Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Petrobras começa a explorar petróleo no Uruguai e reforça a especulação sobre a reserva de Pelotas


Só a vitória de Tarso Genro pode desvendar o mistério do petróleo sulino

Em julho de 2009 o governo uruguaio promoveu um certame licitatório chamado Ronda Uruguay 2009, que objetiva explorar e produzir petróleo e gás natural em blocos da plataforma continental do país vizinho, na bacia sedimentar de Punta del Este (foto).

A Petrobras participou da licitação, em consórcio com as empresas YPF (espanhola) e Galp Energia (portuguesa). A forma de contrato definida para a Ronda Uruguay 2009 foi a partilha de produção, modalidade que implica a participação do governo uruguaio na produção, através da Ancap.

A Petrobras será a operadora do Bloco 4 (40%), tendo a YPF 40% de participação e a Galp 20%. No Bloco 3, a Petrobras possui 40% de participação, a YPF será a operadora da área (40%), tendo a Galp 20% dos direitos.

Terça-feira passada (9/2), foi assinado em Montevideo o contrato para imediata exploração do petróleo e gás natural. A produção fica condicionada à melhor prospecção do montante de combustível fóssil e a dimensão do bloco continental uruguaio. As perspectivas, entretanto, são otimistas, segundo técnicos da Petrobras, haja vista que o consórcio se sentiu estimulado a iniciar desde logo o trabalho de exploração no Uruguai. Outro fator que contribuiu para a imediata operação foi a vitória da Frente Ampla, dando continuidade à política de Tabaré Vázquez, agora através da liderança de Pepe Mujica, recém eleito presidente do país.

...................................

A decisão da Petrobras de explorar a bacia uruguaia reforça a quase certeza de que há mesmo um grande manancial de petróleo na costa do Rio Grande do Sul, em especial na plataforma de Pelotas.

Os entraves ao anúncio de que de fato há muito petróleo no litoral sul-rio-grandense - uma espécie de compensação pela sua notável feiura e rudeza - se devem a dois fatores:

1) A dificuldade quase intransponível de fazer interlocução séria e responsável com alguém do governo estadual no RS;

2) A recusa em premiar um governo temerário com o anúncio de um pré-sal no RS.

Assim, "a persistir um arranjo de governo semelhante ou derivado da desqualificada experiência yedista" no estado - me confessa uma confiável fonte petroleira - dificilmente a estatal brasileira de energia fará qualquer movimento para modificar o quadro de incógnita atual, mesmo que aumentem as especulações sobre a existência de muita riqueza de energia fóssil em nosso litoral, com os fortes investimentos brasileiros no Uruguai.

- Com a vitória de Tarso Genro, se ela acontecer, o anúncio da Petrobras sobre o pré-sal no Sul será rápido - arremata a mesma fonte.

A ver.

20 comentários:

Anônimo disse...

Lembro na epoca do FHC, quando os petistas locais ficavam indignados porq o governo federal prejudicava a gestao de Olivio Dutra. Agora fazem o mesmo, mas agora eh normal... eh culpa do governo estadual.

Juarez Prieb disse...

Anônimo, e o mega investimento no Polo Naval de Rio Grande? Quem fez, foi o governo da velha Yeda? Foi o agronegocinho? Foi a família Sirotsky? Foi o grupo Gerdau? Foi o esforço homérico de Pedro Simon?

Ah, lembro, foi a Petrobras. Sorry!

Jefer Souza disse...

Se esta informação for realmente verdadeira comprova-se um ranço político inadmissível a prejudicar não a Yeda ou partidos da sua base aliada e sim a todos no Rio Grande do Sul.
Independente de partido, quando é que teremos no Rio Grande do Sul e no Brasil governos que pensem acima de tudo nos cidadãos e não em conchavos, panelinhas partidárias e interesses políticos mesquinhos?
Desculpe, mas que merda isso...

Juarez Prieb disse...

Ranço político aonde?
Lula foi o presidente da República que mais investiu no RS. Nem Getúlio nem os gaúchos Geisel, Médici e Costa e Silva da ditadura fizeram tanto pelo RGS.
O problema é que a Petrobras não pode conversar com a gentinha que hoje está aí. Precisa nível pra acertar investimentos bilionários no pré-sal. Ninguém pode correr risco de estar acertando um investimento, uma licitação e recber um achaque qualquer da chinelagem de bombacha. Quem vai investir num lugar onde os escrotos mandam?

gustavo disse...

"Entre 2006 e 2009 (governos Germano Rigotto e Yeda Crusius), recursos repassados pelo Ministério da Saúde para a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul foram aplicados no mercado financeiro em prejuízo da oferta e ações e serviços de saúde para a população. Em 30 de junho de 2009, a Secretaria tinha R$ 164,7 milhões rendendo juros e correção monetária e prejudicando gravemente os usuários do Sistema Único de Saúde no Estado. As informações fazem parte do relatório n° 8236 do Departamento Nacional de Auditoria do SUS/Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, do final de janeiro deste ano. A página 28 do relatório denuncia o prejuízo causado à população pela decisão de aplicar os recursos no mercado financeiro". (Do RS Urgente)

E depois essa chinelagem quer que a Petrobras comece a explorar petroleo por aqui. Se desviam dinheiro da Saúde (SUS), imaginem o que fariam com o dinheiro do petróleo.
É UMA CHINELAGEM BRAVA!!!!

Anônimo disse...

Estão bem os comentaristas deste blog, os termos utilizados são "gentinha e chinelagem" os mesmos termos utilizados pelas elites decadentes. E depois acham que podem mudar o Brasil para melhor! E o post em si revela uma imensa imoralidade se tudo isso for verdade. A Petrobrás e parceiros multinacionais descobrem pré-sal no litoral gaúcho, mas não se divulga para não beneficiar o governo Yeda... E o Blogueiro acha isso muito bom. Francamente.
Sulino Meridiano.

Tupamaro disse...

O post está perfeito, e a conclusão do blogueiro e da maioria dos comentaristas é correta. Como a PETROBRÁS vai investir num estado cujo governo e apoiadores deste governo estão imersos no lamaçal de corrupção? Já não se lembram do DETRAN, das licitações fraudadas das barragens, do desvio da verba da merenda escolar, das telhas surrupiadas da ajuda aos desabrigados. A lista de bandalheiras é longa... Quem primeiro deve pensar no futuro do estado do RGS é o povo que aqui habita, e não é votando em Brito, Rigotto e Yeda que vai se preservar o futuro do estado, isto já esta mais do que provado. Quem vota em Brito, Rigotto, Yeda e Fogaça tem mais é que levar na bunda mesmo.

elektrofossile disse...

Quem deve se beneficiar é o povo gaúcho e não este ou aquele governo.
Acho arriscado anunciar no governo Yeda. Vá-lá que ela queira devolver (ou entregar) unilateralmente, tal como quis e tentou fazer com as rodovias ...

Usem a cabeça, e não só prá por chapéu. Entre as duas orelhas há material utilíssimo, mas que precisa ser treinado para ser bem usado!

SBENTENAR disse...

- Quem sabe a (des)governadora com seu parceiro e conterrâneo de S.Paulo, reativem a Paulipetro? O guru que agora renegam (FFHH), construiu as plataformas onde? Ah! Singapura!! Agora, na gestão atual ara prejudicar o governicho , construiu e constrói em Rio Grande. Que falta de tato de Lula!! E o Vice-Rei nem para inauguração da Expointer se dignou vir. Isso que estava com a sua "tchiurma". Sperotto et caterva!!

Jefer Souza disse...

Acho que o blogueiro não expressa a opinião que a suposta atitude da Petrobrás (e/ou do governo)são corretas. Ele apenas expõe informação que recebeu e sugere, em cima disso e de outros fatos, o que supostamente ocorre ou ocorreu.
Na realidade o blogueiro é um dos poucos que conheço realmente coerente, que faz a crítica ou elogio sem paixão ou ranço. e digo isso mesmo não concordando com algumas de suas opiniões.
Ao contrário do Juarez, que dorme e toma banho com a camiseta. Não que seja errado, mas, de vez em quando, não é muito bom usá-la tapando os olhos.

Anônimo disse...

E não é que meu falecido pai tinha razão?

Ele sempre me contava que na época (anos 60/70) que estavam escavando os pilares da ponte que liga Pelotas a Rio Grande na BR 392, em determinado ponto aonde se fazia perfurações para sondagens do terreno surgiu um joro de uma água oleosa e escura.

Contava também que vieram uns milicos, lacraram o local com concreto e nunca deram nenhuma explicação... mistério...

Agora, se a Petrobrás sabe de algo concreto em termos de petróleo no RS e não divulga para não beneficiar o atual (des)governo, isso sim é uma chinalagem com a população gaúcha e, principalmente, com a região sul do estado.

Udo disse...

Um governicho que desvia telha de amianto destinada aos desabrigados dos temporais, o que iria fazer se fosse "administrar" os royalties de petróleo?
Faz bem a Petrobras em não abrir nada enquanto essa trupe está por aí. Se o Fogaça ganhar, a Petrobras deve ficar parada no sul. Eles não conseguem governar sem meter a mão e se lambuzar.

j maurer disse...

Decretada prisão de Arruda por prejudicar as investigações sobre a corrupção. Por 12x2. Quem sabe agora apareça a fita do assassinato do Marcelo na ponte , ele tinha importantes revelações sobre a corrupção do governo Yeda e suicidou-se estranhamente dois dias antes de seu depoimento em que comprometeria sériamente a governadora. Ligando um ponto ao outro... Cadê a fita/ Queremos a fita! Será que o corrupto da ssp do DF continua bloqueando?...

Anônimo disse...

O que não se deseja é uma situação de corrida desenfreada no usufruto de um recurso finito.

Tem coisas maiores do que a acusação leviana de prejudicar a nossa louca raivosa.

Imagina a situação se a Petrobrás começa a extrair petróleo no Rio Grande.

O que dirão Paraná e Santa Catarina ?

Por isso existe proposta de lei e ocorreu um planejamento.

Por isso foi proposto que os royaltes do pré-sal fossem divididos entre todos os estados da união, de modo que nos beneficiaremos hoje da extração que ocorrerá no Rio e no futuro o Rio continuará se beneficiando do que sair aqui.

Deseja-se e não ocorra pressão política para explorar toda a costa marítima de uma só vez.

O que se quer é alongar a exploração nacional pelo maior período possível, e isso não se aplica ao Uruguay, lá queremos tirar o que tem o quanto antes.

Então vem a pergunta: onde andava Yeda e sua numerosa prole, digo, base de deputados, quando se votava e discutia o pré-sal.

Será que ela entendeu a importância da coisa ocorrer conforme o que foi proposto na lei, será que passou pela cabeça dela que várias coisas foram previstas, e que a gente não sai fazendo anúncio besta e que não se quer uma situação de corrida a um recurso finito?

Será que entra na cabeça desses neoliberais tão imediatistas que se está planejando hoje algo cuja exploração vai até 2100 ? Que isso foi pensado para nossos bisnetos ?

Ary disse...

Yeda Crusius, vulgo "Yeda Casanova", deve colocar os imensos culotes de molho. Uma dica: Tarso não é mais ministro.

Anônimo disse...

ao colega das 16:24:
O petróleo do pré-sal fica 5 km prá baixo da terra, lá no meio do mar, não tem nada que ver com buraquinho de ponte em Pelotas.
Se fosse fácil assim, apareceria em tudo que é poço e fundação de prédio, seria muito barato, como é na Arábia Saudita e já estariam explorando em terra mesmo, feito o recôncavo baiano ou feito no Ceará.

Ary disse...

Do charque para o petróleo! Quando iniciou essa metamorfose? No governo FFHH, ora bolas!

Anônimo disse...

"U que qui tem qui ve o c.u. coas calça"?

A exploração do petróleo é de decisão do governo federal, os governos estaduais não "apitam" nada.

Que post mais besta! O dono do blog andou fumando errado?!

Flics

Oscar Neto disse...

Bem lembrado, Udo: governo que desvia telha de flagelados, o que não faria c/ royalties? Só o anuncio da existencia daria vida nova pra Yedinha et caterva.

PS Charque se sustentou no período escravocrata, petróleo nos tempos modernos c/ operários petroleiros em geral concursados.

Anônimo disse...

Salvo melhor juízo, parece-me chantagem.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo