Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Jobim faz discurso-fofoca em homenagem sabuja à FHC



O ministro Nelson Jobim (Defesa) fez um discurso ontem na homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que foi interpretado como sinal de insatisfação com sua situação no governo Dilma Rousseff. A informação é do jornal Folha de S. Paulo, edição de hoje.


Começou dizendo que faria um "monólogo" dedicado a FHC -de quem foi ministro da Justiça e que o indicou para o Supremo Tribunal Federal-, e que deixaria "vazios" que o tucano iria "compreender perfeitamente".


Jobim elogiou o estilo conciliador do ex-presidente. "Nunca o presidente levantou a voz para ninguém. Nunca criou tensionamento entre aqueles que te assessoravam", disse. A referência foi interpretada como uma alusão ao estilo duro de Dilma com seus auxiliares.


"Se estou aqui, foi por tua causa", afirmou, sem mencionar Lula nem Dilma.


Disse que, quando presidente, FHC construiu "um processo político de tolerância, compreensão e criação".


"E nós precisamos ter presente, Fernando, que os tempos mudaram." E citou Nelson Rodrigues: "Ele dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento".


Esse encerramento da fala provocou perplexidade em governistas da plateia. "O que ele está querendo dizer?", indagou um petista.


Questionado sobre a fala, FHC disse que não viu nenhuma tentativa de fazer "comparações". Sobre os "idiotas", FHC sorriu e concordou: "É, aquilo foi forte".


Já o presidente do Instituto Teotonio Vilela, Tasso Jereissati, avaliou que o titular da Defesa "fez um discurso cheio de recados".


Aliados do ministro dizem que ele está, de fato, insatisfeito com Dilma. Recentemente se queixou a correligionários de que não é convocado para opinar política e direito, como Lula fazia.


Ele também ficou incomodado com o corte do orçamento de sua pasta. Assessores da Defesa negam que Jobim tenha manifestado a vontade de deixar o cargo. Hoje pela manhã o ministro tem audiência agendada com a presidente.

-----------------------------

Esse sujeito desqualificado cada vez dá mais provas que deveria estar longe da Esplanada dos Ministérios.

6 comentários:

zé bronquinha disse...

A coalisão do governo Dilma cabe todo o tipo de "Jobins". Debaixo desse imenso guarda-chuva se abrigam dezenas de quadros liberais que serviram a privataria dos tempos de FHC. Fossem os governos de Dilma e de LUla democráticos e populares, governariam com a força do povo organizado e não das máfias produtivistas que querem fazer bons negócios na política.

Anônimo disse...

Ou a presidenta manda embora esse lambe-bota ou a pergunta de quem são os idiotas estará respondida.

armando do prado

Anônimo disse...

O que será que o Jobim quiz dizer ao afirmar que está cercado de idiotas perguntou o petista. De fato a afirmação feita está cheia de entrelinhas e é de difícil compreenção.

Paulo Nolasco disse...

Até quando esse idiota-mor (Jobim) será mantido no governo Dilma?

Anônimo disse...

E a Dilma, hein? Quem diria

Daniel disse...

Mas quem foi que deu o cargo a ele mesmo?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo