Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Diretor da Petrobras sugere negócio com o grupo Odebrecht


O diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, foi objeto de notícia da Agência Estado (Estadão), na última quarta-feira 29/6. O diretor Costa – indicado ao cargo por um movimento híbrido de PP e PMDB - afirmou que não há uma definição sobre a possibilidade de a Braskem incorporar a Innova, petroquímica de segunda geração, que foi adquirida pela Petrobras da controlada Petrobras Argentina em março deste ano, e que funciona dentro do Polo Petroquímico de Triunfo (RS).


O diretor de abastecimento lembrou que "a Innova produz estireno, que é um produto que não faz parte do portfólio atual da Braskem. Não definimos se iremos consolidar esse ativo dentro da empresa".


..............................


É preocupante a manifestação (oblíqua) do diretor Paulo Roberto Costa. Ainda que na negativa, há um tom de oferta, de antessala de negócio entre a Innova (que pertence à Petrobras) e a Braskem (controlada pelo grupo privado Norberto Odebrecht). O mais curioso é o fato de um diretor da Petrobras estar afirmando que “o estireno da Innova não faz parte do portfólio atual da Braskem”. O não-dito, neste caso, porta mais expressão do que o dito, ou seja, “o estireno não está no portfólio atual da Braskem, mas poderá comparecer no futuro”, é o que está sugerindo claramente o diretor de abastecimento da estatal.


A notícia do Estadão acaba, assim, revelando-se como um recado cifrado ao grupo Odebrecht, controlador da Braskem. Paulo Roberto Costa está dizendo, mesmo que por linhas transversas, que se a Braskem quiser, a Petrobras vende a Innova do Rio Grande do Sul ao grupo Odebrecht.


Como se vê, há um fio de astúcia e esperteza nesta declaração do diretor da Petrobras. Aliás, os mesmos ingredientes ardilosos usados para montar a malograda empresa privada Sete Brasil, que iria abocanhar o negócio de sondas do pré-sal e a frota de petroleiros da Petrobras. Como se sabe – noticiamos aqui, dias atrás – essa empreitada de espertos foi desmontada pela presidenta Dilma Rousseff, sem vacilação.


Mas os promotores de bandalheiras com o patrimônio público são incansáveis e determinados, há que estar atento para as suas próximas investidas em favor do interesse pessoal e de grupos.

Um comentário:

zé bronquinha disse...

Esta posição publicada desse jeito,sem detalhes de como pode se conformar o tal monstrengo não é de graça.A direita mais explícita do governo Dilma o que pensa o PT e o governo sobre essa possibilidade, que é jogada ensaiada com grandes corporações que sabem como agradar seus interlocutores.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo