Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

É lenta a reconstrução da esfera política



A década do desencanto

Cada época tem um afeto que lhe caracteriza.

Nos anos noventa, ele foi a euforia: marca de um mundo supostamente sem fronteiras, pós-ideológico e animado pelas promessas da globalização capitalista. Na primeira década do século 21 os ataques terroristas aos EUA conseguiram transformar o medo em afeto central da vida social. O discurso político reduziu-se a pregações, cada vez mais paranoicas, sobre segurança, perda de identidade e fim necessário da solidariedade social.

No entanto, 2011 começou com uma mudança fundamental na dimensão afetiva. Pois novos laços sociais paulatinamente apareceram levando em conta a força produtiva do desencanto. Este é um dado novo. Desde o final dos anos 70, as sociedades capitalistas não tinham mais o direito de acreditar na produtividade do desencanto. Fomos ensinados a ver, no desencanto, um afeto exclusivamente ligado aos fracassados, depressivos e ressentidos; nunca aos produtores de novas formas.

Em "Suave é a Noite", Scott Fitzgerald apresenta um de seus personagens dizendo que sua segurança intacta era a marca de sua incompletude. Tal personagem nunca sentira a quebra de suas certezas, a desarticulação de seus valores, por isto ele continuava incompleto. Ele não tinha o desencanto necessário para explorar, sem medo, a plasticidade do novo.

Os novos personagens que entraram em cena na política mundial a partir deste ano não têm esse problema. Aqueles que transformaram 2011 no ano das revoltas sabem que todo verdadeiro movimento sempre começa com a mesma frase: "Não acreditamos mais". Não acreditamos mais em suas promessas de desenvolvimento social, de resolução de conflitos dentro dos limites da democracia parlamentar, de consumo para todos. Sempre demora para que tal frase se transforme em um: "Agora sabemos o que queremos". Tal demora é o tempo que o desencanto exige para maturar sua produtividade. Como sempre, essa maturação chegará quando menos esperarmos.

Mas todo acontecimento vem sempre acompanhado de um contra-acontecimento. Se o grande acontecimento de 2011 foi essa nova economia afetiva no campo político, o grande contra-acontecimento ocorreu na Grécia e na Itália: a expulsão dos políticos do centro de decisão em prol de meros estafetas do sistema financeiro.

Como se, de um lado, tivéssemos em marcha a dinâmica de reconstrução do político. De outro, sua anulação completa através da falácia gerencial de empregados do Goldman Sachs travestidos de primeiros-ministros. Estas são as duas vias às quais a década que agora nasce será confrontada.

Artigo do professor Vladimir Safatle, da Filosofia da USP. Publicado hoje na Folha.  

3 comentários:

rodrigo aguiar disse...

olha, o tempo ajuda a gente em algumas coisas, e uma delas é a não se deixar levar por algumas impressões sobre o passado. vamos combinar que tentar tirar algum movimento político relevante na década de 1990 é uma tentativa inútil. pois é assim que autor começa o texto. ainda verei alguém, lá do ano 2015, mais ou menos, falar que no início do século XXI as pessoas eram mais politizadas que agora (2015). mania de idealizar o passado. a década de 90 foi desértica, politicamente falando, assim como a de 80. idealizá-las só porque hoje parece que estamos ainda mais no fundo do poço não dá, né...

Anônimo disse...

que tal contar as decadas do brasil, desde a segunda metade do seculo XX, com os anos terminados em 8? 1958, 68, 78, 88...o seculo termina ai, com a constituinte, daih em diante apenas agoniza, mas a historia, apesar dos maus pressagios, continua, quem sabe as decadas significativas no seculo XXI, nao comecem em 2? 2002, 2012,...

Anônimo disse...

eh a chamada crise de economia moral, os de baixo nao aguentam mais a situacao,os de cima nao conseguem mais manter a situacao tal como estah

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo