Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

E se os maragatos fossem os vencedores?



Se os maragatos - representantes do regime agropastoril exportador do século 19 - tivessem vencido a cruenta revolução burguesa de 1893-95, o Rio Grande do Sul, hoje, seria uma espécie de Grande Dom Pedrito, um dos rincões mais pobres e atrasados da Campanha fronteiriça guasca. E o nosso simpático Gildo de Freitas (no vídeo) seria incensado como a vanguarda da expressão cultural e artístico/musical da República de Dom Pedrito e Rio Grande.

Em Tempo: quero dizer que - mesmo assim - sou um admirador discreto do trovador Gildo, ele preserva traços de manifestações culturais atávicas, perdidas em algum lugar entre a península Ibérica e a velha África, mescladas com registros charruas e senso comum periférico. 


Já o Mano Lima (abaixo) é a brutalidade in natura, um autêntico outsider campeiro. Na República de Dom Pedrito ele seria admirado em silêncio, uma vez que tem alma de potro redomão e não índole de boi-de-canga, como preferem os barões (parasitários) do latifûndio pedritense. 



"Temo muito acadelado, meu cumpadre..." - é uma frase definitiva de Mano Lima, nesta música rude.

Pode se constituir numa epígrafe motivadora para quem um dia for escrever o balanço sócio-histórico-antropológico do quadriênio tucano-yedista-de-fracassos no Rio Grande. Período esse, quando o estado guasca resvalou rápido para ser a Grande Dom Pedrito, dos melhores sonhos maragatos, e dos piores pesadelos de todos nós.

15 comentários:

Anônimo disse...

Sobrou para Dom Pedrito...

um bageense realista disse...

Não é só D. Pedrito, mas a própria Bagé, Livramento, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista (conhecida como Santaninha do Carrapato) e outros municípios da fronteira, onde predomina o latif´ndio e agora os eucaliptos das papeleiras. Lá tudo é atraso e carência. Uns poucos muito ricos e a massa urbana e rural na extrema miséria, jovens drogados, prostituíção, abigeato, contrabando de agrotóxicos, de armas e munições. Parte do armamento que os marginais do Rio usam entra por essa fronteira seca do RS, em muitas fazendas dos latifundiários. O Tarso vai ter muito trabalho pra reverter esse quadro de abandono e miséria.

José Renato Moura disse...

Cristóvão, meu velho. Fico muito à vontade em comentar esta postagem. Primeiro, porque concorri a Prefeito de Dom Pedrito (2008) em chapa-pura do PT, e fazendo essa mesma denúncia, em outros termos. O motivo do atraso e miséria da região é somente um, a região funciona no capitalismo mais primitivo do Estado, a gigantesca lavoura do arroz e a grande estância, ambos latifundiária. Falando isso em alto e bom som, aos trancos e barrancos, chegamos a quase 4.000 votos na majoritária, 17% dos eleitores, e elegemos dois vereadores, fato histórico. Por outro lado, agora moro e trabalho em São Luiz Gonzaga, minha cidade natal, onde um dos conterrânenos mais ilustres é esse artista abagualado, mas que não tem nada de ignorante ou grosso, o Mano Lima, filhote de lobisomem criado guaxo. Assino embaixo da tua postagem. Não vamo se acadelá!

Cristóvão Feil disse...

Mano Lima é xucro e redomão.

Abç.

CF

Gilmar da Rosa disse...

Gosto mesmo é da "sociedade de bons casamento"

Eduardo Gonçalves disse...

"Se os maragatos ... tivessem vencido a cruenta revolução ... de 1893-95, o Rio Grande do Sul, hoje, seria uma espécie de Grande Dom Pedrito... e o nosso simpático Gildo de Freitas seria incensado como a vanguarda da expressão cultural ... da República de Dom Pedrito e Rio Grande"

ou seja, não seria nada muito diferente do que é hoje...

Eduardo Simch disse...

É isso aí, mestre Cristóvão.
Tenho ojeriza de reacionarismo de CTG, mas admiro essas duas "onça" uma barbaridade!

Ary disse...

Já pensei nisso, Cristof. Vamos a um exercício: a) Paixão Cortes seria o nosso Celso Amorim; b) O governo do estado estaria instalado no Parque Assis Brasil, na "Casa Branca", agora batizada de "curral de pedra empilhada"; c) Pompeo de Matos seria Coordenador Geral do Conselho Tutelar Gaúcho; d) RBS significaria "Rede Bah! Sul de Charla"; e) Nas igrejas, somente "missa crioula"; f) O Nescafé seria banido (revisionismo do paixão Cortes!); g) O símbolo da Justiça seria "dois pratos de balança de bodega: num deles um mango, no outro, uma bolhadeira; h)Haveria apenas uma denominação biótica: Pampa (serras e mata atlântica seriam nivelados na base da tração animal); i) A avaliação escolar seria na base do "B, LB, UB"; j) A pantalha seria obrigatória; k)A merenda escolar seria na base da "tripa grossa, carreteiro de charque, espinhaço de ovelha e linguiça "ferventada"; l) O uniforme da petizada? Bombacha, pala, xiripá...; m) "Debut", somente nos centros oficiais (CTGs); n) A PM seria substituída por uma Brigada de Lanceiros; o) Quanto aos nossos vizinhos, estaríamos em guerra permanente; p) E o Parlamento? Esse estaria discutindo, até hoje, "o valor a ser agregado ao charque". Oigalitê, porquera!

Corretor imobiliário disse...

. . e te digo mais, revertendo mais ainda a ampulheta . . . estes se originaram lá . . . do alto comando da guerrilha farroupilha . . . que se vencedora fosse, tomaria o rumo republicano correntino oriental e os cacique permaneceriam os mesmo, e te digo mais . . . Tupanciretã e aquele alto ali depois de Santa Maria é um mar de atraso . . .

Anônimo disse...

O que será que estão pensando a elite in natura da brutalidade bugra pedritense ao ler este texto? Walter Castilhos e o Índio Vago, para ficar com essência da alma crioula. Se junta Sérgio Roberto, representante da vanguarda da expressão política, cultural e artístico/musical da essência dos coronéis do atraso do latifúndio pedritense. Deste somatório chegaremos a síntese nativismo reacionarismo guasca.

Anônimo disse...

Não adianta fazer terra arrasada e dizer que o Julio de Castilhos e Cia foram os bambambams, não é nada disso. Isso é incorrer no erro, tentar matar os mitos unificadores de alguma maneira desta cultura híbrida e em transformação. Hei, Cristóvão, um pouco mais de sobriedade, você está querendo o quê com isso?? Um passo à frente disso, é o que os jovens que nunca saberão da existencia desse Diário necessitam.

Anônimo disse...

Não conheço Dom Pedrito, mas tuas palavras descrevem com exatidão minha São Francisco de Paula. Encravada no topo da serra gaúcha, mas reproduzindo esse capitalismo atrasado, baseado no latifúndio (falido) e na exploração dos miseráveis...

O PT ganhou lá em 2004 e 2008. Mas é um PT comandado por um coronel local, um médico (ex PMDB), que se sente o rei do universo. Está fazendo uma adminitração tão ruim que pode-se contar como certa a volta dos bombachudos do PP na próxima eleição.

Fernando Coelho disse...

Na linha do que disse o Eduardo, quem nao tem Gildo de Freitas ataca de Paixao Cortes! Barbaridade.

outro Edson disse...

Nem discuto o atraso medieval da metade sul ou os equívocos de uma economia baseada no latifúndio.

Mas os maragatos eram tão piores assim que os positivistas do Júlio de Castilhos? Parlamentarismo e federalismo não são algo assim tão detestável. A não ser que você achar que todos os maragatos eram monarquistas.

Anônimo disse...

..e quem conhece o sistema antigo, reclame por carta se eu estou mentindo... ahhahahah

o MTG é uma fraude histórica, mas no CTG 'nós' somos patrões! eheheh

abraços

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo