Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O significado da capa de Zero Hora



A capa do jornal Zero Hora, edição de ontem (8/10), diz muito das relações entre o grupo midiático-imobiliário RBS/Maiojama e o re-prefeito José Fortunati (PDT). Houve uma intervenção forte no tradicional leiaute da capa do jornal, modificando-o.

Note” - nos escreve o leitor Ernesto C. Marques - “que a barra de informações que sempre fica logo abaixo do logo do jornal foi colocada abaixo da foto e da manchete. O POA com a cabeça do Fortunati no meio e a manchete aparecem incorporados à própria logomarca do jornal, estão quase fundidos. Parece ou não parece um editorial da firma assumindo a sua Fortunatice?”

Concordo com o Marques: é, sim, um editorial sem palavras, mas denso de conteúdo e significados. É como dizer o seguinte:

Prefeito, a RBS fez a sua parte. Ao senhor cabe agora nos demandar mais e mais anúncios nos nossos veículos de comunicação. Sem esquecer o mais importante: o de apresentar um completo programa de revitalização dos 72 km da orla do Guaíba, já que o nosso braço imobiliário - a Maiojama - não pode ficar circunscrita aos impedimentos mesquinhos e as restrições absurdas do obsoleto Plano Diretor de Porto Alegre. Temos inúmeros exemplos de áreas da Capital que ainda restringem os investimentos de incorporadoras imobiliárias que aspiram a livre iniciativa no que diz respeito ao avanço ilimitado da indústria da construção civil no município de Porto Alegre”.

10 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fortunati tem toda a legitimidade para fazer as obras na orla que Porto Alegre precisa.
Ele foi eleito e com folga para isso. A Porto Alegre do tempo do blá-blá-blá do Orçamento Participativo e do Fórum Social Mundial é coisa de um passado prolixo, simplório e absolutamente ineficiente.

Eduardo Quadros disse...

Fortunati tem toda a legitimidade para inclusive tratar a saude como deve ser ... tratar o transporte publico com mais eficiencia ...melhorar a qualidade do afalto nas ruas, e decidir em algumas se quer asfalto ou pedra...sendo q as duas juntas nao funcionam...afinal foi eleito com larga margem de voto. Ao meu ver o q ele nao pode confundir a prefeitura com a sua casa ... la e faz o que for de sua vontade! Porto Alegre do bla bla bla tambem era a Porto Alegre de Fortunati...esqueceu?

Anônimo disse...

Reeleito??? O prefeito eleito em 2008 não foi o famigerado Fogaça?

Anônimo disse...

só que acima da "legitimidade" do sujeito tem uma coisa que se chama plano diretor, e que ele, com toda sua "legitimidade", é obrigado a cumprir. agora, se ele, com a ajuda de seus cupinchas na câmara, vai mudar o dito cujo, é outro depto., mas o que aí está ele é obrigado a cumprir, pra desgosto da rede bem safada e seu braço imobiliário. infelizmente, desgosto provisório, pq. esse plano acho que vai pro saco, e vão plantar espigões de 200 andares até dentro do guaíba e em cima dos morros da mui leal e valerosa. arre!!!

Oscar T disse...

Infelizmente p/ uma parcela do eleitorado (eu, incluso) Fortunati foi muito bem votado. Eu vi, domingo, eleitores do antigo PT dizendo que votaram nele por decepção c/ PT.
Pedi ha 4 anos e não fui ouvido e nem serei agora: seria bom o PT debater aonde errou, pois aonde Fortunati acertou naõ sabem mesmo.
Eu fora...

Álvaro Santi disse...

Isso sem contar que se trata de uma legítima "volta dos que não foram", já que ele não se licenciou para concorrer ao novo mandato. Se não saiu, não pode ter voltado.

Anônimo disse...

Que lavada. Cuspiram para cima durante 16 anos e agora caiu nos olhos.
Sou de Viamão e lá espero que os 16 anos de apadrinhamentos na Prefeitura, atendimento aos "cumpanhêro" e o descaso total com as ruas de chão batido, esgoto a céu aberto, mato e lixo, os mantenham afastados por 20,30, 40 anos (ou até mais).

Anônimo disse...

Fortunati não foi ameaçado por ninguém nessa eleição. Todos os principais candidatos estavam alinhados com os governos estadual e federal. Saiu vencedor aquele que deteve a maior plataforma burguesa local numa composição com nove partidos, e um marketing de qualidade superior. Qualquer cidadão medianamente informado sabe que a esquerda em Poa tem cerca de 1/3 do eleitorado, exatamente a soma dos votos da Manuela,Villa e dos pequenos, excetuando o bruxo da Ieda.

Anônimo disse...

Ridícula postagem. Por que, senhor Feil, não falas dos absurdos gastos em propaganda do desgoverno Tarso Genro?
Por que não criticas a verdadeira lua-de-mel entre o atual governo do Estado e a RBS? Só não vê isso quem não quer.

Anônimo disse...

Isso Maia.
Vamos fazer o paredão de prédios na beirinha do Guaíba que o Collares queria fazer.
Vai matar a cidade de calor, mas vai ficar bonito olhando lá de Guaíba (onde moro).

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo