Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lula aceita se confrontar com a mídia conservadora



Tirar Dilma da linha de tiro é o objetivo lulista

Com a clara intenção de tirar a candidata Dilma Rousseff da linha de tiro, Lula chama para si a artilharia midiática da direita. Cumpre assim a promessa que fez quando lançou a ex-chefe da Casa Civil à sua própria sucessão. Já se vê que o presidente não está sendo somente o cabo eleitoral que exalta os aspectos positivos e edificantes de sua escolhida, mas também o apoiador que se coloca como alvo para que os adversários diminuam suas invectivas e ranços de classe contra exclusivamente a candidata governista.

Lula, apesar de suas muitas falhas e conciliações no exercício do poder, mostra que é imbatível na política tanto do varejo quanto do atacado. Tanto que ele conseguiu algo que poucos governantes mundiais tiveram êxito, anular completamente a oposição partidária. [Há quatro semanas, o candidato preferencial desta oposição, José Serra, é um rematado zumbi eleitoral, sem discurso, desnorteado, pautado apenas pelo noticiário forjado da mídia amiga.] Motivo pelo qual a mídia conservadora - quase a totalidade dos meios de comunicação no Brasil - pintou-se para a guerra eleitoral e conseguiu forjar algumas armadilhas formadas por cavacos juntados das contradições e complexidades do gigantesco Estado brasileiros agravado por um sistema político que, em nome da governabilidade, forçam alianças bisonhas e deixam o governo à mercê de uma quase aventura. Exemplo: ontem se descobriu que havia um coronel na direção dos Correios. Contar como esse militar chegou à direção de uma estatal de entrega de correspondências e logística será sem dúvida uma epopeia narrativa, tamanha são as peripécias arranjadas pelas alianças de quem quer governar mas não logra maioria no Congresso.

Nas eleições de 2006, Lula foi eleito com 62% dos votos válidos, mas pelas deformadas regras político-eleitorais brasileiras não conseguiu maioria no Parlamento, ficando refém do oportunismo dos partidos aos quais se aliou para viabilizar a famigerada governabilidade.

Estamos, pois, diante de duas hipertrofias que impedem o aperfeiçoamento da nossa democracia formal, e exigem mudanças imediatas, a saber:

1) A mídia que opera como partido político, por isso e por outros motivos estruturais, necessitando de uma reforma que revise a sua legalidade/ilegalidade - em especial as concessões de rádio e TV. Ações políticas que direcionem de forma mais democrática as verbas estatais, o fortalecimento de uma rede nacional de emissoras de rádio e televisão (a Agência/TV Brasil é lenta, ineficaz e pequena para o nosso tamanho territorial), a horizontalização, o barateamento e a qualificação da banda larga da internet, o fortalecimento e a capitalização da Telebrás como forma de contenção dos preços artificiais e elevação da qualidade dos serviços dos oligopólios das teles privadas, etc.

2) A necessidade urgente de uma reforma política completa e radical. Financiamento público das campanhas eleitorais. Voto em programa com lista de candidatos anexa, vinculando o programa do candidato majoritário (para o Executivo) com a lista de candidatos aos Parlamentos (Congresso, Câmaras municipais, Assembleias estaduais). Tais medidas seriam um desestímulo à proliferação de candidatos avulsos, sem nenhum compromisso programático, não raro aventureiros e aproveitadores da tolerância excessiva da nossa atual fórmula político-eleitoral. Um tipo como o palhaço Tiririca de São Paulo - e centenas de outros pelo Brasil afora - é filho da atual deformidade da lei vigente. A presente situação favorece o surgimento de aberrações políticas, desestimula a participação e se constitui numa incubadora permanente de crises.

12 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Feil
Sou leitor assiduo de teu blog (entre outros blogs sujos). Concordo com quase tudo que propõe, menos o voto em lista.
Voto em lista e, embora não escreveste, o voto distrital. Voto em lista só fortalece os caciques partidários e voto distrital acaba com os pequenos partidos ideológicos. Voto em lista e voto distrital são elitistas e anti-democráticos.
Jairo Batista dos Santos
Porto Alegre

Carlos Eduardo da Maia disse...

Noticiário forjado da mídia? A família de Erenice faz da casa Civil de Dilma (ela não sabe de nada) um balcão de negócios e tudo é mentira? Na época da ditadura militar tinha jornalistas e "intelectuais" que também diziam que não havia tortura. Vocês estão indo para o mesmo caminho.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Em relação ao item 2, reforma política urgente com financiamento exclusivamente público de campanha, concordo plenamente, mas, infelizmente, acho que o PT não vai ter interesse nisso, porque lucra - e muito - com o financiamento privado de campanha.

Remindo disse...

A imprensa está a caminho do suicídio. N ao existe mídia que resista ao posicionamento de ser contra o governo. Não estamos aqui falando da crítica ao governo, e sim a uma guerra midiática de proporções épicas. Mais um pouco e a briga vai ser pessoal, garões da mídia contra o governante. E nesta briga o menor cai. No Rio Grande do Sul, Breno Caldas, proprietário do Correio do Povo e da Folha da Tarde resolveu fazer frente ao governador de então, em 6 meses estava decretado o fim de sua empresa. O Governador Amaral de Sousa mandou os bancos estaduais cobrarem as dívidas da empresa.

Anônimo disse...

O sr. Carlos Eduardo Maia, coitado, acredita no que sai na imprensa e depois fica surpreso com a eleição dos candidatos do PT e aliados. Os jornalistas que na ditadura diziam que não existiam torturas trabalham exatamente nas mesmas empresas que armam contra o Lula há oito anos. E o sr. Maia não estranha nada. Nem acha ruim o dinheiro que bota fora assinando e comprando estes jornais.

Clairton disse...

Porta arrombada, tranca de ferro. Lula está colhendo o que plantou, pois durante seus 8 anos de mandato foi extremamente tíbio com esta imprensa golpista, representante mor da oligarquia brasileira.
A concessão da Globo foi renovada sem que o governo Lula obstasse uma vírgula sequer. A mesma Globo que o atacou incessantemente durante estes 8 anos. E como se não bastasse tanta tibieza, os meios da Globo e de seus comparsas (fsp, veja, estadão, zh e quetais) estão repletos de publicidade de órgãos do governo.
E motivos não faltam para cancelar concessões, pois todas estas empresas já cansaram de violar a própria Lei que as regula.
O que falta é coragem e vontade política. Chavez na Venezuela e Cristina Kirchner na Argentina já provaram que é perfeitamente possível a um governo democrático colcar esta gente no seu devido lugar.

cao@dino disse...

maia.você parou de tomar o remédinho?
assim não pode,assim não dá,você já começou a esquecer os fatos de novo.quem é mesmo que disse que campanha é época de fazer poupança?,que roubava as doações e comprou uma mansão?

cao@dino disse...

maia.você parou de tomar o remédinho?
assim não pode,assim não dá,você já começou a esquecer os fatos de novo.quem é mesmo que disse que campanha é época de fazer poupança?,que roubava as doações e comprou uma mansão?

Anônimo disse...

O Maia, grande e costumaz mentiroso, não perde a oportunidade, vocação dos tucanos de difamar alguém, principalmente a Dilma: A Casa Civil não é da Dilma, nem tampouco, como a casa da Yeda.

Demais não apresenta nenhuma prova, mas já sai julgando e condenando.

Por enquanto eu só vi dentro dos processos legais da justiça, condenação para os tucanos do governo FHC, que fizeram as bandalheiras do Fonte Cidam e a nefasta e criminosa privataria.

Claudio Dode

Luís disse...

A mídia impressa do calibre de uma VEJA, livre da lei eleitoral a da própria Lei de Imprensa, fabrica uma notícia a partir do diz-que-diz, e aí a mídia eletrônica, a partir dessa "notícia", faz o seu trabalho...
Que truque mais velho... só as velhinhas-de-taubaté matronas da TFP ou paus-mandados fingem acreditar... que peninha que já são tão poucos - e os mesmos...

Anônimo disse...

Como não sou piolho ou seja aquele ser que anda pela cabeça dos outros, sou com orgulho convicto um dos 4% que consideram o governo Lula ruim ou péssimo. O tempo é o senhor da razão.

Anônimo disse...

É o anonimo das 12:40 ? Tu não anda pela cabeça dos outros só das vejas,fsp, rede globo,as yeda,o charlatão fhc. És realmente um babaca,quem não cai mais nessa conversinha dos eternos golpistas, golpistas desde seculos(da uma lidinha na história do Brasil se e que sabes ler)é a maioria do povo que percebe que essa conversa toda ,não passa de desespero dos derrotados que, embora entrem na casa de milhões de brasileiros todos os dias, a toda hora não tem mais o poder de manipulação a não ser de anencéfalos com tu.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo