Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 30 de março de 2010

Armando Nogueira, que foi mais Armando do que Nogueira

O "forjador do jornalismo de televisão". Mas quê jornalismo?

A edição/manipulação do debate Collor versus Lula na eleição presidencial de 1989, veiculado pela TV Globo. Vejam como se montou o golpe midiático da eleição de Collor:




Abaixo, as explicações dos editores do JN da TV Globo sobre a célebre manipulação golpista.

Vejam que Armando Nogueira, mais Armando do que Nogueira, conforme depoimento de seus subordinados, escafedeu-se, homiziou-se em lugar incerto, para não participar da edição do JN que selou o resultado das eleições de 1989. Uma edição jornalística manipulada em favor de Fernando Collor, que acabou como todos sabemos.

Esta é a mídia que temos no Brasil e que prevalece até os nossos dias, mesmo que duas décadas tenham transcorrido. Uma mídia que o jornalista Armando Nogueira ajudou a forjar e consolidar. O mesmo Armando que muitos hoje perfumam como "poeta do texto esportivo" e "criador do jornalismo televisivo". Sim, criador do jornalismo de tevê, do jornalismo que apenas expressa a "liberdade de imprensa" dos donos das emissoras.

Mas vejam o imbróglio da edição, no qual Armando, repito, se escondeu - talvez de vergonha - para não ter de participar de um golpe contra a democracia brasileira. Observem que o editor de texto do JN na época, Octávio Tostes, confirma que a edição é uma "peça antológica de como não se deve fazer jornalismo".

Pois, esse jornalismo, esse não-jornalismo, melhor dito, ainda continua no ar na TV Globo e suas afiliadas.


Vídeo pescado do blog RS Urgente

7 comentários:

Juarez Prieb disse...

Boa lucidez, Feil. Parabéns. Hoje se vê muito companheirinho caindo no choro por Armando Nogueira. Roberto Marinho e sua família não fizeram a rede Globo sozinhos. Foram auxiliados por tipos como Armando Nogueira, sem dúvida um jornalista de talento. Mas também com talento e disposição pra servir de serviçal dos propósitos do baronato midiático e da ditadura militar, hoje, a serviço dos banqueiros, agronegócio, contra as cotas nas Universidades, a favor do consumismo mais selvagem, etc.
A família marinho não está só e nem pode tudo só. Usa esses profissionais talentosos pra fazer o serviço sujo das edições manipuladas e golpistas.
E bobo de quem vai chorar no túmulo de Armando, esquecendo todo o trabalho que ele dedicou ao PIG, essa conspiração permanente contra a nossa democracia.

Anônimo disse...

Sobre a foto acima,do soldado norte americano:e haja heroina pros rapazes trabalharem direitinho!!!

Anônimo disse...

Sobre a foto acima,do soldado norte americano:e haja heroina pros rapazes trabalharem direitinho!!!

Cazé disse...

A Globo ontem teve a coragem de relacionar Armando Nogueira com o Chico Mendes, o heróico seringueiro assassinado. Só porque eram conterrâneos de Xapuri.
Isso foi um desrespeito com a memória de Chico. Armando Nogueira tem que viver mais 40 vidas pra amarrar os cadarços dos sapatos de Chico.
Portanto, meus amigos, a manipulação continua e jamais vai cessar enquanto tivermos redes poderosas como a Globo.
E Lula faz o que com essa gentalha arrogante da mídia?

Jefer Souza disse...

O que o Lula faz com esta gente?

Premia eles com o prêmio "Ordem do Mérito das Comunicações Jornalista Roberto Marinho" o que fez ontem, premiando Alberto Dimes e Octavio Frias de Oliveira (in memorian).(link abaixo)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u713976.shtml

Ou seja, o principal prejudicado com a manipulação de 1989, aceita entregar um prêmio com o nome de seu algoz a dois jornalistas, um vivo e outro morto, este último que era dono da Folha de São Paulo, cujo sucessor bate no governo federal e no PT diariamente.

No direito isso seria uma espécie de "perdão judicial".

Mas para aqueles que defendem Lula e o governo federal desta gente é um balde de água fria com muito gelo, pois tudo o que foi feito é esquecido, ignorado ou perdoado facilmente quando se está no poder, o que parece ser regra atualmente, independente de partido.

Azarias disse...

Lula...Lula... seja homem já que a matriarca não foi.

Anônimo disse...

Que o diabo o carregue!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo