Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Luis Fernando Veríssimo dá uma chinelada em José Serra, o boçal


Aos poucos o candidato José Serra mostra facetas ocultas de sua personalidade. Semana passada, numa sabatina promovida pelo jornal O Globo destapou outro vão obscuro das suas muitas luas psíquicas, a boçalidade, sinônimo de ignorância, estupidez e, como disse Dilma em outro debate, Serra faz questão de exibir uma certa arrogância mesclada com autossuficiência. O que acentua mais ainda a boçalidade mostrada em O Globo.

Hoje, publicado em vários jornais do País, o escritor Luis Fernando Veríssimo dá uma chinelada em José Serra. Leia abaixo:

Foster Dulles


Não pude ir à sabatina dos candidatos à Presidência feita por colunistas e leitores de O Globo na semana passada, mas mandei perguntas por e-mail. Respondendo à minha pergunta sobre se, caso ele fosse eleito, a política externa brasileira voltaria a ser a que era antes do governo Lula, mais alinhada com os Estados Unidos, Serra respondeu que teria uma política própria, presumivelmente diferente da política do Fernando Henrique também. Mas antes fez um preâmbulo, lembrando o livro O Senhor Embaixador, em que, segundo Serra, meu pai se revela um admirador de John Foster Dulles, secretário de Estado americano que foi o grande estrategista da Guerra Fria com a União Soviética, famoso pela sua doutrina do “brinkmanship”, ou a arte de levar as confrontações até a beira de uma guerra quente, sem dar o passo fatal. “No caso da família Verissimo, houve uma alternância”, disse Serra, pois o filho, eu, “passou para o lado contrário em matéria de questão externa”. Não entendi: o lado contrário do que, da Guerra Fria? Posso garantir que não sou pelo alinhamento da nossa política externa com a União Soviética contra o Foster Dulles, mesmo se conseguíssemos encontrar os dois ainda vivos, e mesmo que meu desejo valesse alguma coisa.


Como eu, o Serra deve ter lido O Senhor Embaixador há algum tempo. Não surpreende que não se lembre bem do que leu. Foster Dulles foi, sim, uma figura admirável, do ponto de vista puramente literário. Incorporava um certo tipo de aristocracia americana que durante algum tempo fez do Departamento de Estado o seu feudo fechado e do anticomunismo sua principal faina intelectual. Depois, esse patriciado estanque foi substituído por tecnocratas tipo McNamara, que deram o passo fatal além da beira e empurraram o país para o abismo do Vietnã. Nenhum tinha aquela empáfia de nascença que caracterizava Dulles e seus pares e mal camuflava sua arrogância. Meu pai não admirava a política de Dulles, Serra. Um personagem do livro expressa sua opinião sobre Dulles como a fascinante figura literária que foi.


O Senhor Embaixador foi baseado, em boa parte, na experiência do meu pai como diretor de assuntos culturais da União Pan-Americana, ligada à Organização dos Estados Americanos, em Washington, de 1953 a 1956. A personalidade que, este sim, ele mais admirou no período foi Alberto Lleras Camargo, ex-presidente da Colômbia pelo Partido Liberal que dirigiu a OEA até 54 e saiu do cargo fazendo um famoso discurso em que desancava a intromissão americana em assuntos internos da América Latina e propunha um novo relacionamento, não submisso, dos latinos com os Estados Unidos. Lleras Camargo foi o primeiro estadista latino-americano da sua estatura e com suas credenciais a dizer coisa parecida. Recomendo ao Serra que, quando tiver tempo, leia Solo de Clarineta, vol.1, livro de memórias do meu pai, para saber com que figuras ele realmente simpatizou, na época, e com quem concordava.

11 comentários:

Remindo disse...

O Luis Fernando Veríssimo é um dos intelectuais mais centrados do país. Com um padrão de vida de classe média alta, não esquece nunca o topo da pirâmide e está sempre disposto a enfrentar a direita e seus asseclas. Só conheço o Luis Fernando por seus textos, mas me parece um dos brasileiros mais preparados para a função de crítico da sociedade, o que o faz com galhardia e veracidade. O pau que ele deu no Serra é aquele que todos gostariamos de dar. Foi certeiro e nocauteou o tucano.

Lótus disse...

Feil, faltou o último parágrafo:
"Foster Dulles foi o autor da frase "um país não tem amigos, tem interesses". Uma frase cínica mas, infelizmente, certeira. Se a resposta do Serra à minha pergunta significa que a submissão não volta e os interesses do Brasil, e não as velhas pseudoamizades, valeriam mais na sua hipotética política externa, a família Verissimo agradece. "

Fabricio disse...

L F VERÍSSIMO e sua COBRAS !! CERTÍSSIMO SR. REMINDO !! BOM DIA !!

Simone disse...

Brilhante. Obrigada!!!

SergioRDG disse...

Oigalê bicho chucro, tchê. Na mosca. No Serra, só se dá de talho! LFV na veia (antes que na véia), sempre!

Abs.

Maria Lucia disse...

Genial. Obrigada.

Anônimo disse...

O Serra saiu da baixaria, da difamação, da privataria, e do jornalismo subalterno. Não sabe nada.

Por isso que o programa politico dele é a difamação. É a cara do PIG. Deve ser por causa dele que chamam os torcedores do Palmeiras, como ele, de porco. Faz todo o sentido.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Meu deu até vontade de ler Érico Verrissimo de novo. Mas vou ter terminar primeiro a leitura da grande obra do genial Leon Tolstoi, Guerra e Paz. Mas muito boa a resposta e a dica de leitura (pelo menos pra mim não sei se pro zé serra) do grande Luis Fernando Verrissimo. Valeu

Marta Mendes dos Santos disse...

Uma bela "chinelada" e merecida!! Prá deixar de ser besta e se fazer de grande intelectual, de sabe tudo...Dá-lhe, Verissimo!!!!

Anônimo disse...

ô, Indio velho,
serra é caso pro analista de bagé

luiz disse...

O único defeito do Veríssimo é ser colorado...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo