Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.
Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?
terça-feira, 16 de março de 2010
Criança não pode ser alvo da publicidade para o consumismo
Criança e consumo
A capital paulista sedia, de hoje [16/3] a quinta-feira, no Itaú Cultural, o 3º Fórum Internacional Criança e Consumo, uma iniciativa do Instituto Alana. Especialistas no tema debaterão como prevenir e reduzir os efeitos da publicidade de produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes.
A população com idade inferior a 12 anos é hipervulnerável à comunicação mercadológica devido ao mimetismo próprio da infância, à falta de discernimento, à afirmação da personalidade, à dificuldade de distinguir desejo e necessidade. "Formar cidadãos ou consumistas?", eis a questão.
Nessa cultura hedonista, em que os valores sonegados da subjetividade são pretensamente substituídos pelo valor agregado da posse de bens e serviços, crianças e jovens se veem ameaçados pela incidência alarmante da obesidade precoce, da violência (inclusive nas escolas), da sexualidade irresponsável, do consumo de drogas, do estresse familiar e da degradação das relações sociais.
Com a laicização crescente da sociedade ocidental, que, com razão, repudia o fundamentalismo religioso, a moral perde seu anteparo na vivência da fé, as ideologias altruístas, em crise, cedem lugar ao individualismo egocêntrico e a tecnociência aprimora meios de relacionamento virtual em detrimento da alteridade real e da inter-relação comunitária e coletiva.
Vivemos, como Sócrates, na terceira margem do rio: os deuses do Olimpo já não oferecem parâmetros éticos e a razão depara-se com a própria insuficiência diante da avassaladora pressão mercantilizadora de todas as dimensões da existência. Onde, nos mais jovens, o idealismo, a abnegação, a ânsia pelo transcendente, o sonho de mudar o mundo?
Na contramão da tendência imperante, o projeto do Instituto Alana disponibiliza instrumentos de apoio e informações sobre direitos do consumidor nas relações de mercado que envolvam crianças e adolescentes.
Produz e distribui conhecimento acerca do impacto do consumismo na formação desse público, fomenta a reflexão a respeito da influência da mídia e da comunicação mercadológica na vida, nos hábitos e nos valores de pessoas em idade de formação.
O projeto Criança e Consumo engloba três áreas: jurídico-institucional, comunicação e eventos, pesquisa e educação.
A área jurídico-institucional recebe denúncias de práticas de comunicação mercadológica -principalmente publicidade veiculada em TV, internet e revistas- consideradas abusivas. Em contato com as empresas responsáveis pela peça publicitária, faz-se notificação para que cesse a veiculação do apelo comercial. A área de comunicação e eventos promove debates e seminários para discutir e divulgar essas questões.
A de educação e pesquisa estuda de maneira multidisciplinar a temática e põe no site www.criancaeconsumo.org.br bibliografia sobre o tema.
A partir dessas iniciativas, o projeto contribui para a formação de uma consciência crítica e cidadã sobre os aspectos negativos da mercantilização da infância e da juventude. No início de março, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sinalizou que as novas regras sobre publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis, a serem divulgadas, não oferecerão proteção especial ao público infantil.
Isabella Henriques, coordenadora do projeto Criança e Consumo, alertou sobre as graves consequências dessa decisão, que exclui todos os artigos de proteção à infância, como o veto ao uso de desenhos em publicidade, à promoção de alimentos e bebidas nocivas em escolas e ofertas com brindes.
Segundo ela, isso significa o poder público negligenciar os direitos da crianças e adolescentes, declinando-os em favor de interesses privados. Crianças não podem ser tratadas como consumidores comuns. Merecem tratamento diferenciado. É preciso levar em conta o trabalho da força-tarefa criada em 2009 pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, voltado à proteção de consumidores hipervulneráveis. Essa força-tarefa conta com a participação do Instituto Alana, do grupo de comunicação social do Ministério Público Federal, da Anvisa e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
Induzir a criança ao consumismo precoce é inflar o desejo na direção de ambições desmedidas. E, quanto maior o anseio, mais profundo o buraco no coração e, portanto, a frustração e os sintomas depressivos. Perversa intuição profissional faz com que o traficante de drogas conheça bem essa patologia e dela saiba tirar proveito.
Artigo de Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, assessor de movimentos sociais e escritor. Foi assessor especial da Presidência da República (2003-2004). Publicado hoje na Folha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Contato com o blog Diário Gauche:
cfeil@ymail.com
Arquivo do Diário Gauche
-
▼
2010
(890)
-
▼
março
(57)
- Somos, sim, partido político e daí? - confessa uma...
- Tarifas de bancos subiram 328% desde 2008, diz Idec
- Lula se rebaixa, por nada
- Armando Nogueira, que foi mais Armando do que Nogu...
- "Avatar" é um belo manifesto eco
- Relações suspeitíssimas entre TV Globo e José Serra
- Professores da Uergs estão em greve
- Viu como não precisa fazer trote idiota?
- Um resto de zero
- Só cobra
- Crise grega
- O homem sem qualidades no mundo da mercadoria
- Agronegócio consegue outra grande conquista sob o ...
- A social-democracia opta pelo neoliberalismo
- Copa de futebol deixará um rastro de elefantes bra...
- Um fenômeno exclusivamente europeu
- Imbatíveis: Big Mamma e Buddy Guy
- Yedismo de fracassos arma maracutaia de arromba
- O marxismo renegado
- Não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a elei...
- Hegemonia do capital financeiro pode se reforçar a...
- "Guerra ao Terror" é uma propaganda inteligente e ...
- Nenhum país do mundo tem moral para cobrar algo do...
- Charges inesquecíveis de um personagem esquecido
- O litigioso entre Voltaire e Mônica Enquanto Anita
- Simon garante que "se morrer não será candidato"
- Lulismo vai mesmo regulamentar a mídia brasileira?
- Como os "dissidentes" de Cuba seriam tratados em o...
- Israel fez molecagem com Lula
- Fogaça quer escafeder-se sem explicar o desvio da ...
- O mercado corrompe crianças, infantiliza adultos e...
- Criança não pode ser alvo da publicidade para o co...
- Até o dicionário Houaiss erra
- Segundo VEJA, Dilma já empatou com Serra
- Metade das crianças do RS estão fora da pré-escola
- Fogaça insiste em transformar Porto Alegre em cida...
- Cartilha escolar ilustrada com tucano na capa
- Elite branca, mole como geléia e parasita
- Um machado para quebrar o mar de gelo dentro dos h...
- Tolinho tecnológico
- A Filarmônica de Berlim e os metaleiros
- RBS e Piratini mantém uma Central de Dados Fictícios
- Lulismo de resultados é anfíbio em política agrária
- Jimi Hendrix, imbatível
- Por que a Globo e a RBS se uniram
- Editorial da Folha perde o ânimo com Serra
- O círculo mortal do Estado financeiro
- Fogaça deve essa para a governadora Yeda
- ZH repete - absurdamente - que a polícia descarta ...
- Se o "Farol" é o mais articulado, o que sobra para...
- As mulheres querem soberania alimentar
- Este mundo se dissolve mas ainda resiste... e volt...
- Polícia Federal deve investigar o assassinato do e...
- A Grécia põe a Europa em questão
- Stalinistas mataram um homem santificado
- A escritora Chimamanda Adichie: o perigo de uma ún...
- Guerra lúmpen no Rio Grande do Sul
-
▼
março
(57)
Links recomendados:
- Agência Brasil
- Agência Carta Maior
- Agência Pulsar
- Animot
- Biscoito Fino e a Massa
- Blog do Merten
- Blog do Nassif
- Blog do Planalto
- Blog Rádio COM
- Blogoleone
- Brasil de Fato
- Bullet Proof Blog
- Celeuma
- Cidadania.com
- Cloaca News
- Coletivo Catarse
- Coletivo Subverta
- Conversa Afiada
- Dialógico
- Diário Gauche (textos anteriores a Ago/2007)
- EconoBrasil - Economia Internacional
- Editora Expressão Popular
- Fórum de Reforma Urbana
- Grain.org
- Historiando
- Impedimento (Futebol)
- Instituto Humanitas - Unisinos
- Irã News
- Jornalismo B
- La Latina - Cinema
- La Vaca
- La Vieja Bruja
- Letteri Café
- Levante da Juventude
- Movimento Consulta Popular
- MST
- O petróleo tem que ser nosso
- Paideia Gaucha
- Partisan RS
- Pimenta Negra
- Ponto de Vista
- Porto Alegre Vive
- PT_Sul
- Página 12
- Pública, Jorn. Investigativo
- Radioagência NP
- RS Urgente
- Rádio da Universidade
- Sakamoto
- Sin Permiso
- Somos Andando
- Sátiro
- Tijolaço
- Varanda Cultural
- Vi o Mundo
- Via Campesina
Perfil do blogueiro:
- Cristóvão Feil
- Porto Alegre, RS, Brazil
- Sociólogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário