Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 26 de julho de 2011

PT de Porto Alegre deve lançar candidato ao Paço Municipal


As secções do PT de Belo Horizonte e Rio de Janeiro estão aptas a ilustrar o que não se deve fazer com o Partido dos Trabalhadores. São dois robustos exemplos a serem evitados pelas demais seccionais do partido, no Brasil todo.

Tanto em BH, quanto no Rio, as direções petistas optaram pela linha de menor esforço, qual seja, a de cumprirem o papel de coadjuvantes de candidatos liberais, nas últimas eleições. Nas próximas, já não serão mais coadjuvantes, porque perderam a condição política de reivindicar protagonismo. Serão, pois, meros figurantes de um cenário eleitoral para o qual estarão sem fala, sem personalidade política, sem reconhecimento social e, sobretudo, sem direito de participação e decisão.

Este cenário pobre e despolitizado deve ser rejeitado pelos militantes petistas de Porto Alegre. A candidatura própria é condição inafastável para o PT da capital. É preciso apresentar um candidato à altura das conquistas consagradoras do partido na capital do Rio Grande do Sul. Esse candidato deve representar um programa que considere e resgate aquelas conquistas e aponte novas superações. Para tanto, a “Carta a Porto Alegre” lançada há poucos dias pelo partido pode informar sobre as tarefas mais importantes da atual conjuntura.

“O PT e as organizações sindicais, comunitárias, populares e ambientalistas – diz a “Carta a Porto Alegre” - devem trabalhar na constituição de um forte movimento em busca de uma reforma urbana adequada às características de nossa cidade, especialmente prevendo a adequação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) ao Estatuto da Cidade, e a regularização fundiária, com as demandas dos setores médios pela qualidade ambiental e cultural. Com esta aliança entre o movimento popular e os setores médios é que poderemos recolocar Porto Alegre no patamar de referência internacional de políticas públicas”.

Leia a “Carta a Porto Alegre” na íntegra aqui.

9 comentários:

Leandro Bierhals disse...

Ôpa, a coisa é por aí. O bom e velho conteúdo que contruiu aquilo que foi um dia Porto Alegre. É isso que tem de ser recuperado. Não ao discurso político embasado no slogan do comercial de margarina, baseado em "novos jeitos" de se fazer política.

guma disse...

A candidata do PCdoB falava em coisas importantes, falava em ter atitude. Repetia toda a hora, atitude.
Q merda é essa?
E o PCdoB teve atitude na ANP, procede como qualquer partidinho mafioso.

Anônimo disse...

Já lançou ou melhor o candidato lançou-se. O teu, o nosso...Aderi Céu!

Miguel Graziottin disse...

O unico compromisso do PCdoB é com a conquista do maior numero de cargos possivel.QUe o socialismo se exploda!
Candidatura petista, mesmo que isto atire a oportunista manuela nos braços da direita.Alis, ela já está acostumada, vide Berfran Rosado

Cristian Sangalli disse...

Não esqueça nobre blogueiro que o PT sózinho não ganha eleição...Portanto vai sim precisar de PCdoB PSB entre outros...e vai sim se sujeitar a fome dos partidos...é a vida.

luiz alberto pires disse...

Boa tarde, só tres situações se colocam no caminho do Partido trabalhadores para que o mesmo não tenha candidatura propia em PORTO ALEGRE.
Um GOLPE, que a construçaõ da CARTA DE PORTO ALEGRE, pos em segundo plano.
Uma intervenção da direção estadual, algo que levara adestruição do partido na capital.
Um grande acordo com alguem de PESO do PT na cabeça da chapa.
neste ultimo caso tudo pode acontacer.
Quem viver vera.

LUIZ ALBERTO PIREs

ADELI SELL disse...

E vou propor para a nossa Executiva uma resoluão mais clara, mais objetiva, mais precisa de que a decisão será do partido da capital.
Não tem outra instancia. É norma, e eu como presidente vou fazer valer a democracia interna.
Ouvi agora numa reunião nacional aqui em São Paulo alguns papos estranhissimos, tipo está sendo articulado....Quem, cara pálida. O proceso está sendo feito pela direção municipal eleita democraticamente. E isto independe de eu ser ou não ser o candidato do partido.
Eu vou disputar. Eu pretendo representar bem. Mas perder ou ganhar no PT faz parte da luta.
Adeli Sell
Presidente do PT-POA

Anônimo disse...

E AONDE FICA O PROJETO POPULAR?

Anônimo disse...

é mermão, projeto popular já foi pro saco faz tempo.. ficar no PT é naufragar como Kautsky. O governo foi entregue a Odebrecht + OAS + Camargo Correa + Itau + Bradesco + Campo Majoritário do PT..

Vamo acordar esquerda! Já tem mais gente saindo do PT..

Aqui no Rio, todos os petistas fecharam voto no PSOL em 2010. Pt mesmo, só pra presidente.

O Bonde da história tá chamando a ala esquerda do PT pra acordar, mais uma vez, talvez a ultima. São duas opções pra vcs: voltar a compor com o povo uma alternativa que rompa esta merda ou ficar a deriva, como um coadjuvante caricato ad infinitum a la "ala esquerda do Obama".

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo