Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 19 de março de 2010

Lulismo vai mesmo regulamentar a mídia brasileira?


Você acredita em coelhinho da páscoa?

O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, disse que é fundamental para a democracia estabelecer um modelo de regulação da mídia. “É angular nos concentrarmos em uma solução para a questão de mídia”, afirmou durante debate sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos na Universidade de São Paulo (USP). A informação é da Agência Brasil.

A metáfora de que os meios de comunicação são o quarto poder da República foi utilizada pelo ministro. Ele destacou que apesar de os veículos de comunicação agirem como se fossem essa quarta parte do Estado, eles se colocam “a salvo” de qualquer forma de regulação. “Esse quarto poder tem que entrar na roda para ser submetido ao mesmo sistema de controles recíprocos”, ressaltou.

Vannuchi criticou, entretanto, o modelo cerceador de liberdades adotado em Cuba. “Não é suportável a ideia de que a Revolução Cubana não consegue conviver com uma blogueira”, disse em referência à cubana Yoani Sanches, que faz críticas ao regime de Fidel Castro em seu blog.

......................

Asso no dedo se o lulismo de resultados fizer qualquer movimento concreto no sentido de impor alguma regulamentação à mídia oligárquica brasuca. E quê regulamentação? A mesma "regulamentação" que a Anatel submete às miliardárias operadoras de telefonia móvel? Tão miliardárias quanto prestadoras de serviços caros e precários, ao mesmo tempo.

Ora, faça-me rir...

Vannuchi é um cascateiro emproado, recua a um simples olhar gelado do presidente Lula ou da ministra Rousseff. Ele não atravessa uma rua pacata de Cabrobó do Judas sem abandonar o que acabou de dizer, com retórica sebosa e metáforas cansativas.

E por que misturar o assunto de Cuba com esse da regulamentação da mídia? E misturar mal!

A blogueira cubana, referida por Vannuchi, é uma simples funcionária regiamente paga pelos serviços de informação e contrainformação dos Estados Unidos. A forma como Vannuchi fala parece que a moça é uma dissidente legítima, autêntica e merecedora de todos os créditos, uma espécie de Victor Serge ou Leon Trotsky de saias.

É de reconhecer, Cuba tem muitos e graves problemas: políticos, econômicos, ideológicos, administrativos, de sustentabilidade ambiental, de isolamento punitivo dos EUA, etc, mas nenhum que tenha a ver com as manifestações destes falsos dissidentes a soldo dos Estados Unidos e dos institutos liberais de propaganda das maravilhas do ultraneoliberalismo e do decadente americam way life.

Paulo Vannuchi tem que escolher de que lado está - se os que mandam no seu nariz deixarem, claro.

Foto: a blogueira cubana Yoani Sánchez, do Generación Y, que serve de propaganda para a direita internacional minar o governo de Cuba.

Ouça aqui a gargalhada punk do The Clash para o rolando-lerismo de Vannuchi:


The Clash - This Is Radio Clash


Found at skreemr.com

24 comentários:

Anônimo disse...

Vida longa à Yoani. Ela sabe o que diz. Ela sente na pele a tortura moral e material da dinastia Castro que construiu um país onde a mediocridade de botas impera e a a liberdade não existe, onde todos vivem a mesma vida miserável. Vida longa à Yoani e a Pedro Juan Gutierrez. Como disse Pablo Milanés essa semana: o que fizeram da revolução?

Héracles

Keller disse...

Maia, agora te assinas Héracles?
O que já era?

Se vc tivesse em Cuba já estaria rico, Maia. Basta abrir um blog contra o regime e vem um agente da CIA e lhe pinga todo o mês um filãozinho em dólar.
Barbada, Maia. Se muda pra lá.
Vai ficar rico e famoso como a Yoani.

Anônimo disse...

Bingo. Foi no cerne. Se dentro do governo trabalham assim, francamente, Lula não precisa de inimigos ou adversários.

armando do prado

Anônimo disse...

Não entendo, qual o problema de ser rico?? Ou famoso?? O Che Guevara não é (foi??) famoso?? O Fidel não é famoso?? O Lula não o é, idem??

A hipocrisia que campeia "do lado de lá" como se adora citar neste e noutros blogs, é extamente a mesma que campeia do "lado de cá".

Cansa a todos cidadãos, essa dicotomia desgracenta do Rio grande do sul. Isso fez grande o nosso estado, mas hoje, só trás atraso.

abraços

Carlos Eduardo da Maia disse...

Por que será que todas as pessoas que ousam criticar a dinastia Castro são pagas pelos EUA? Impressionante, a desculpa desde 01 de janeiro de 1959 é sempre a mesma. Não está na hora de inventar outra?
Héracles - e seu segundo trabalho que avisa: quando Fidel morrer vai ouvir um LP inteiro de Pablo Milanés.

Jordi disse...

Essa expressão do Maia, 'do lado de lá' não foi a Yeda que usou, referindo-se a um inquérito da Polícia federal sobre suas falcatruas? Nada como aprender com a mestre... Adoro a música de Pablo Milanés, mas almocei em sua casa em Cuba em 1989, e ele já fazia contrabando de coisas que o bloqueio não deixava a economia oferecer, mas protestava publicamente contra quem fazia (eu vi as duas coisas). Hipocrisia pura.
O post tem muita coisa criticável, pois se é verdade que muitos dos dissidentes são financiados pela CIA e nos Estados Unidos estariam na cadeia há muito tempo (em Israel estariam mortos) isso não desautoriza dizer que num país em que uma pessoa governa por 50 anos com partido único e depois assume o irmão, alguma coisa está errada. Ou seja, alguns problemas do regime cubano tem a ver com críticas dos dissidentes, sim.
Yoani, pobre, não diz nada interessante, mas diz algumas obviedades (e esconde outras) e só ganhou destaque porque a burocracia cubana não consegue tolerar nem uma blogueira. Se o governo não desse bola para ela, ninguém daria. Mas a crítica financiada por sabotadores não é necessariamente errada.

Anônimo disse...

Fico impressionado com a insipiência das pessoas filosofando sobre a batata se saber o que é uma batata, respondam-me: qual dos críticos(aqui deste blog) do regime cubano já viveu em Cuba???? nenhum deles, então gente, pelo amor de DEUS parem de falar idiotíces.

Anônimo disse...

Na boa, o que os EUA querem com Cuba? Qual a razão deles investirem tanto dinheiro para derrubar o regime? Tem petróleo em jogo, energia nuclear, ouro? Cuba é uma país minúsculo, inexpressivo, com um povo extremamente simpático, pobre e que não pode votar nem se manifestar contra o regime.

Isso de investimento dos EUA em dissidentes é papo furado para legitimar a violação aos direitos humanos e as liberdades individuais praticadas em Cuba.

Ditadura é ditadura e ponto!

Anônimo disse...

Ao Keller

Aqui no Brasil é facil ficar rico também abrindo um blog. Basta só fazer elogios ao governo federal que tu ganha uma tetinha na TV Brasil, sem licitação.

gustavo disse...

Ditadura é ditadura, revolver é Taurus, carro é Fusca e anta é anta, como tu.

Jordi disse...

Lamento, anônimo/a, já vivi em Cuba e critico o que achar criticável e dou o direito de quem quiser criticar, mesmo sem ter vivido. Nunca vivi em Israel, mas acho que é o regime mais racista e destestável atualmente. Nunca matei ninguém, mas em princípio, os assassinos não me agradam.

Acho que quem fez a salada de batata foste tu...

Nelson Antônio Fazenda disse...

Sobre os notórios problemas de Cuba tu já te referiste, Feil.

Já, quanto à blogueira, suposta lutadora pela liberdade, seria bom que os incautos e inocentes que ainda acreditam na avassaladora máquina de propaganda montada pelo Sistema de Poder que domina os Estados Unidos, e a maior parte do planeta, dessem uma olhada no que nos conta o professor Salim Lamrani. Lamrani é um jornalista francês e professor nas Universidades Paris-Sorbonne e Paris-Est Marne-la-Vallée, além de especialista nas relações entre Cuba e Estados Unidos.

Em três artigos, Las contradicciones de la bloguera cubana Yoani Sánchez, El fenómeno Yoani Sánchez e La "ciberdisidencia", Lamrani traça um perfil completo da blogueira.

Algumas revelações de Salim Lamrani:

“Em apenas um ano, enquanto existem dezenas de blogs mais antigos e não menos interessantes que o de Sánchez, a blogueira cubana ganhou o Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset, no valor de R$ 15.000 euros, em abril de 2008, outorgado pelo jornal espanhol El País. Costumeiramente, este prêmio é dado a prestigiosos jornalistas e escritores que possuem uma larga carreira literária. É a primeira vez que uma pessoa com o perfil de Sánchez o obtém. Da mesma forma, a blogueira foi incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2008, na companhia de Geroge W Bush, Hu Jin Tao e o Dalai Lama.”

Algumas perguntas que Lamrani faz sobre a blogueira:

“Como pode Yoani Sánchez conectar-se à internet em Cuba se a imprensa ocidental não se cansa de repetir que não tem acesso a ela?”
“De vem o dinheiro que permite a Sánchez gozar de um nível de vida ao qual nenhum outro cubano pode permitir-se, se oficialmente não dispõe de nenhuma fonte de recursos?”
“Como Sánchez, uma blogueira que vive em Cuba, pode registrar seu sítio através de uma empresa estadunidense quando a legislação das sanções econômicas o proíbe formalmente?”

E, neste parágrafo, fica então escancarado que não se trata de uma blogueira comum:

“Por outra parte, o sítio Generation Y, de Yoani Sánchez, é extremamente sofisticado, com entradas para Facebook e Twitter. Ademais, recebe 14 milhões de visitas ao mês e é o único que está disponível em não menos que... 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polaco, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano e grego). Nenhum outro sítio do mundo, inclusive os das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a OCDE ou a União Européia, dispõe de tantas versões lingüísticas. Nem o sítio do Departamento de Estado dos EUA nem o da CIA dispõem de semelhante variedade.”

Bem, paro por aqui. Para aqueles que quiserem saber um pouco mais sobre a brava lutadora pela liberdade dos cubanos, e assim não mais continuarem como marionetes da propaganda do governo dos EUA, deixo os links onde podem ser lidos os artigos de Salim Lamrani.

Las contradicciones de la bloguera cubana Yoani Sánchez - em http://www.rebelion.org/noticia.php?id=95809

El fenómeno Yoani Sánchez - em http://www.rebelion.org/noticia.php?id=95894

La "ciberdisidencia" - em http://www.rebelion.org/noticia.php?id=95932

Carlos Eduardo da Maia disse...

Senhores representantes do governo americano

Pois hoje o Diario Gauche disse que a blogueira Yoani Sanchez é marionete dos EUA - que ela diz tudo aquilo no seu Blog porque recebe alguma ajuda externa. Desde que me conheço como gente ouço a mesma desculpa. Se o cabra quer ganhar dinheiro basta falar mal de Cuba, porque os americanos pagam bem. Este Blog, quase que diariamente, fala mal da dinastia Castro e até hoje nunca recebeu um puto do governo americano. Portanto, senhores representantes do governo americano, estou precisando de grana e, por favor, entrem em contato comigo no e-mail cedumaia@gmail.com que eu lhes passo os dados da minha conta corrente. O pagamento deve ser mensal e eu me comprometo a postar uma mensagem a cada dois dias tecendo críticas e inventando histórias.

Atenciosamente

Carlos Eduardo da Maia

Anônimo disse...

Maia, te enganas, quem diz isso é a Yeda, o FH, o Serra, cada vez que alguém os vaia, eles dizem que as pessoas são inocentes utilizados pelo PT, que não têm queixas reais. Na época em que te conheceste como gente (sic), falava-se no ouro de Moscou que sustentava pessoas queixosas da ditadura brasleira (uma bobagem tão grande como dizer que qualquer queixa em relação ao governo cubano é coisa de marionete). Mas claro, tua crítica TAMBÉM é seletiva e oportunista.

Ah, a Yoani escreve bem melhor que tu, não creio que os gringos pagassem um dime por aquele teu site.

Anônimo disse...

Feil, ainda que ela seja "uma simples funcionária regiamente paga pelos serviços de informação e contrainformação dos Estados Unidos", num regime livre ela não teria o direito de escrever o seu blog?

É isso que diferencia nós -- os democratas, seja de esquerda ou de direita -- de você ou da maioria dos leitores deste blog. Não queremos liberdade só para os nossos. Queremos para os nossos adversários também.

Anônimo disse...

Carlos Eduardo, tenho uma barbada maior para ti.
Faça um blog com elogios diários ao governo Lula e críticas ao Serra. Sei que a TV Brasil tá recompensando muito bem quem faz isso. E sem licitação! É garantido.

scott

Cristóvão Feil disse...

Anônimo das 12:25, eu jamais neguei a Yoani o direito de escrever o que lhe dê na telha. Procure no texto, alguma censura ao blog da "dissidente". Não vais achar.
A crítica à Yoani e aos demais "dissidentes" é o fato de ocultarem a sua condição de agentes pagos da potência imperialista. Essa gente quer aparentar uma rebeldia espontânea ao governo cubano. De espontâneo não tem nada. São empregados assalariados da CIA e de outras instituições civis que conspiram contra o modelo político da ilha.

CF

Anônimo disse...

Muito gata, uma linda mulher.
O que a infelicita é apenas o bloqueio.
Sente falta de shopping e lojas finas em sua cidade.
Não podendo ser contra o bloqueio, culpa o regime castrista.
Para que serve o bloqueio, senão para legitimar Fidel Castro ?
Ela podia dar um trato nesse quarto bagunçado também.

Ismael do Nílzo. disse...

A blogueira queria se expressar, de qualquer forma.Mas ela deve ter começado tudo isso só pra encontrar namorado.

Tupamaro disse...

O vulgo Maia, apedeuta com PHD e MBA, retornou a mil. Talvez, empolgado com a pesquisa "encomendada" pelo presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, que dá 15% de intençoes de voto para a governadora que ele ajudou a eleger, e que vem desgraçando o Rio Grande há longos 4 anos.

Quanto a tal de blogueira cubana, não estou nenhum pouco preocupado, pois aparentemente vem sendo bem tratada pelo governo cubano. O mesmo não se pode dizer em relação a associação de engenheiros, arquitetos e demais profissionais liberais estadunidenses, que sofre perseguição do governo norte-americano, porque insiste em desmascarar a farsa do 11 Setembro de 2003.

Uma sugestão do irmão de Fidel: já que os dissidentes cubanos almejam transformar a ilha numa cópia da Flórida, quem sabe ele envia todos para a base de Guantánamo...

Anônimo disse...

Claro que nunca vão conseguir. Agui o furo é mais embaixo.

Anônimo disse...

Feil: se você defende o direito da dona de escrever o que quer, então fechamos, meu caro. Não tenho o que discutir com você.

Acho que podemos acusar qualquer um de escrever a serviço de qualquer coisa. Você pode acusar a blogueira cubana de trabalhar para a CIA, pode me chamar de neoliberal, o que for. Eu posso acusar você, Paulo Henrique Amorim, Nassif, Azenha, de estarem a serviço do governo.

Mas acho que o fundamental -- e esse é o acordo que não devemos perder de vista -- é que nenhum de nós dois vai em cana por dizer qualquer uma dessas coisas.

O melhor remédio para a democracia é mais democracia. Os problemas da libedade são resolvidos com mais liberdade. Quando todos nós formos radicais na defesa do outro dizer o que pensa, acho que teremos um grande país.

Anônimo disse...

Com a Dilma o Brasil do futuro será a Venezuela e a Cuba de hoje. Não entendam isto como um elogio.

Anônimo disse...

O Dr. Anônimo ai faz parte do time dos que foram contratados pra postar comentários e desagravos até novembro contra Lula, Dilma e tudo que se refere ao PT. Eles leram e seguem a cartilha direitinho, vincular fidel, regime de cuba, irã, chaves e até bim ladim tudo direcionado ao presidente e a Dilma. Podem espernear e gritar a vontade, vai dar Dilma la e Tarso aqui. Quero mais é virar a Venezuela e Cuba do futuro, mas tucano e direita no poder nunca mais eu desejo

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo