Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

FHC: "Serra foi um dos que mais lutou pela privatização da Vale"



Para quem não sabe, a Vale (a mineradora Vale do Rio Doce, ex-empresa estatal) é a maior companhia de mineração do mundo. Foi privatizada a preço de banana pelo governo Fernando Henrique Cardoso, num processo nebuloso e altamente lesivo aos interesses nacionais.

O vídeo acima é insuspeito, foi realizado pela revista Veja, em novembro de 2009.

Um comentário:

Nelson disse...

Tu foste modesto, Feil, ao qualificar o processo como "nebuloso".
Para mim, o processo foi bastante explícito, pelo menos para as pessoas que se dizem entendidas. Estas, diante do óbvio - a grande maracutaia - preferiram viram os olhos. Já o povão, foi iludido com a promessa de mais investimentos em saúde e educação públicas de qualidade. Promessa que, como tantas outras, até hoje não foi cumprida.
A privatização da Vale do Rio Doce foi uma das maiores roubalheiras perpetradas contra o povo brasileiro. Há algum tempo, li um artigo do economista e diplomata Adriano Benayon no qual ele afirmava que a Vale controla riquezas num montante de cerca de R$ 3 trilhões. O Sr FHC e seus acessores, todos graduados, pós-graduados, mesmo doutorados, entregaram a empresa por um valor mil vezes menor: R$ 3,3 bilhões. E um terço disso foi recebido pelo governo de grandes especialistas em moedas podres, implicando em mais prejuízo ainda para o povo, legítimo dono das riquezas controladas pela Vale.
São coisas assim desse tipo - entregar o patrimônio pertencente a todos para o benefício de alguns poucos - que os tucanos sabem fazer como ninguém quando estão no poder.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo