Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Está difícil de entender


O governo federal está prestes a interditar - em definitivo - o direito à informação acerca dos arquivos da ditadura militar (1964-85). Segundo palavras da ministra Salvatti a decisão seria essa, iluminada que foi pelos ex-presidentes  Sarney e Collor, agora promovidos a conselheiros privilegiados do Planalto. Vejam só!


É difícil compreender o caso, sabendo-se que a presidenta sofreu os piores tratamentos que um ser humano pode ser submetido pelo regime que sequestrou, prendeu, torturou, e assassinou. Agora, caso se confirme, a cidadania  estará impedida de conhecer o passado de si própria, em nome, em nome... em nome do quê mesmo?   

19 comentários:

Anônimo disse...

Collor e Saeney na área NUNCA foi bom sinal, quanto mais bom conselho...ONU pediu averiguação....L.Medeiros

zé bronquinha disse...

A óbvia resposta para essa posição incoerente de Dilma está no fato da tal governabilidade, que passa por assegurar aos "coronés" do Senado tudo aquilo que pretendem.Isto mostra um governo sem cara, que não faz os enfrentamentos certos, contra os inimigos que se fazem de amigos.É lamentável que tenhamos mais do mesmo. Desde FHC que coisa anda desse jeito.

edu marcondes disse...

Sabe o que eu estava lembrando? Do ministro Eros Grau, do STF, ativista contra a ditadura, preso e torturado, e no entanto defendeu a lei de Anistia de 1979, em julagento no ano passado. Deve ser Karma!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Realmente, dificil de entender. O 'Zelador' parece ter, ainda, o controle da política no Brasil, uma barbaridade!

Anônimo disse...

Caro Tóia olhei lá no "Viomundo"a mesma notícia daqui...pensando melhor: tu conheces a Dilma, eu tb...é meio complicado ela ter mudado tanto assim...teria que mudar muito e muito!!! Penso que isso é intriga nova...Meu abraço, Lúcia Medeiros

Anônimo disse...

Isto é notícia criada na Globo/Veja/Folha. Não sei como vocês acreditam nisso.

Nelson disse...

Pusilanimidade. Apenas isso.
Até o SBT está escancarando, com sua novela "Amor e Revolução", o que foi a prática da tortura e assassinato durante a ditadura civil-militar.

Gustavo disse...

INFORMAÇÃO DA AGÊNCIA BRASIL (Oficial):

"O projeto de lei que promove mudança na Lei Geral de Acesso à Informação está em tramitação no Senado, na Comissão de Relações Exteriores. Durante a tramitação na Câmara, os deputados mudaram o texto que, agora, prevê que todos os documentos considerados ultrassecretos terão que se tornar públicos após 50 anos.
Inicialmente, o governo da presidenta Dilma queria que a proposta fosse aprovada pelo Senado a tempo de ser sancionada no dia 3 de maio, data em que se comemora do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Contudo, atendendo ao pedido dos ex-presidentes da República e atuais senadores Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP), o governo decidiu retirar a urgência da matéria para aprofundar a discussão sobre o tema".

Anônimo disse...

Não está difícil de entender.

Trata-se de mais um retrocesso do governo de "esquerda" de Dilma em nome da "governabilidade".

O que não consigo entender é o porque de certo tipo de esquerda ter tanto medo de enfrentar a direita e os conservadores.

Dilma tinha,e tem,base social pra fazer as mudanças que o Brasil precisa,mas a todo momento cede!Comissão da verdade que não sai;PNBL mutilado com a idéia do ministro Bernardo de parcerias com as mesmas empresas que fornecem o péssimo serviço que todos conhecemos;A política monetária continua transferindo bilhões de reais aos banqueiros;Política Fiscal neoliberal de superávit primário;Marco regulatório da mídia que nem se ouve mais falar e agora essa de não abrir os arquivos públicos,incluído aí o período da ditadura.

E o pior é que nem criticar o governo e o PT se pode em determinados blogues "progressistas" que logo se é tachado de agente do PIG!

Gabriel Braga

Anônimo disse...

Difícel de entender?... né não... é só cair na real... que o Governo Dillma é um governo de centro-direita... como foi o governo Lula...aaahhhhh mas... sim é difícel de admitir...

Flics

Anônimo disse...

Difícil de entender? Que nada, é fácil: o governo do PT trabalha pela conciliação de classes, os trabalhadores amigos e camaradas dos burgueses, os pobres dos ricos, os torturadores dos torturados. Simples assim.

Ou achas que vai sair algum projeto revolucionário desse mato?

Anônimo disse...

E ambos originários da malfadada Arena da ditadura! Eles têm seus motivos, ah se têm.

armando do prado

Cazé disse...

"Isto é notícia criada na Globo/Veja/Folha. Não sei como vocês acreditam nisso." - diz o anônimo ali.

Acho que o Lula não acreditou nessa, anônimo. Ele também disse que os documentos tem que ser abertos para todos.

Anônimo disse...

Viomundo já mudou o texto...e colocou o desmentido da ministra Ideli. Era fofoca...LMedeiros

Anônimo disse...

Hoje a Salvatti desmente a notícia. Não falei que era invenção do Pigs

cazé disse...

Sim, o Lula é um ingênuo então. Responde às provocações do Pig do nada e por nada.

Anônimo disse...

É, o Lula pagou o mico de ler a Folha.

Anônimo disse...

Quanta ingenuidade.
Como vocês acham que o Palocci se livrou da encrenca de ter arrumado 10 milhões assim que a Dilma foi eleita?
O silêncio do congresso pelo silêncio dos documentos.
Troca justa.

Anônimo disse...

Em nome talvez da conveniência muito conveniente de ter aliadozinhos dos mais sujos e emporcalhados, garantindo "governabilidade", juros nas alturas, novas usinas hidrelétricas de necessidade tecnicamente duvidosa, etc, etc, etc...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo