

Anônimo disse...

Em virtude do fluxo (alternância de vazante e enchente) a melhor definição é estuário.

Também em virtude da generalidade da definição, aplica-se a legislação mais árdua.

Na região de POA, principalmente centro-sul do município, todo estuário é aterrado, portanto conta com margens artificiais que não possuem vegetação nativa.

E pelo visto continuarão sem..

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo