Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 19 de dezembro de 2009

RBS: cinismo e caradurismo



Cerveja (ruim) patrocina o circo teen da RBS

Os adolescentes de Porto Alegre são campeões nacionais em consumo precoce de álcool, especialmente a cerveja. É o que diz uma pesquisa do IBGE, divulgada ontem.

O jornal Zero Hora, o principal veículo da RBS, edição de hoje, faz uma chamada de capa para a pesquisa, e dedica toda a página 32 a comentar o fato, sempre em tom de preocupado moralismo e discreta censura... ao álcool. Deduz-se, depois da leitura, que a responsabilidade é toda dos pais da meninada, uma vez que um especialista consultado afirmou empiricamente que "a explicação para a posição incômoda é cultural, muitos pais de Porto Alegre querem ter uma postura liberal com os filhos, mas acabam se tornando condescendentes".

A matéria de ZH jamais cogita de examinar a influência da propaganda do álcool na televisão, a qualquer hora do dia, e muito menos de mega-eventos teen patrocinados por fabricantes de bebidas alcoólicas.

Portanto, nada mais cínico, nada mais cara-de-pau. Logo a RBS, que detém o controle de uma empresa de eventos e explora o negócio responsável por montar anualmente dois circos, um em Florianópolis, outro em Atlântida, no litoral norte do RS. No circo, numa maratona de 72 duas horas seguidas, apresentam-se atrações musicais e bebe-se muita cerveja - mas apenas de uma marca, já que o principal cotista-patrocinador é um fabricante de cerveja de qualidade discutível. Público alvo do circo etílico rebessiano: crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

Coisas da vida.

Em Tempo: E o Ministério Público/RS e SC onde estão? Têm algo a dizer? Agirão ou permanecerão impassíveis?

Clique nas imagens para ampliá-las.

10 comentários:

Gustavo Guglielmi disse...

A Schin e a RBS se merecem, foram feitos um para o outro. Um chinelo velho sempre acha um pé torto.

SBENTENAR disse...

- Desconhecia essa, Gustavo, do chinelo velho!! Dei uma bela de uma gargalhada. Quanto a Schin não era a empresa que recebeu incentivo do governo guasca e ao mesmo tempo está respondendo por sonegação fiscal?

van-poa-rs disse...

Se eu estiver enganada, me corrijam, mas em estádios de futebol, em fardamento dos jogadores, na TV (antes das 22h), os comerciais de cerveja não foram proibidos? Se foram, como é que em eventos desta natureza, destinado à adolescentes, pode? Segundo os promotores, tudo transcorre sem "nenhum incidente"!!!

Anônimo disse...

Você é desinformado, amigo: a venda de bebia alcoólica é proibida para menores dentro do Planeta Atlântida. Outra: as marcas que compram o evento o fazem muito mais pelo grande pacote de mídia que recebem (rádio, tv, jornal, internet, etc) do que pelo evento isoladamente. Em especiais com esse, o custo unitário de cada comercial cai a menos de 50%. Sem contar o grande número de chamadas. Quem trabalha com propaganda sabe do que estou falando. Sou a favor da propaganda de bebidas? Não. Mas não queira colocar um setor ou empresa como único culpado. Nesse particular, vale lembrar que os governos, todos eles, inclusive o atual, faturam alto com os tributos cobrados do setor. Logo, é o tema envolve um grande cinismo que começa pelo poder público.

Alice disse...

Mais um deplorável dado estatístico que comprova a situação calamitosa em que se encontra o Rio Grande do Sul. O RS virou um referência de política sem ética, falta de consciência social, cidadania apática, obesidade... aqui predomina a incivilidade. Já ouvi várias pessoas dizerem: "se eu fosse mais jovem sairia daqui". Realmente, para os cidadãos com consciência social e lucidez e conhecimento sociológico é duro viver aqui.
Por isso precisamos buscar suporte em Borges, Goethe, Foucault... Ainda bem que temos um Presidente como o Lula, que é uma inspiração de vida com justiça, ética e solidariedade...

Oscar T. disse...

Ja tinha pensado nisso há uns 3 anos qdo RBS fez campanha contra alcool e TVCOM mostrava gurizada embriagada no Planeta (e achando isso divertido) c/ o tal do Piangers et caterva.
Cinismo, hipocrisia....

Anônimo disse...

Estagiário da RB$ detected...

Anônimo disse...

Anônimo das 15:19 :

Tu que és desinformado. A venda de bebidas alcoólicas não é proibida para menores DENTRO do Planeta Atlântida.

A venda de bebidas alcoólicas para menores é proibida DENTRO E FORA deste e qualquer outro evento.

Flics

carlossiqueira disse...

Uma hipocrisia tacanha mesmo. Quanto a proibição, esta não deveria ser da venda, mas do consumo, afinal, todos sabemos que um ´´maior´´ compra um monte de cerveja e logo ali, os ´´menores´´ se divertem bebendo com ele as cervejas compradas e ninguém faz nada dentro ou fora do ``Planeta´´. O lance é cultural, mas, ao mesmo tempo, há uma condescendência brutal por parte de todos, portanto, Hipocrisia pura e simples!

Milton Ribeiro disse...

HAHAHAHAHAHA

Alô, MP?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo