Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008


Floresta amazônica dá lugar à pecuária de exportação

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, admitiu ontem que há derrubada de floresta amazônica para uso como pasto, reconheceu que o governo trata do tema somente "em tese", disse que está preocupado e torceu para que o rebanho que come a floresta não se destine ao aumento das exportações brasileiras. "Já tinha enviado uma equipe de técnicos do ministério para a região, tenho mais de 250 fotos que não vou divulgar". A informação está na Folha, de hoje.

O ministro Stephanes reconheceu alguns detalhes do problema: terra barata e crédito de bancos estatais estimulam o avanço cada vez maior da pecuária extensiva. Hoje a Amazônia Legal responde por 36% do rebanho nacional e um terço das exportações, segundo relatório compilado pela ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira.

Virtualmente todo o crescimento do rebanho nacional entre 2003 e 2006 aconteceu naquela região, mas o governo Lula trata o problema apenas "em tese", como confessa o ministro da Agricultura.

Um comentário:

perdido no sertão da catingueira disse...

- Que governo salafrário, ministros embusteiros, sacripantas, rapinas repugnantes! Dá licença que eu vô vomitá no pé dessa genti!
Assina: A graúna do querido Henfil

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo