Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 22 de dezembro de 2012

A nossa Nasa



O desafio do pré-sal” - o documentário

Esse vídeo de 43 minutos foi produzido no Brasil, e está sendo exibido no Discovery Channel (como conteúdo brasileiro).

Mostra o desafio de explorar o petróleo em águas profundas (a mais de sete mil metros), a tecnologia, a inovação e os novos materiais necessários a essa empreitada que envolveu (envolve) pesquisadores da Petrobras, do COPPE (UFRJ), e da USP.

Pode-se observar a criação da robótica capaz de manejar com equipamentos a grandes profundidades marítimas em condições adversas e inusitadas pela ciência, uma vez que o operador humano só consegue chegar a 500 metros de profundidade.

O Lula tem razão, o "pré-sal é a nossa Nasa", face às inúmeras possibilidades que abre não só pela apropriação econômica de uma riqueza natural (o que não foi o caso da Nasa), mas o fomento a transpor as fronteiras do conhecimento, aquisição de novas tecnologias geradas no País e formação de uma "massa crítica" genuinamente brasileira que capacita-nos a adentrar na terceira revolução tecnológica mundial em condições mais vantajosas.

É de lembrar também a figura de Getúlio Vargas, que nos anos 1950 vislumbrou na Petrobras a possibilidade de o País vencer as dificuldades abissais que resultaram do passado colonial e escravagista.



2 comentários:

Anônimo disse...

coisa que, se dependesse da quadrilha tucanalha, nem existiria ou estaria nas mãos dos batistas da vida.

roberto sims disse...

O professor Marins, discorreu quando foi entrevistada uma faxineira da Nasa. Pergunta: O que voce faz aqui ? Resposta da faxineira: Eu levo o homem a lua !!!!!! Parabens Cristovao ao reforçar o positivo, os trabalhadores intelectuais/cientistas/tecnicos/operacionais e faxineiros brasileiros responderão bem alto: Eu forneço energia para movimentar os veiculos/equipamentos e termoelétricas/fabricar produtos derivados do petroleo

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo