Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Jornal que sempre defendeu a privataria agora revisa sua posição?


Três anos depois, finalmente alguém entendeu o magoado professor azedo

O jornal O Globo de hoje descobriu alguém para sustentar a farsa de que o governo Lula foi privatizante na questão energética, especialmente com as reservas de óleo leiloadas antes e depois da descoberta do pré-sal. Esse alguém é o ex-diretor Ildo Sauer, defenestrado da Petrobras, ainda em 2007, por fomentar disputas políticas na empresa estatal e sobretudo por cometer graves erros técnicos e de gestão.

Desde então, Sauer nutre um ódio religioso à ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o mesmo combustível que o leva às páginas do jornal da família Marinho e à entrevista ao canal GloboNews, hoje pela manhã. Não nos surpreende se Sauer (que, em português, pode ser traduzido como azedo ou avinagrado) pintar no programa eleitoral do Vampiro Brasileiro, não sem antes fazer a sua encenação no JN do casal Bonner-Bernardes.

Afirmar - como faz o envenenado Sauer - que a Petrobras leiloou parcelas do pré-sal à companhias internacionais de energia é de uma desonestidade ímpar. Em primeiro lugar, a Petrobras não leiloa nada, quem o faz - por lei - é a Agência Nacional de Petróleo (ANP), de resto uma agência criada no formato tucano de gestão pública, ou seja, como guardiã zelosa dos interesses do setor privado nacional e internacional. Informe-se, também, que o marco regulatório formulado nos governos de FHC vigeram até que o presidente Lula impôs o atual modelo que preserva o interesse nacional, a integridade da Petrobras e a garantia de que as reservas do pré-sal não sejam dilapidadas na bacia das almas. Pelo modelo exploratório tucano, a Petrobras foi obrigada a repassar todo o acervo de conhecimento obtido em 50 anos de prospecção e pesquisa em petróleo à Agência Nacional de Petróleo. Todos os campos e províncias onde foram encontrados petróleo e gás natural são dimensionados/mapeados, e esse fabuloso banco de informações é repassado à ANP, num grau de confiabilidade próximo a zero. Trata-se de um tesouro inestimável, resultado de investimentos e expertise adquirida pelos trabalhadores petroleiros, que hoje está ao sabor dos interesses internacionais na agência reguladora.

De resto, é particularmente intrigante que o professor Sauer - em plena campanha eleitoral - encontre somente agora, quase três anos depois de sua saída da Petrobras, um veículo poderoso para a sua voz rouca de ressentimento e má-fé. E que este veículo seja justamente das Organizações Globo, notórios defensores da privataria tucana e do completo desmonte das empresas estatais brasileiras.

9 comentários:

rafael disse...

Quer dizer que o Prof.Ildo Sauer foi "defenestrado por fomentar disputas políticas" na empresa estatal? Quais teriam sido os erros técnicos e de gestão por ele patrocinados?
Ainda bem que vc nos alertou para tais barbaridades, caso contrário continuaria achando que ele saiu da empresa de economia mista (diferente de uma estatal) para que a Dilma pudesse acomodar a sua amiga Graça Foster na diretoria de Gás e Energia. Fico feliz, ainda, por saber que o Eike Batista (aquele que compra ternos do Lula em leilões beneficientes) não teve nada a ver com isso.
No mais, em que pese a clara motivação eleitoreira que pauta a mídia golpista (sustentada, inclusive, com verbas da Petrobras), não é de hoje que o Ildo alerta sobre a questão. Vale lembrar que ele defende uma empresa efetivamente estatal.
Considerando que vc sabe tanto sobre a companhia, poderia aproveitar e nos dizer quem foram os grandes compradores das ações recentemente disponibilizadas ao mercado.
Só não vale fazer como a direita e deixar de publicar este comentário.

Anônimo disse...

olá moro em brasília, já convidei o ildo sauer para uma palestra aqui, ele é um intelectual, mas magoado com o PT por nao ser o ministro de minas e energia em 2002, ocasiao em que lula nomeou dilma.

pelo que sei, sauer havia feito até entao todos os programas de governo de lula na área....

acho que isso explica seu veneno.

Anônimo disse...

Pois é, antes só o Brasil de Fato ouvia o Ildo Sauer...

Fernando disse...

Opa, opa! "Privataria". Andou lendo Elio Gaspari? Sinal que tem bom gosto. Aliás, recomendo a coluna dele no Correio do Povo de hoje(27/10). Tragicômica.

Juarez disse...

Hhehehehehehe o rafael queria que a ptrobras controlasse a identidade dos compradores no varejo das ações públicas hehehehehehehehe e é amigo do recalcado

Gilmar Antonio Crestani disse...

O que me chamou a atenção foi uso da expressão "E O MAIS GRAVE". As organizações globo parece considerar grave a privatização. Por que não o fizeram antes? Simples, FHC não privatizou. Doou! Isso não jornalismo nem aqui nem lá na China, é bandidagem.

Anônimo disse...

Pois é, Rafael: pode até ser que a Dilma não seja muito religiosa, mas parece que pro Feil ela é nada mais e nada menos que uma santa...

Anônimo disse...

O Rafael,

O Ildo foi defenestrado não só pelas futricas políticas que fazia e faz agora, mas mais pelas derrotas políticas que a incompetência dele levou a frente, baseada simplesmente no ressentimento de não ter sido ministro nem tampouco presidente da Petrobras.

Você esquece que a dra. Maria da Graça Foster é funcionária de carreira da Petrobras, com vasta prestação de serviço em diversos orgãos, e como técnica sempre pautou pelo cumprimento das metas que a ela eram atribuidas. Ao contrário do Ildo Sauer, que nunca conseguiu.

Para ser mais preciso, a menina dos olhos do governo sempre foi o progama de biodiesel, e na gestão do Ildo não conseguiu implantar nenhuma unidade, e o que deixou encaminhado, embora o discurso para o Brasil de Fato, foi usinas próprias para o uso da soja, bem ao gosto do agronegócio.

rafael disse...

Não costumo responder aos comentários dos demais leitores, até mesmo para evitar polarizações desnecessárias. Dessa vez, porém, abro uma exceção.
Inicialmente, como não poderia deixar de ser, esclareço que sou leitor deste blog e, apesar de eventualmente dicordar do companheiro Feil, tenho por ele respeito e consideração.
Agora, respondendo ao Juarez, acredito que ele deveria estudar um pouco mais a legislação societária e o papel (em tese) de instituições como a CVM. Dessa forma, ao invés de onomatopéias típicas de adolescentes "tuiteiros", ele poderia contribuir para o debate e não reduzí-lo a um grenal político.
No que diz respeito ao comentário do "anônimo" sobre a atual diretora de gás e energia da Petrobras, não tenho dúvidas de que se trata de uma profissional qualificada e competente. Ocorre que para defendê-la não existe a necessidade de desqualificar o seu antecessor.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo