Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 27 de abril de 2009

As lições do nazifascismo


A culpa é dos pacifistas

"Naturalmente as pessoas comuns não querem a guerra, mas afinal de contas são os líderes de uma Nação que determinam as políticas, e é sempre um assunto simples fazer crer ao povo que se trata de democracia, ou de ditadura fascista, de um regime parlamentar ou de uma ditadura comunista. Com voz ou sem voz, o povo pode sempre ser conquistado para os intentos dos líderes. Isso é fácil. Tudo o que tem de se lhes dizer é que eles estão sendo atacados, e culpar os pacifistas pelos bloqueios de patriotismo que expõem o país ao perigo. Isto funciona de igual maneira em todos os países".

Palavras de Hermann Goering no julgamento de Nuremberg (foto), em 1946. Goering foi marechal do Reich, comandante da Luftwaffe e segundo homem mais importante na hierarquia do nazismo alemão. Condenado à morte pelo tribunal de Nuremberg, cometeu suicídio na prisão ingerindo uma cápsula de cianeto de potássio, em 15 de outubro de 1946, aos 52 anos de idade. Fonte: Wikipédia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Me lembrou o Gilberto Thums

André f. disse...

Cristóvão,não te parece que o Ariano Suassuna "Seje" uma espécie de nazi moderno pois ele quer definir a gênese da cultura nacional num país em formação?Querendo extirpar até "opções" culturais já consolidadas na população... Me convença se estiver enganado,pois até ha pouco eu acreditava no "SUASSUNGA"...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo