João Guimarães Rosa, o autor do genial Grande Sertão: Veredas, assegurava que quem fala demais - o tagarela - corre o risco de almejar bom-dia aos equinos. "Bom dia, seu matungo!" Ou: "Bom dia, seu pangaré!"
É mais ou menos o que está fazendo hoje, em crônica impertinente, porque rombuda e de mau gosto, o interino de Luis Fernando Veríssimo, na página dois do jornal Zero Hora. Na segunda linha do cometido, o saliente freak faceiro manda Verissimo para a outra vida (fac-símile acima). Um tiro no bom gosto e na delicadeza.
Outro trecho da persona freak: "Suas palavras são mímicas...". Ora, o sujeito se aplica, leva uma vida para escrever obra digna, criativa e reconhecida - pelo público e pela crítica - para ter que ouvir que suas palavras foram... mímicas. Ou seja, pantomima, o mesmo que embuste, logro, ou ardil.
Para arrematar, depois de "assassinar" LFV, o tagarela e saliente freak faceiro, como sói acontecer, mumifica-o em estátua. Agora, falta apenas trazer os pombos para que terminem o elogio que só os pombos (e os freaks) sabem fazer nas estátuas urbanas.
Está aqui, na última linha da crônica do tagarela faceiro.
- Bom dia, seu pangaré!
11 comentários:
Carpinejar é um cara legal, escreve bem, bom poeta, e, principalmente, de esquerda. O que leva essa ácida crítica a ele? Arrogância, pedantismo? Necessidade de reconhecimento intelectual? Quem faz a crítica?
Tudo isso é ódio?
Ou tem um pouquinho de inveja misturado?
OK, confesso, vocês têm razão:
Eu quero ser Carpi & Nejar!
Abç.
CF
Não é questão de ser o Carpinejar, eu acho ele meio cansativo, chato. Ele tenta ser peculiar, excêntrico, mas fica folclórico demais.
No frigir dos ovos, é um elogio ao LFV. Do jeito "Fabricio Carpinejar", esquisitão...
Jura que não é o jornal que saiu o elogio, o "vício de origem" que te fez pegar no pé do freak?
Nejarzinho de esquerda?
hehehehehehehehehehehehe...tão de esquerda quanto o pai dele que foi seminarista.
Ah sim ele estava ao lado da Marron e do Chico apoiando a Dilma, né? É eu vi mesmo o Nejarzinho lá.
Pois eu acho esse cara um bobalhão... parece que tá sempre querendo fazer graça pro diabo rir... Freak... exatamente isso... faz um esforço danado pra se mostrar o mais doidão, o que fala mais coisa nonsense, o mais esquisitão, enfim...
Forçado demais... cansa...
Concordo integralmente com o Feil. Esse Carpinejar é uma fraude, um produto dessa mídia medíocre que temos. Ela usou a estratégia malandra de primeiro se transformar em personagem para, a partir daí, conseguir espaço como cronista. E de certo. Só que ele é tão medíocre como cronista que, por mais ridículo que seja o personagem, ainda é muito melhor que o texto.
Ãhn?????????????
Quem é Carpinejar??????????????
Quem não é conhecido gosta de se fazer tirando um sarrinho às custas dos outros, mais conhecidos...
Talvez um dia ele (Carpinejar) chegue lá...
Carpinejar se formou na Fabico/UFRGS. Mais um mané formado às custas do dinheiro público para trabalhar numa empresa... privada. Privada literalmente, pois a RBS é uma privada mesmo.
Bons escritores não são bons porque escrevem bem. São bons por muito mais. Quem só escreve bem pode ser jornalista. kkkk. Como já escreveram aqui, o cara tem amiguinhos e boas relações na RBS, que o elegeu como substituto de algum colunista no futuro. Como a RBS sempre faz, já está "construindo" o cara. Cadê o talento?
E Carpinejar ser de esquerda... Por favor. Votar na Dilma hj não é mais garantia de ser de esquerda.
Ana Maria
Agora, se Carpinejar
Olha, Feil, pertenço ao meio literário e foi feita uma moção de apoio à Dilma e eu não vi o nome do Carpinejar por lá...
Carpinejar é um poeta com qualidades, mas um tanto marqueteiro e temático.
Agora, no twitter, ao estilo haicai fala do relacionamento homem-mulher.
Ao vivo, gosta de dramatizar suas criações , levando, quase sempre, para o lado humorístico.
Poderia se inserir em contextos mais amplos...
Rick
Imita vulgarmente Manoel de Barros. Carpinejar cansa com suas fórmulas poéticas.
Postar um comentário