Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Empresas requintadas com sistemas medievais de exploração



Escravos da modernidade
Na semana passada, a imprensa veiculou a notícia de que uma construtora servia-se de trabalho escravo.

A obra não era uma hidrelétrica na região Norte ou em algum lugar de difícil acesso, onde sempre é mais complicado descobrir o que se passa. Na verdade, a obra encontrava-se quase na esquina com a avenida Paulista.

Trata-se da reforma de um dos mais conhecidos hospitais da capital paulista, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Ironicamente, a empresa responsável pela obra chama-se "Racional" Engenharia.

Como não podia deixar de ser, a empresa afirmou que os trabalhadores respondiam a uma empresa terceirizada e que os dirigentes desconheciam realidade tão irracional. Este foi o mesmo argumento que a rede espanhola de roupas Zara utilizou quando foi flagrada servindo-se de mão de obra escrava boliviana empregada em oficinas terceirizadas no Bom Retiro.

É muito interessante como empresas que gastam fortunas em publicidade e propaganda institucional são tão pouco cuidadosas no que diz respeito às condições aviltantes de trabalho das quais se beneficiam por meio do truque tosco da terceirização. Quando se contrata uma empresa terceirizada, não é, de fato, complicado averiguar as reais condições a que trabalhadores estão submetidos, se seus turnos são respeitados e se seus alojamentos são decentes.

Há de se perguntar se tal desenvoltura não é resultado da crença de que ninguém nunca perceberá o curto-circuito entre imagens institucionais modernas, requintadas, "racionais", e sistemas medievais de exploração.

No fundo, essa parece ser mais uma faceta de um velho automatismo brasileiro de repetição: discursos cada vez mais elaborados e modernos, práticas cada vez mais arcaicas. Afinal, tal precariedade foi feita em nome de novas práticas trabalhistas, mais flexíveis e adaptadas aos tempos redentores que, enfim, chegaram.

Não mais a rigidez do emprego e do controle dos sindicatos, mas a leveza do paraíso da terceirização, onde todos serão, em um horizonte próximo, empresas. Cada trabalhador, um empresário de si mesmo.

Que essa flexibilidade tenha aberto as portas para uma vulnerabilidade que remete trabalhadores à pura e simples escravidão, isto não retiraria em nada o brilho da ideia. Pois apenas os que temem o risco e a inovação poderiam querer ainda as velhas práticas trabalhistas. Pena que o novo tenha uma cara tão velha.

Pena também que, como os gregos mostrem a cada dia, quem paga o verdadeiro preço do risco sejam, como dizia o velho Marx, os que já perderam tudo.

Artigo do professor Vladimir Safatle, da Filosofia da USP. Publicado na Folha, no último dia 14/2.


3 comentários:

Nelson disse...

Nestes tempos neoliberais, o lucro deixou de ser a prioridade número um dos capitalistas para se tornar também a segunda, a terceira, a quarta, a quinta...
Os desvios dos princípios éticos que isto implica, e que antes ainda causavam algum prurido de preocupação, hoje são facilmente justificados da forma mais cínica possível: o mundo é assim mesmo e se eu não fizer outros o farão, defnde-se o capitalista.
E, como cantado naquele famoso bolero, "Asi pasan los dias".

Nelson disse...

Nestes tempos neoliberais, o lucro deixou de ser a prioridade número um dos capitalistas para se tornar também a segunda, a terceira, a quarta, a quinta...
Os desvios dos princípios éticos que isto implica, e que antes ainda causavam algum prurido de preocupação, hoje são facilmente justificados da forma mais cínica possível: o mundo é assim mesmo e se eu não fizer outros o farão, defnde-se o capitalista.
E, como cantado naquele famoso bolero, "Asi pasan los dias".

Nelson disse...

A forma como impostei o termo "capitalistas" no comentário anterior pode dar ideia, e certamente dá, de que capitalistas é um determinado grupo de pessoas que, se conseguirmos subtrair-lhe o poder político e econômico de que dispõe, tudo pode melhorar neste planeta Terra, quase como um passe de mágica.
Porém, a coisa não é assim tão simples. Por isso, para ser mais exato, e mais conforme com a realidade atual, tenho que reconhecer que, generalizando, todos nos tornamos capitalistas. Todos passamos a colocar nosso lucro, nosso ganho monetário pessoal na posição de primeira, segunda, terceira... prioridade.
Também os profissionais liberais, dentistas, médicos, engenheiros, aruqitetos, agrônomos, advogados, etc... e o conjunto dos trabalhadores empregados tornaram-se capitalistas ao extremo. Todo mundo quer ganhar o máximo no menor tempo possível e com o menor esforço possível. Todo mundo quer ficar rico em coisa de cinco ou oito anos.
Então, todos nós - generalizando, repito - estamos torcendo pelo suscesso do sistema capitalista.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo