A pesquisa Datafolha foi divulgada agora às 20 horas.
Pela primeira vez, a aprovação do presidente chega a 81% de ótimo/bom, recorde na série histórica do Datafolha.
O instituto Datafolha pertence ao grupo Folhas, da família Frias de Oliveira, ex-colaboradores da ditadura civil-militar e aliado do ex-governador paulista José Serra, candidato à presidência da República por uma coligação de direita.
5 comentários:
O datafoda-se estava tentando dizer que a camisa do colorado era azul, então tá bom, conseguiram ver que é VERMELHA...
Bom. Serra vence apenas no Sul, provavelmente devido ao PR e SC. No sudeste, norte e no centro-oeste há empate técnico. Dilma dá de lavada no Nordeste. alguns analistas conservadores dirão que é por causa do bolsa família, mas a verdade é que o NE tem crescido a taxas chinesas. Fortes investimentos públicos na região têm gerado aumento no emprego e na renda.
Acho que começará a subida da Dilma nestes últimos 14 dias, pois: a presença de Lula deverá ser maior, o PT deverá explorar o caso Paulo Pretto (capa da Isto é e da CC desta semana!), trabalho da militância (filiados, universitários, SINDICATOS). A direita está tentando transformar a eleição numa comparação entre INDIVÍDUOS, quando na realidade a comparação deve ser entre modelos, entre as formas de pensar o Brasil.
Acho que o PT deveria explorar os casos da cratera do metrô e das enchentes de SP.
Interessante...
Eles unificaram as regiões Centro-Oeste e Norte para parecer que o Serra lidera em todas, menos no Nordeste. Dilma lidera no Norte também. No AM, por exemplo, Serra terminou o 1º turno com 8% dos votos, em 3º lugar.
Essa é a nossa velha mídia tradicional.
Interessante...
Eles unificaram as regiões N. e CO. para parecer que o Serra lidera em todas, menos no NE. Dilma certamente lidera no N. Só pra lembrar, Serra teve 8% dos votos no AM no 1º turno. Terminou em 3º lugar.
Essa é a nossa velha mídia tradicional.
Longe de ser advinho... mas esta segunda pesquisa deu exatamente o que eu previa: impossível mostrar a Dilma crescendo, e forçar demais não convém para a tentativa de resgate da imagem do DATAFOLHA. Resultado perfeito, portanto, apontando uma queda dentro da margem-de-erro, até porque a pesquisa pode estar mesmo correta, embora o instituto não tenha credibilidade.
Para lembrar: a pesquisa alardeadíssima pela imprensa serrista - CNT/SENSUS - foi feita com 2.000 entrevistas, enquanto que a do VOX POPULI foi com 3.000... e mesmo assim o propalado empate técnico ficou no limite.
Postar um comentário