Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dilma sobe 3 pontos. Serra cai um ponto



É preciso, agora, esmagar a cabeça da serpente e seus ovinhos. A direita deve ser soterrada de votos democráticos

Pesquisa Vox Populi/iG divulgada hoje (19) mostra que a vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em relação ao tucano José Serra aumentou para 12 pontos percentuais.

Segundo o Vox Populi, Dilma tem 51% contra 39% de Serra. Na última pesquisa, realizada nos dias 10 e 11 de outubro, a vantagem era de 8 pontos (Dilma tinha 48% e Serra 40%). Os votos brancos e nulos permaneceram em 6% e os indecisos passaram de 6% para 4%.

Se forem considerados apenas os votos válidos (sem os brancos, nulos e indecisos) a vantagem subiu de 8 para 14 pontos. Dilma tinha 54% e passou para 57%. Serra caiu de 46% para 43%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

A candidata do PT tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde ganha por 65% a 28%. Já Serra leva a melhor no Sul, onde tem 50% contra 41% da petista. No Sudeste, que concentra a maior parte dos eleitores, Dilma tem 47% contra 40% do tucano.

O Vox Populi ouviu 3 mil eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. Os resultados, portanto, não consideram o impacto do debate realizado pela Rede TV no último domingo, nem a entrevista concedida por Dilma ao Jornal Nacional ontem à noite. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o número 36.193/10.

Depois de toda a polêmica envolvendo temas religiosos como o aborto, Serra atingiu 44% entre os entrevistados que se declararam evangélicos. Dilma tem 42%. Entre os que se declararam ateus, Dilma vence por 49% a 36%.

Entre os católicos praticantes Dilma tem 54% contra 37% do tucano. No segmento dos católicos não praticantes a petista consegue seu melhor desempenho, 55% contra 37% de Serra.

A petista ganha em todas faixas etárias. Já no recorte que leva em conta a escolaridade dos pesquisados, Serra vence entre os que tem nível superior por 47% a 40% da petista. No eleitorado com até a 4ª série do ensino fundamental Dilma tem 55% contra 38% do tucano.

Serra também vai melhor entre o eleitorado com mais renda. Entre os que declararam ganhar mais de cinco salários mínimos, ele tem 44% contra 42% da petista. Dilma tem seu melhor desempenho entre os mais pobres, que ganham até um salário mínimo, 61% a 31%.

Embora seja mulher Dilma tem índices melhores entre os homens. Conforme o levantamento ela tem 54% contra 38% de Serra no eleitorado masculino e 48% contra 40% do tucano no eleitorado feminino.

No recorte que leva em consideração a cor da pele, Dilma atinge 59% entre os entrevistados que se declararam negros, contra 29% de Serra. Entre os brancos, a petista tem 45% contra 44% do tucano.

Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados disseram estar decididos enquanto 9% admitiram que ainda podem mudar de ideia. Entre os eleitores de Dilma a consolidação do voto é maior, 93%. No eleitorado de Serra, 89% disseram que estão decididos. A informação é do portal iG.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ué, cadê o "Maia": já foi despedido?... rsss

Anônimo disse...

já perdeu o emprego aqui, deve tá na rede de boataria para ver se consegue "vaga" em Brasília! Fique sonhando maia, vocês não passarão!

Anônimo disse...

Todavia, cuidado com as pesquisas. Agora é Non Stop nas ruas!

Anônimo disse...

Calma Feil. Primeiro a Dilma tem q ganhar. E se ganhar tem q ver se ela vai querer mesmo quebrar os ovinhos da serpente, ou vai conciliar e botá-los para chocar, como fez o Lula com a mídia nos seus oito anos de mandadto.

Eugênio

Anônimo disse...

Três Caminhos de Luz

A sociedade brasileira está diante de uma nova luta. A sua luta não é mais pela direta , pela constituinte, pela pela revogação dos atos autoritários. Foram-se os tempos da diretas-já. A democracia foi acumulada pela sociedade brasileira.
A sociedade brasileira ultrapassou a miséria. Hoje, cerca de 50% da população está inserida na classe média. O Brasil é um país com mercado interno.
O Brasil não é mais aquele eterno país do futuro. As conquistas da democracia e de mercado interno conduzem as suas duas primeiras ondas de luz. O país venceu, se iluminou. Mas, existe uma terceira onda. O novo desafio brasileiro é o de participar da Era do Conhecimento.
Lula deixa a Dilma a missão dessa terceira onda de luz. A de promover um conhecimento para todos. A de fazer com que o país atinja sua autonomia cientifica e tecnológica. Uma luta diversa a da democracia e a da classe média. Um desafio.

Anônimo disse...

Conhecimento para todos numa sociedade q ainda vai atrás de criacionistase e fanáticos católicos e evangélicos? Falta muito ainda para consolidar as duas primeiras "ondas de luz", quanto mais a terceira.

Eugênio

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo