Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dilma está acabando - finalmente - com o ministério da Rede Globo


Franklin defende refundação do Ministério das Comunicações

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Franklin Martins, disse ontem (25), em São Paulo, que o Brasil vive “um período de extraordinária liberdade de imprensa”, mas defendeu que é preciso “refundar” o Ministério das Comunicações para se discutir o tema comunicação no país. A informação é da Agência Brasil.

“Ficamos um tempão sem discutir comunicação, desde o tempo do Sérgio Motta [ministro das Comunicações no governo Fernando Henrique Cardoso]. Chegou a hora de discutir e é preciso um ministério que planeje, formule, execute e que seja um centro de gravidade da política de comunicação no Brasil”, afirmou o ministro, depois de participar da abertura do Seminário Cultura Liberdade de Imprensa, promovido pela TV Cultura.

Aos jornalistas, Franklin Martins voltou a dizer que não há cerceamento da imprensa no país que é “livre para falar o que quer e não falar o que não quer” e até mesmo para “botar o presidente da República sob crítica”. Segundo ele, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre garantiu a liberdade de imprensa não por ser uma “dádiva”, mas por ser uma conquista da sociedade.

Para o ministro, o estabelecimento de um marco regulatório para o setor, a exemplo do que ocorre em outros países, não significa um atentado à liberdade de imprensa.

“É um fantasma dizer que a imprensa está sendo ameaçada. Ameaçada por quem?”, indagou o ministro, ressaltando que seu compromisso pessoal com a liberdade de imprensa não é de “conveniência ou de circunstância”, mas de “alma”.

Franklin disse que deixará o governo no dia 31 de dezembro, assim que terminar o mandato do presidente Lula, por motivos pessoais. “Fico até o dia 31 de dezembro. A partir daí Franklin Martins vai desencarnar”, brincou o ministro.

Ele declarou ainda que deixará à presidenta eleita, Dilma Rousseff, um anteprojeto de lei complexo, mas consistente para modernizar a legislação sobre a mídia no país. “Estamos trabalhando para deixar para a ministra Dilma um anteprojeto em cima do qual ela possa trabalhar. Ela é livre para mandar ou não para o Congresso. Ela vai decidir.”

................................

Para bom entendedor, essa fala de Franklin Martins significa o seguinte: Deu pra TV Globo! Acabou. 

Depois de quase quatro décadas, o Ministério das Comunicações no Brasil não será um território cativo e dominado pelos interesses negociais e corporativos da família Marinho.

Comenta-se que o nome a ser indicado pela futura presidenta Dilma Rousseff pode ser o de Paulo Bernardo. Pessoalmente não acho um bom nome, faltam-lhe luzes (a meu ver), entretanto, ele é reconhecido como um servidor leal e cumpridor canino das determinações superiores. O que já é um bom re-começo.

O "refundado" ministério ficará com a tarefa - entre tantas outras - de horizontalizar o acesso público aos serviços de banda larga em todo o território nacional, especialmente em escolas, Universidades públicas, centros comunitários, espaços urbanos abertos, etcetera.

5 comentários:

Omar disse...

Caso seja posto em prática esse discurso tirarei o chapeu para o Franklin.

Anônimo disse...

Franklin Martins conseguiu reestruturar a TV e as rádios Públicas brasileiras que estavam sucateadas na época do FHC.

claudia cardoso disse...

Amigo jornalista em Brasília, ligado à democratização das comunicações, prefere não comentar os possíveis candidatos à pasta, pq entra em depressão. Isso é indicativo, que poderá vir bomba... @meda!

zé bronquinha disse...

Qualquer governo pretensamente democrático e popular deve agir para contrariar interesses das empresas de comunicação, bem como de baqueiros, latifundiários, grandes industriais e comerciantes. Para que isso aconteça é preciso botar povo na rua, coisa que o PT não faz por que perdeu o jeito e o gosto pela luta popular, pois prefere os gabinetes refrigerados para fazer as produtivas negociações com os poderosos.

Anônimo disse...

Palocci e compra de avião para Dilma por mais de 300 milhões.
Só falta reeditarem o mnesalão. Aguardem e verão....
Carmem Lúcia Paranhos

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo