Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sobe a estrela do PMDB/RS



Quatro considerações (ligeiras) sobre o ascenso do “gaúcho” (como diz ZH) ao Ministério da Agricultura:

1)     O fato não tem pouca importância. Deve repercutir na política e no panorama eleitoral do Rio Grande do Sul, afinal, 47% do PIB do estado é formado pelo setor primário meridional;

2)     O deputado Mendes Ribeiro, se tiver força e talento (atributos bissextos na carreira de Sua Excelência), pode asfaltar o caminho para uma disputa ao Piratini nas eleições de 2014;

3)     Assume na Câmara Federal, no lugar de Mendes, o primeiro suplente do PMDB/RS, Eliseu Padilha, ligado ao vice-presidente Michel Temer, que poderá viabilizá-lo como articulador político do governo Dilma no Congresso. Estranho? A política de vertente epifenomênica é feita da substância do estranhamento e do acidental;

4)     O PMDB/RS, se examinarmos o contexto de sua influência e inserção nacional, adquire agora mais capital político do que o PT/RS, tanto o mais se juntarmos à equação o pronunciamento do senador Simon em apoio à faxina dilmiana no governo. Resta saber se irá aproveitar a oportunidade que o destino está lhe abrindo, mesmo sabendo que o partido é um condomínio parcelar de interesses flou e aspirações eleitorais, jamais um todo orgânico e articulado.  
   

10 comentários:

Anônimo disse...

Quando mais não seja, se a memória não me falha o PT/RS só emplacou um posto ministerial no governo Dilma: Direitos Humanos (Maria do Rosário). No governo Lula: Olívio Dutra (Cidades), Tarso Genro (Educação, Justiça), Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário)e Dilma Rousseff (Minas e Energia e Casa Civil). E Tarso Genro e Dilma Rousseff estavam, mais importante, na coração do governo, no grupo de condução política...

Anônimo disse...

O Mendes Ribeiro, na época da eleição para a prefeitura de Porto Alegre, depois da última gestão petista, foi parceiro da RBS.
Na ocasião, a dita emissora andava de campanha contra a atuação de EPTC, para como alvo, atingir a administação municipal.
Foi uma campanha muito ao estilo RBS, cheia de mentiras e manipulações.
Pois, na época, o Mendes disse que o povo de Porto Alegre andava pelas ruas com mêdo. Mêdo das multas de trânsito !!
Acho que o povo deveria andar na rua com medo, sim, com medo da Lei ! Só isto deixaria o trânsito mais respeitoso.
Pelo que disse Mendes deveria estar preso !!

elektrofossile disse...

Duvido do futuro mas cada vez mais me convenço do meu voto e minha campanha para Roussef presidente. Ninguém sabe fazer do limão uma limonada tão boa. Quando precisa de técnico, coloca um técnico. Quando precisa de político, coloca um político.
Avante! A faxina, me parece, na verdade, nos paloffianos

Omar disse...

Mendes Ribeiro Filho faz parte de uma ampla minoria dentro do PMDB gaúcho. A maioria do PMDB do RS não gosta dele. Dizem que alguns até o odeiam, porém isso não foi comprovado, tendo em vista que os membros desse partido não são conhecidos por terem opiniões tão conclusivas e decididas. O PMDB gaudério está mais para Jobim que para Mendes Ribeiro.

Cristian Sangalli disse...

É um ótimo quadro...bem melhor que o que lá estava, ele deu a cara na campanha...colhe os frutos da confiança que a Presidenta tem nele, merece.

Anônimo disse...

Concordo com o Omar. Se o PMDB gaúcho vai melhorar sua influência, será por conta de Eliseu Padilha passar a ser articulador do governo e nunca pelo Mendinho ter assumido um ministério. Afinal ele apoiou a Dilma (de corpo inteiro, diga-se, a bem da verdade) desde o primeiro turno, enquanto o PMDB gaúcho apoiava descaradamente o Zé Serra até o último suspiro do careca. E nem adiantou o Michel Temer vir ao sul conclamar a "militância" PMDBista. Os caciques continuaram grudados no sonho do Zé Bolinha até o fim.
Néia

Anônimo disse...

caro gauche: que se trata?: "A política de vertente epifenomênica é feita da substância do estranhamento e do acidental..."

abraço
zeca

Anônimo disse...

É a "arena jovem" chegando lá.

Flics

Anônimo disse...

Daqui a semanas a VEJA virá com a estória antiga que o Ministro, quando Secretário da Justiça da província, permitia que presos trabalhassem irregularmente na casa do cunhado..... Inobstante as normas claras, como diria o patriarca.

Claudemir disse...

Esse é o pior partido. É o partido que representa o Brasil. Maioria omissa, interesseira, que quer levar vantagem em tudo, sem principios, sem moral.

Um partido que já teve doze anos de governo no estado, e nada fez. Um partido de enroladores, "bons moços", bonitinhos da torcida, poetas, mas que só quer mamar.

Resumindo: indivíduos que deveriam levar um tiro, pois antes uma direita conservadora e ferrenha, do que em cima do muro e traiçoeira.

P. do Muro. Do. Brasil

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo