Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Paradoxo Mario Vargas Llosa




Vargas Llosa é sabidamente um racista, um etnocêntrico convicto. Mas é capaz de narrar a história do ex-explorador colonialista Roger David Casement (1864-1916), depois convertido à luta de libertação de sua Irlanda, ele que fôra na juventude envolvido na sanguinária barbárie branca contra os povos africanos e índios sulamericanos: tudo em nome dos três C’s – cristianismo, civilização e comércio.


É de suspeitar que Vargas tenha se identificado com a transformação política de Casement. Sei lá!

4 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Baita injustiça com Vargas Llosa, uma das grandes cabeças da América Latina nos nossos dias. Llosa - que é liberal, mas apoiou o canhoto do Humalla no Peru -- não é um etnocêntrico convicto e muito menos um racista. Cuidado, racismo no Brasil é crime e acusar pessoas de crime também é crime.

Rocco disse...

Bah, vamos ter que aguentar o troll de novo. Ser chato e vazio ainda não é crime, mas enche o saco (o que, obviamente, é seu objetivo)

Anônimo disse...

Cristovão, acho melhor vc ler o livro. O Casement nunca foi um explorador, ao contrário ele como diplomata británico investigou os crimes na África e na Amazonia peruana cometidos pelas empresas de extração de borracha.
O Vargas Llosa é de direita, mas nunca vi q fosse racista. E é um ótimo escritor.
Abraço.

Anônimo disse...

Leia a opiniao desse homem de verdade, sobre o DSK e a leniência dos franceses esquerdistas, e que hoje se discute a posicao da mulher na sociedade francesa: (El Pais de 17.07.11)
Titulo : "El derecho de pernada"

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo