Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Nem os leitores de O Globo acreditam em O Globo


A suspeita sobre a mídia brasileira tende a se alastrar mais e mais

O jornal da família Marinho fez uma enquete para saber a opinião dos seus leitores sobre a isenção/neutralidade/imparcialidade da mídia brasuca acerca da cobertura da presente corrida eleitoral à presidência.

Vejam o resultado acima (pescado em O Globo): 52,39% acham que a mídia favorece mais o José Serra, não por acaso o queridinho de O Globo e dos demais grandes e médios jornais, tevês e rádios deste imenso Brasil.

O interessante é que essa gente não engana mais ninguém. Ao contrário, paira uma suspeita permanente, uma nuvem sombria carregada de interrogações e/ou indiferença, sobre a cobertura diária da mídia brasileira. Haja vista que não colou nenhuma das invectivas e factoides manipulados pela chamada grande imprensa durante os últimos sete anos e meio contra o governo Lula. E não colou somente porque Lula é um teflon, como o carimbam seus detratores, mesmo porque o grande ascenso da popularidade do presidente foi ocorrendo lentamente para se cristalizar de 2007 em diante. Mas mesmo antes de 2007, nada do que foi usinado pela mídia obteve acolhimento da população. O único êxito parcial (e provisório) deles foi o segundo turno em 2006. Sem mencionar a brutal queda das audiências de televisão e afundamento das tiragens dos jornais impressos. A migração dos anunciantes de serviços e mercadorias para mídias alternativas, em especial na web, é um fator que expõe com mais crueza o fenômeno da decadência da mídia tradicional. Este fato, talvez, seja o mais importante, porque deixa claro que o próprio mercado publicitário está dizendo não ao nosso carcomido baronato midiático.    

Esses elementos dão bem o tom e o grau do grave isolamento social da mídia, deixando evidente que eles falam para um leitorado/eleitorado muito restrito, cada vez mais afunilado, não só em quantidade, mas sobretudo em estreiteza da visão de mundo, ineficácia ideológica, obsolescência política e um abismal atraso cultural.

4 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Todo o Brasil sabe que a grande mídia -- oligopolista por natureza -- favorece José Serra. E qual o problema disso? Quem está no poder no Brasil não é José Serra, mas Lula e sua candidata é Dilma. Em qualquer país socialmente desenvolvido as notícias que se lê hoje na Folha, na VEja acerca de falcatruas e picaretagens que ocorrem por baixo do tapete do governo Lula seriam divulgadas (vejam hoje entrevista na Folha sobre o empresário de Campinas que se encontrou com o filho de Erenice que exigiu 5% para conseguir financiamento no BNDES) . É assim que a mídia funciona e é assim que ela deve funcionar. Não existe no Brasil de hoje "excesso de liberdade de imprensa, como disse o Zé Dirceu. As matérias divulgadas pela mídia devem ter controle de um Judiciário independente e ponto final.

Anônimo disse...

O Maia, um dia destes essa mídia vai te largar uma acusação destas nas costas dai eu quero ver tu dizer estas bobagens. Vais dizer que é tudo armação. mas, nós te defenderemos.

Remindo disse...

O bom de todo esta coisa é que enquanto a mídia pinta e borda com as denúncias o Serra vai se afundando, sem tempo para divulgar sua plataforma de governo. O Serra como dizem o Nassif e o Noblat, vai terminar com menos de 20%

Anônimo disse...

Em qualquer lugar do mundo onde ainda se pode pode chamar de Jornalismo a publicação de noticias e informações, existem varios parametros para publicação como procurar as versões que contradizem a informação; como ter ética como base do profissionalismo; procurar andar o mais perto da verdade possível;

E acima de tudo respeito a todo e qualquer cidadão e não sómente ao seu interesse deslavado pelo lucro e o privilégio.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo