Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Arruda teria ajudado Yeda?


Onde está o laudo da morte de Marcelo Cavalcante?

Vejam a comovente confissão do senador Pedro Jorge Simon (PMDB-RS) na tribuna do Senado na última quarta-feira:

“Nessa hora tão tumultuada, tão difícil, tão complicada, onde não se sabe mais o que está certo e o que está errado, não se sabe o que fazer e o que não fazer, mais uma vez o Senado vai fazer a sua parte e vai votar um projeto da maior importância e do maior significado no que tange à questão da corrupção”, disse o parlamentar se referindo ao Dia Mundial Combate à Corrupção.

Dois dias depois, o intrépido Pedro Jorge voltou à tribuna, de onde espargiu perdigotos e críticas ao que chamou de "truculência" da Polícia Militar de Brasília contra manifestantes que pediam a renúncia do governador José Roberto Arruda (DEM), acusado de corrupção pesada.

Pedro Jorge, que dois dias antes ignorava "o que está certo e o que está errado, não se sabe o que fazer e o que não fazer", subitamente, ficou iluminado e protestou contra a opressão e a brutalidade da polícia do governador Arruda. Parcialmente iluminado, eu diria. Simon acometeu-se de meia lucidez, se é que isto exista. Faltou cobrar da polícia do Distrito Federal o laudo da causa mortis do ex-embaixador do governo Yeda no DF, Marcelo Cavalcante.

A propósito da morte misteriosa do ex-assessor de gabinete da então deputada federal Yeda Crusius (PSDB), Pedro Jorge poderia ajudar a esclarecer o motivo de a polícia de Arruda ter tanta dificuldade para emitir um laudo simples, que faz parte da rotina de qualquer força policial.

Para refrescar a memória de todos nós, vamos reler parte de um post deste blog, publicado em 19 de fevereiro último. Seis questões que intrigam:

1) É raríssimo suicídio por afogamento, tanto mais se o local escolhido for nas águas serenas de um lago (o Paranoá, de Brasília), onde não há correntezas, redemoinhos ou ondas.

2) Qual o motivo de apressar o sepultamento do corpo? O corpo foi encontrado no amanhecer de terça-feira, dia 17 de fevereiro de 2009, na quarta-feira (18) à tarde, já estava sepultado.

3) Por que não houve perícia técnica para examinar as vísceras do corpo? Em casos de suspeita de morte por afogamento é fundamental examinar a presença de microalgas no interior do pulmão da vítima. O exame legista pode dar respostas sobre agressão antes ou depois do óbito e qual foi de fato o agente causador do mesmo.

4) Como a hipótese de suicídio é remota, por que pessoas do centro do governo Yeda logo classificaram de forma perempta e uníssona, sobretudo uníssona, a morte por suicídio? Seria uma orquestração? De quem? Estranha muito a carta de Carlos Crusius que não disse a que veio, salvo para afirmar categoricamente que Marcelo Cavalcanti foi levado ao suicídio. Ficou evidente a “palavra de ordem” de Crusius: morte por suicídio e ponto final.

5) A mídia amiga e os correligionários do falecido passaram a repetir a hipótese do suicídio como uma verdade absoluta, fazendo cortina de fumaça para outras hipóteses e especulações menos ingênuas.

6) Uma questão importante: a Polícia Federal investiga ou investigou o caso?

Como já se notou, o escasso republicanismo do governo Arruda (Dem-DF) - ex-militante tucano - não teria contribuído para o descaso na emissão do laudo de causa mortis de Marcelo Cavalcante? As práticas convergentes dos governos do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal não teriam colaborado para que as investigações e diligências acerca da misteriosa morte do ex-assessor de Yeda tivessem resultados nulos, vagos ou não-conclusivos?

O senador Pedro Jorge bem que poderia usar a sua meia lucidez para mobilizar forças em torno dos esclarecimentos do propalado "suicídio" de Marcelo Cavalcante, chave para tantas indagações suspensas e mistérios irresolvidos no yedismo de fracassos.

17 comentários:

Luís disse...

Se ajudou, não sei, mas é bem provável que sim.
Já, quanto ao nível do voto dos brasilienses ao eleger um canalha confesso tipo o Arruda, está bem similar ao dos gaúchos.
É aquele senso-comum bem fabricadinho pelos grandes meios de comunicação e engolido rapidinho pelos que se acham "os melhores da galáxia"...

Anônimo disse...

Sou contra qualquer ato de corrupção. Acho que quem pratica corrupção deveria devolver tudo que roubou antes de ser solto. Se não devolver, cumpre perpétua. Terminariam os laranjas. Faço coro com todos que estão indignados com o mensalão de Brasília, assim como me indignei com o mensalão anterior. Não importa o partido, não pode ter mensalões. Agora, criticar a Brigada por baixar o pau em quem tranca uma avenida, eu não concordo. Por que prejudicar quem está indo ao médido, ao dentista, ao trabalho, passeando, etc???????
É errado trancar avenidas e ninguém me convence do contrário...
Pedro Alencar de Almeida

Anônimo disse...

Infelizmente caro Pedro Alencar de Almeida, corrupção é um fato que acontece há muito tempo na história humana, não é só nosso infortunio, temos que conviver e combater isso, as vezes ganhamos , as vezes eles se safam, corrupção é pandemica, não é um fenomeno brasileiro. Em relação à Policia Militar, me desculpe, aquilo foi uma reação muito violenta e acredito piamente que ouve manipulaçao da situação para conseguir justificar os fins. Toda negociação salvo casos extremos se deve dar em campo neutro, o Coronel e o ajudante estavam no meio dos manifestantes, ou isso foi uma provocação ou foi muita arrogãncia da parte deles. Esta é um pouco da minha opinião. P.S. Já foste à Brasilia ? Certas avenidas de lá são um deserto quase ninguém passa de carro, quiçá a pé, portanto duvido muito que alguém tenha sido seriamente prejudicado.
Marcelo J. Abraços

Anônimo disse...

O verme partido perdoa o arado.
O cadáver não vinga injúrias.

Jonas disse...

Pedro....
Conheces Brasília ?
Sabes o que são aqueles gramados e avenidas ?
Com que avenida Pedro, tu anda sonhando? Não viste os vídeos ? Quem bloqueou algo ali foram os cavalos da repressão. Tanto as montarias com as cavalgaduras.
E mensalão de Brasília ? O passador de bola Marcos Valério é peão de quem? Daniel Dantas ao que consta. E Daniel Dantas é parceiro de quem, seu Pedro?
Falando em Brigada, como é que esses teus comandantes explicam o uso de telhas onduladas finas em quartéis (hahahahaha, cof, cof, engasga) da corporação ?
E que aposentadoria precoce é essa ?

Oscar T. disse...

È um caso pra se pensar... da pra desconfiar da ligação entre eles, o "suicidio" etc.

Anônimo disse...

E eu gostaria de saber qual a maneira de ser ouvido e noticiado senão for através de manifestações como a dos estudantes de Brasília. Quando os ladrões são protegidos pela mídia(RS, SP e DF), sobra somente ir às ruas. E que moral tem um chefe ladrão de dar ordem para a polícia bater nas pessoas.
flavio cunha

Delegado disse...

DF e RS dois governos demo-tucanos convergentes e praticantes dos mesmos desmandos, sim.
Claro que Arruda deu uma mãozinha pra companheira Yeda. Óbvio, só não vê quem já morreu.

Anônimo disse...

que duplinha!!! ambos se merecem!!!

Anônimo disse...

Fiz um comentário ficando politicamente neutro. Como alguns se manifestaram politicamente contra, me acho no direito de um tréplica, se me permite o moderador.
Por que não trancaram ruas no mensalão petista?
Pedro Almeida

Anônimo disse...

Crime organizado.Abr.Roberto.

cazé disse...

Pedro Almeida. vc é um idiota com conversinha de idiota.

A idéia não é trancar ruas, a idéia é protestar contra a corrupção e o abuso de governantes falcatrua. Isso não foi feito contra o Lula, porque o mensalão foi uma invenção do PIG, os que poderiam "trancar ruas" não tinham contra quem protestar. Aquilo foi uma manipulação da mídia direitosa apoiada por safados como você.

Anônimo disse...

Nobre Pedro "Incitatus" Simon ! do Mampituba pro norte o arauto da justiça, já dali pro sul . . . tadinho de nós. guascas sofridos !

alex disse...

todo dia compareço a este blog esperando uma martelada para a "cobertura" da rbs na questão do socioambiental em porto alegre.

até agora, o nobre blogueiro fez apenas menção ao lego. o lego é coisa pra criança, literalmente, perto das tretas do pisa dmae. escuta os áudios que tão no blog do aracnídeo machado

Leandro disse...

Diário Guasca? Não era Gauche? Devo ter rateado, mas só percebi a mudança hoje...

van-poa-rs disse...

Bom seria se DEMO desse com "a língua nos dentes", neste caso da morte de Marcelo Cavalcante e entregasse o PSDB! Geralmente, quando há um desentendimento entre as quadrilhas, um entrega o outro!

Alice disse...

Quem sabe a OAB-DF possa estabelecer a conexão entre os governos corruptos do RS e do DF e exclarecer o caso Cavalcante da Yeda? Sim, por que no DF a OAB tem tido um papel ativo nesse processo, principalmente ao demonstrar que a base aliada, tabém envolvida na corrupção do Arruda, deve estar impedida de atual no processo de impeachment.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo