Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

"Fernandinho Beira-Mar aumenta cerco a Fernando Henrique Cardoso"



A manchete do jornal Zero Hora (fac-símile acima) opõe um lúmpen de colarinho branco contra Lula, o ex-presidente do Brasil, por duas vezes, o mais democrata dos presidentes brasileiros em todos os tempos, e o mais querido dos ex-presidentes. A popularidade de Lula, hoje, é tão intensa quanto no período do seus dois mandatos. 

Pois bem, a mídia brasileira, ZH em especial, quer colocar no mesmo nível, esse grande brasileiro e um operador do submundo da subpolítica tucana, reciclado por setores ultrapragmáticos do PT.

O curioso é que essa mesma mídia, nos tempos das pastas rosas, lista de Furnas, da compra de votos para o segundo mandato de FHC, dos escândalos abismais da privataria tucana no afã de vender o patrimônio nacional na bacia das almas, jamais contrapôs o então presidente Cardoso a um operador de esgotos como Marcos Valério ou assemelhado. Imaginemos a hipotética manchete "Fernandinho Beira-Mar aumenta cerco a Fernando Henrique Cardoso".

Ontem mesmo, esse mesmo jornal ZH (grupo RBS, que apoiou o golpe militar de 1964 e se beneficiou dos seus resultados continuados por quase vinte anos) chamava Marcos Valério de “empresário”. Há como que um esquecimento de quem é Marcos Valério. De onde ele surgiu, como se alçou à condição de criminoso regional mineiro à graduação conquistada com a projeção nacional que logrou alcançar.

Mas não, a mídia conservadora insiste na tecla de desconstituir e arruinar a reputação de Lula. Há uma fila, o próximo alvo é a presidenta Dilma. Já se viu que os expedientes são os mais rebaixados. Não há limite. A meta é retomar o poder no Brasil. Fazer do País um Estado para 20 milhões de felizardos habitantes eventuais (porque essa gente quer ser cosmopolita e mundana, vai viver parte do ano entre Miami e Dubai). O resto dos brasileiros que se explodam, quem mandou serem pobres, burros, pretos e preguiçosos.

14 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Redator. Sou fâ do blog e acompanho a tempo. Gosto das réplicas e tréplicas dos prós e contras a ideologia aqui reinante. Mas, confesso que as vezes me decepciona com opiniões como esta de agora. A ZH não é a culpada da situação atual do Lula. A culpada é a Rose. O culpado é o Valério, é o Dirceu, é o Dalúbio e tantos outros. O Fux, inacreditavelmente confessou que iria ajudar o PT no mensalão, mas que diante de tantas provas não tinha o que fazer. Querem o que mais?

Cristóvão Feil disse...

Quem falou em "culpa", leitor anônimo?

"Culpa" é outra coisa do que essa tagarelice do senso comum.

Vá estudar pra saber o que é "culpa".

Abç.

CF

Anônimo disse...

Doeu????????
A verdade doi....

Carlos Eduardo da Maia disse...

Culpa não é tagarelice do senso comum. Culpa existiu, conforme decidiu a grande maioria do STF, houve um esquema de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro, quadrilha que movimentou R$ 130 milhões de reais (essa movimentação financeira está provada). Houve prova e houve culpa.



Antes o operador que era recebido na antesala do planalto tinha credibilidade e era importante, tanto é assim que celebrou contrato de financiamento com o PT. O operador era tão importante e tinha tanta credibilidade que emprestou dinheiro ao PT, isso está provado, contrato assinado pelo Genoino e Valério.

HOje ele não é nada, não tem credibilidade nenhuma, porque o verdadeiramente importa é que o inatingível rei dos caras, aquele que nunca sabe de nada, continue com sua popularidade em alta. Se isso não é demagogia, o que é demagogia?

Irton Fel disse...

O PT, Lula e Dilma fazem jus aquele velho ditado: quem tanto se abaixa...
É melhor não completar o ditado.
O PT nesta sua nova faceta de partido de centro-direita, resolveu tratar a pão de ló a grande mídia golpista brasileira, aliada de primeira hora, hoje e sempre, da extrema-direita brasileira e mundial.
Uma extrema-direira tão fascista e retrógrada que nem este PT lihgt, repito um partido de centro-direita, eles aceitam, engolem.
E estão tramando o golpe, o mesmo golpe que aconteceu em Honduras e no Paraguai. Tudo isto graças a fraqueza covarde e criminosa de um partido que nasceu para mudar todo este cenário e não mudou. Preferiu operar da mesma forma que esta extrema-direira sempre operou quando no poder. Só que para as falcatruas e corrupções da extrema-direita nenhuma investigação e acusação prosperava. Lembram-se do que dizia o amante latino que levou o golpe da barriga, o pavão FHC: isto é tudo nhen-nhen-nhen.
Já para as maracutaias de alguns intregantes deste PT lihgt, a extrema- direira aponta o seu longo e podre dedo.

Nelson disse...

Ou no PT não existe corrupção - situação difícil de acontecer em uma agremiação desse porte - ou a corrupção no partido não é grande tanto quanto gostaria a mídia hegemônica. Neste último caso, certamente, não veríamos tanto alvoroço assim dessa mídia com denúncias que aparecem no dia a dia, uma vez que o PT teria se igualado a partidos tradicionais como o PMDB, PSDB, DEM e outros.

Você já viu a mídia hegemônica tratar dessa forma os escândalos de corrupção dos partidos citados - inúmeros e n vezes maiores que os atuais imputados ao PT?

O que talvez sirva de consolo aos que perdemos muito da nossa esperança no partido seja o fato de que ele continua a ser vilipendiado à exaustão pela mídia. Sinal de que não está inteiramente dominado pelos "ultrapragmáticos", prá não usar outro termo. Fosse assim, o que estaríamos vendo seria um quase-silêncio dessa mídia.

Anônimo disse...

O problema é que o PT não tá reagindo. Qualquer bagaceiro(a) vem a público e diz que tem coisa contra o PT e, é claro, a "grande mídia" repercute, por que tá no papel dela. E o PT, ali, quietinho, como se tivesse alguma coisa no cartório. Parecendo a mulher daquele policial fardado: "quanto mais apanha, mais gosta". Desculpem a figura de linguagem.

Anônimo disse...

Bah, mas cadê a velha elegância da esquerda? O cara faz uma pergunta e o nervosinho sobe nas tamancas e usa de violência simbólica. Argumentos, por favor.

Anônimo disse...

O Fux blefou três vezes.
Primeiro quando disse que "matava no peito".
Depois, quando disse que ficou "estarrecido" com as provas.
Depois, quando afirmou que as duas afirmações anteriores eram sinceras.

Isso é uma questão de lógica elementar. Mas quem torce não pensa.

Afinal, como alguém sincero pode dizer que "mata no peito" o que não conhece???

Abs
Rafael

Anônimo disse...

2014 tá aí, né? e falando em lumpén de colarinho branco, o que é o candidato do PIG? um bêbado que sai dirigindo, farinheiro e que bate em mulher. já a candidata da rede bunda suja é uma sujeita que defende o que há de pior e mais atrasado no rs. esses são os candidatos deles, só coisinha. arre!!!

Fábio disse...

Digamos que in tese os governos do PT foram mais corruptos que o do PSDB do FHC.Mas que entre os governos corruptos do PSDB do FHC e os do PT, o povo julgue melhor ficar com os do PT porque foi no governo do PT que 40 milões de pessoas sairam da linha de pobreza, a economia melhorou muito, a taxa de emprego é melhor do que do governo do FHC que quebrou duas vezes o Brasil etc... etc...Pô!... Claro que o povão não vai ser idiota de matar o Robim Hood para devolver o governo aos senhores feudais brasileiros encastelados no PSDB,DEM,PPS e no PIG.Podem destilar os venenos que quiserem contra o PT,o Lula e a Dilma que o povão não é kamikasi de ir na conversa dos reprodutores de artigos de rola bostas de plantão do PIG como se fossem vestais!... Oh!... pra vocês!...

Anônimo disse...

Um critica candidato a dirigir o País por que é bêbado, o outro chama o Barbudo de Robin Hood. Não lembro de ter visto o Robin Hood beber em nenhum filme. É sarcasmo?
Francamente, dizer que o "nosso" rouba menos e devemos continuar beira à sacanagem. Vamos tirar todos que roubam de lá, esquerda, direita, meio, preto, branco, azul, vermelho... Eu tenho muitas preferências na vida, mas entre meus ídolos e amigos nunca se encaixaram ladrões, corruptos, facatruas ou quaisquer outros larápios que não usam de seus próprios meios para enriquecer. O que falta a este País é ética. E devemos começar por nós que colocamos um familiar em cada fila de supermercado e depois entramos na frente dos outros com carrinho abarrotado; que trocamos etiquetas de preços; que não devolvemos troco errado; que colamos nas provas; que mentimos, que enganamos.
Está na hora de nos unirmos e reagir com veemência.

Anônimo disse...

A movimentação financeira "provada" é fruto de um procurador que ignorou 20.000 páginas de auditoria interna do BB no processo.
A auditoria diz "o trabalho de publicidade foi feito" e o procurador diz "tudo foi roubado".
Provado esta que se a prova que te defende é muito longa para ser lida, você está, no dizer do arquiteto, fodido.

Anônimo disse...

Se não existem provas e a maioria do STF (diga-se de passagem quase todos indicados por alguém do PT) os condenou, estamos diante do que? Parem o trem que eu quero descer.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo