Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Previdência coloca mais de 23 milhões de idosos acima da linha de pobreza

A mobilidade social vertical foi pra valer no Brasil

Os benefícios da Previdência Social no país colocaram acima da linha da pobreza mais de 23 milhões de pessoas idosas acima de 60 anos de idade, em 2009, enquanto em 2008 estavam nessa linha divisória 22,6 milhões de idosos.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2009 (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considera-se abaixo da linha da pobreza o contingente populacional que ganha abaixo de meio salário mínimo por mês.

Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 81% dos idosos acima de 60 anos de idade contam com cobertura previdenciária, o que representa mais de 17,7 milhões de pessoas, 500 mil a mais do que o número levantado em 2008.

A pesquisa aponta que, no conjunto dos trabalhadores, 42,2% da população, ou 78,2 milhões de pessoas, estariam na linha da pobreza se não houvesse o pagamento de benefícios previdenciários, em todas as idades.

Os números foram apresentados durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (Conasp). A informação é da Agência Brasil.

2 comentários:

zé bronquin ha disse...

Nenhuma pesquisa diz quantos aposentados recebedores de um salário mínimo mensal sustenta filhos desempregados, filhas com filhos abandonadas pelo pai , o quanto eles gastam com aluguel, comida, transporte, remédios, água luz e outras despesas necessários para os vivos.Imaginem só que maravilha.Saíram da linha da pobreza recebendo proventos miseráveis que não cobrem nem suas despesas pessoais.Imaginem adicionando familiares que se agregam debaixo desse mesmo teto tendo que viver dessa mesma renda. Me engana que eu gosto!

Juarez Prieb disse...

Bronquinha não seja tão esquerdista, isso vai lhe roer o fígado rapá.
OK, tira esse provento da previdência dessa pobre gente. Limpa tudo e retorna à política tradicional dos FHCs e antecessores. É o mesmo que condenar essa gente à miséria eterna, retornarem à vida de animais que tinham.
O governo Lula não fez tudo, 8 anos é muito pouco, mas pros miseráveis é a diferença entre comer todos os dias ou morrer de fome todos os dias.
Garanto que vc come 3, 4 , 5 vezes por dia né Bronquinha? Aí é fácil ser bronquinha arretado, esquerdistazinho de merda.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo