Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"A mania histórica dos franceses de ir às ruas protestar" - debocha a Veja


Ontem, a revista Veja afirmou uma grande tolice, reflexo da sua noção atrasada das relações sociais, o que não constitui nenhuma novidade. Mas fazemos questão de marcar o registro da coisa. Para a revista da vanguarda do atraso brasileiro, os protestos populares na França constituem uma "mania" nacional.

O dicionário Houaiss diz que mania equivale a hábito extravagante, costume nocivo, e, na psicopatologia, um "impulso incontrolável para executar determinada ação". Ou seja, o exercício pleno da cidadania, para Veja, é um mero sintoma da doença mental dos franceses.

Essa visão de mundo sintetiza bem o pensamento da principal revista do grupo Abril, de propriedade da família Civita - uma das quatro famílias que oligopolizam o mercado midiático brasileiro.

As quatro famílias - Civita, Mesquita, Frias e Marinho - são a pedra no caminho da nossa democracia formal e do nosso republicanismo em construção.

Enquanto tivermos gente com essa mentalidade estreita - rotulando como doença nacional a prática do protesto de massa e do tensionamento das crises do modo de produção - como hegemônicos no estratégico setor da comunicação social brasileira, o Brasil continuará com enormes dificuldades para ampliar, garantir e sustentar espaços democráticos reformistas que sejam irreversíveis, cumulativas em seus efeitos e conducentes a novas reformas.

Um problemão para a futura presidente, que precisará de muita pressão popular organizada para reordenar - sem autoritarismo - essa deformidade anacrônica da nossa vida social.

8 comentários:

Anônimo disse...

Mania que deu certo --- e como ! --- em 1789, por exemplo...

Ary disse...

Um dia, se os homens de bem fizerem por onde - e Deus quiser, né? - a (In)veja, a FSP, O Estadão, a Época, o povo do JN e outros que tais - e seus lacaios disfarçados de jornalistas, conhecerão outra "mania" dos franceses de outrora: Cortar cabeças. Alá é grande!
Ary

Anônimo disse...

Faltou a "famiglia sirotsky"!

Anônimo disse...

Sem esquecer que foi com essa "mania" que uma certa classe despachou a nobreza e tomou o poder: por acaso alguém se lembra? --- e parece que foi na França, isso também...

giovani montagner disse...

não dá bola feil, é mais uma das manias da veja...

JSMello disse...

Pelo que concluímos que, os atuais leitores da Oia, continuam co a leitura por pura mania, alias, nociva mania mental e economica.

Anônimo disse...

E a mania da veja de deturpar a história,de mentir, de caluniar de perseguir quem não concorda com sua visão de mundo reacionária e obuscurantista ( ou anti-iluminista)?

marcelo disse...

No dia que isso chegar à alemanha........................................

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo