Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

RBS e o presidente do PSDB ganham merecido prêmio


O ClicRBS e o presidente do PSDB/RS, deputado Claudio Diaz, ganham o Troféu "Será-que-estamos-vestindo-bombachas?", que acaba de ser criado por este blog. O cobiçado prêmio é a imagem esculpida em sabugo de milho de um gauchinho de bombachas com cara de pateta.

Motivo para a RBS ganhar tão relevante reconhecimento deste modesto blog: a manchete "Banco Central isenta direção do Banrisul de supostos superfaturamentos em licitações" (ver fac-símile acima).

A nota oficial do Banco Central está transcrita abaixo, na íntegra. Nesta nota, como se pode ler, não há qualquer garantia ou blindagem prévia à diretoria do Banrisul. Nada. Ao contrário, no parágrafo final da nota, o BC afirma que se for constatado "crime de ação pública", comunicará o fato ao MPF, "para adoção de medidas judiciais cabíveis".

Motivo para o presidente tucano Claudio Diaz (que ele pronuncia, ridiculamente, Diáz) ganhar o sabugo merecido: ele afirmou que o Banrisul é uma instituição controlada pelo Banco Central e não pelo governo do Estado, sugerindo assim que o governo Yeda e seus aliados não tenham nenhuma responsabilidade nos atos criminosos ora praticados no banco estatal sulino (ver fac-símile em ZH, edição de hoje, ao lado). Para o tucano, o problema é do Banco Central do Brasil, os emplumados não respondem por essa parte.

....................................

Nota Oficial do Banco Central do Brasil

O Banco Central tem o poder de aplicar penalidades quando há descumprimento da Lei 4.595, que rege o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Essa lei prevê a instauração de processo administrativo punitivo e a aplicação de penalidades às instituições financeiras e aos diretores estatutários que descumprirem a citada lei e os normativos editados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), bem como os editados pelo próprio Banco Central.

Até o momento as informações preliminares que chegaram a este Banco Central não apontam o envolvimento da alta administração do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A (Banrisul) nos fatos que estão sendo objeto de investigação em inquérito policial conduzido pela Polícia Federal, não havendo qualquer indício da ocorrência de descumprimento da Lei nº 4.595/94 ou de normativos do CMN e do BC.

Na eventualidade do Banco Central, no exercício de sua competência legal, vir a verificar irregularidades e elas constituírem também crime de ação pública, esta Autarquia está obrigada pela Lei Complementar nº 105, de 2001, a realizar comunicação dos fatos ao Ministério Público Federal para adoção das medidas judiciais cabíveis.

Brasília, 02 de setembro de 2010

5 comentários:

marcos vinicius disse...

Sr. Feil :
Quem tem a publicidade do banrisul tem tudo !
No caso do sr. diaz, tem também o sabugo e a cara-de-pau !
Sugiro também a criação do FEBEAGÁ, parodiando o grande Stanislaw: Festival de Besteiras que Assola a Gauchada !

E tenho dito !!

Anônimo disse...

Feil! Com esta manchete de hoje o ZH merece dois sabugos, devidamente esculpidos.Leia:Sargento da Brigada Militar é preso suspeito de extorsão a bingos. Ele pra todos os efeitos e "fatos" não bisbilhotou nadinha nem ninguem.

Olair disse...

Feil, faz tempo que não leio esse panfleto. Com relação a foto de Nice, a parte que seria praia é na realidade mais parecido com pedra de rio pelo tamanho. Deve dar uma dor no corpo depois de ficar algum tempinho estendido nesse pedregulho.

Carlos Eduardo da Maia disse...

E mais, o Banco Central - que é uma autarquia - pode voltar atrás e rever suas decisões quando ocorrerem fatos novos. E a prova contra esses espertos é contundente. O diretor de marqueting do Banrisul foi preso há poucos meses por evasão de divisas e a direção do banco - hoje tucana e ontem pemedebista - manteve o cabra no posto, o que é muito estranho. Fez muito bem a PF em colocar esses picaretas na cadeia, mesmo em época de eleição e tem que investigar e punir os outros responsáveis, inclusive os políticos graúdos. Depois tem de privatizar esse banco que só serve para isso, para empregar a politicagem dos partidos de plantão fazerem a festa.

Anônimo disse...

Pois então Feil, e vc sabe quem e o irmão do dito cujo diretor do banrisul preso...jornalista de política conhecido, e ex-diretor da RBS/SC. Tudo em casa.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo