Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quando um jornal vira panfleto da especulação imobiliária da cidade


O grupo RBS/Zero Hora perdeu todo o pundonor. Agora reivindica diretamente pelos desentraves à livre especulação imobiliária selvagem em Porto Alegre. Zero Hora virou - descaradamente, despudoradamente - porta-voz panfletário do interesse imobiliário na Capital, há muito tempo.

Ninguém desconhece que o grupo RBS/Família Sirotsky tem um ativo chamado Maiojama - incorporadora de imóveis com grande presença no mercado portoalegrense. Pois, ZH, menos que uma mídia jornal, é um braço comercial-mercadológico de Maiojama, com intervenção agressiva e tonitruante no pregão imobiliário local. A prova disso é a manchete acima no portal ClicRBS.

Este é um tema - o da especulação imobiliária - dos mais candentes em Porto Alegre (de resto, em todo o País). No entanto, os candidatos (e candidatas) à Prefeitura e à Câmara Municipal fizeram um solene olho-branco para o caos imobiliário-urbano na cidade. Só por esse motivo, já se vê o quanto a atual corrida eleitoral está sendo despolitizada e fútil. 
  
O Grupo RBS têm ainda outros interesses e ativos: a ViaLOG (transportes), Planejar (empresa de agronegócios), Orbeat Music (gravadora), HSM Educação Corporativa e Management, RBS Eventos (shows), e.Bricks Digital (negócios digitais). 

9 comentários:

Anônimo disse...

Porto Alegre já era.
Não vai ficar ruim, já ficou.
É um paliteiro de concreto, que potencializa de modo infernal cada verão e cada chuvarada.
As árvores minguaram no meio do prédio, pouco podem fazer para amenizar o calor e as chuvas..
E os bocós de mola, geralmetnte motoristas incomodados com as ruas alagadas, fazendo campanha para que não se jogue lixo na rua.
Vão de Manuela ou Fortunatti.

Marcelo Sperling disse...

Na cidade onde moro, na alemanha, houve um referendo sobre a construcao de uma estrada que cruzaria um parque. A cidade se mobilizou contra. Os verdes se aproveitaram disso mais tarde e venceram as eleicoes contra os sociais-democratas.

O caso de porto alegre é parecido. A cidade rejeitou a especulacao imobiliária no referendo do pontal do estaleiro. Pq entao a esquerda nao ataca por esse flanco? Estao compradas? Tal é o poder das construtoras?

gaspar disse...

Sperling, pergunta ao Vilaverde porque ele não usou essa estratégia eleitoral. Os outros já sabemos a resposta.

Anônimo disse...

Em Porto Alegre ninguém se mobilizou contra a rodovia dentro do Marinha do Brasil.

Anônimo disse...

O Bairro Cidade Baixa já está "esculhambado". Já aprovaram modificações no Plano Diretor para construção de prédios com 12 ou mais andares no bairro. Começou com aquele monstrengo próximo ao Zaffari Lima e Silva e em frente ao "xoping" frequentado pela rapaziada alegre.

Orson.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sperling, essa foi a maior burrice do fraco Fogaça, fazer uma consulta popular, quando menos de 1% da população compareceu para dizer não a um projeto que melhoraria a qualidade de vida do povo do RS.

Pelo menos esse governo municipal está tirando da gaveta os projetos, coisa que o PT nunca fez e nunca se interessou em fazer, por puro preconceito contra o capital. Por isso, exatamente por isso, o PT voltou aos 10% em POA.

Anônimo disse...

De verde no candidato do PT somente o nome. O que o PT fez nos 16 anos que nos orgulhássemos em termos de meio ambiente?
Vão plantar coquinhos.

Anônimo disse...

perdeu? mas como perder o que nunca se teve, pundonor, vergonha na cara?
agora, parece que eles estão finalmente deixando sua hipócrita "neutralidade" (rsrsrs) de lado. vamos ver se eles fazem o mesmo na política e dão seu apoio explícito ao alcaide de plantão e, em 2014, à dublê de ex-lacaia deles e candidata ao governo do rs. a ver.

Anônimo disse...

O rebanho assustado não faz esse tipo de leitura...sua interpretação é o do não pensar, a mídia é sua religião e o que a RBS publica é o certo...já ouviram a falar da falência da crítica? Pois é disso que estamos tratando...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo