Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A palavra da moda na Europa: austeridade



Austeridade significa o seguinte: quem vai pagar a conta da farra financeira? Os governos europeus, todos eles, estão dizendo que a conta (salgada) deve ser paga pelos assalariados, trabalhadores, aposentados, desempregados, funcionários públicos, pequenos produtores rurais, professores, etc.

8 comentários:

udo disse...

excelente

Anônimo disse...

Não é farra financeira. É descontrole fiscal. É estado gastando muito mais do que poderia gastar.

Nelson disse...

Concordo, meu caro Anônimo. "É Estado gastando muito mais do que poderia gastar", mas não com "assalariados, trabalhadores, aposentados, desempregados, funcionários públicos, pequenos produtores rurais, professores".
O problema é que o Estado anda gastando o que tem e o que não tem para garantir os lucros dos grandes empreendimentos privados.
Aí, meu caro Anônimo, não há recursos que dêem conta, uma vez que a própria lógica capitalista, de acumulação de lucros crescentes a cada período que passa, exige sempre mais, cada vez mais.

De resto, Feil, a opção dos governos europeus não surpreende. A grande maioria dos governos - as exceções são realmente poucas - transformou-se em meros gerentes dos negócios do grande empresariado privado, seja nacional ou estrangeiro, no objetivo de otimizar os lucros destes.

Anônimo disse...

O Anônimo esqueceu(?) de completar... "...no resgate, depois dessa farra".

Não seja bobinho Seu Anônimo... essa conversa já não cola mais... acorda cara... o povo está mais... digamos.... esperto...

Flics

Anônimo disse...

Anonimo, desde quando quebra do mercado financeiro(EUA),que se espalhou pelo mundo,que se deveu a desregulamentação do mercado que exigiu dos governos uma sangria sem precedentes de seus tesouros (prá evitar o"pior"?)é considerado descontrole fiscal.

barcelosmarcio disse...

Cara!!! Impressionante!!!! Muito bom!!!

E para o anônimo que fala em "descontrole fiscal": e os socorros gigantescos ao sistema financeiro??? Porque não vão cobrar a conta dos ricos, aumentando (ainda que temporariamente) os impostos para quem pode pagar??? Como o cara do vídeo falou, cortar gastos sociais é bem mais fácil, não é??

Anônimo disse...

Agora o "Maia" ataca de "anônimo": quase "anódino"...

Anônimo disse...

O Anônimo "descontrolado" talvez seja um daqueles do "desdcontrôle" do Detran, do Banrisul, do Daer...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo