Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Quem inventa a neve, inventa fatos sociais, inventa outra realidade


Se a RBS/Zero Hora inventa estados da natureza e ficciona fenômenos meteorológicos a seu bel prazer, imagina o que faz com os fatos sociais, políticos, econômicos que narra diariamente nos seus meios de comunicação. A realidade é interpretada conforme o espírito momentâneo do jornalista ou do editor. Não há neve no RS? Edita-se a neve, no jornal, na TV e no rádio.   

Há dois dias os veículos da RBS vêm insistindo que houve o fenômeno da neve no RS e Santa Catarina. Não houve neve, houve sincelo e escarcha, fenômenos naturais distintos da neve. Mas, contrariando a classificação da ciência meteorológica, a RBS teima que prevaleceu a neve - a fixação do grupo midiático da família Sirotsky.


Não confundamos neve com sincelo ou escarcha.

Sincelo (segundo a Wikipédia) é um fenômeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2ºC a -8ºC e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão, quando estas entram em contato com qualquer superfície: vidro, lata, arame, gramado, folhas, pedra, madeira, etc. Não deve ser confundido com a geada. A película de gelo forma-se em qualquer superfície que contacte com a neblina, dando às folhas e caules das árvores uma aparência vítrea.

No Brasil a ocorrência do sincelo é raríssima, sendo observado no estado de Santa Catarina e, com muito menor frequência, no Rio Grande do Sul.

Escarcha é uma forma mais amena do sincelo, ocorrendo com uma neblina. A fotografia acima (tirada do portal ClicRBS) tipifica o sincelo.  

A neve - igualmente um fenômeno raríssimo no Sul do Brasil - é uma ocorrência meteorológica que consiste na precipitação de flocos formados por cristais de gelo. Cada floco de neve é composto por água congelada em uma forma cristalina que, devido à sua grande capacidade de refletir a luz, adquire aparência translúcida e coloração branca (informações da Wikipédia). 

4 comentários:

Anônimo disse...

o que é pior: a "neve" padrão rede bunda suja ou retardados que acreditam nessa bobagem e correm pra serra pra ver o magnífico "fenômeno"? dúvidas, dúvidas...

Anônimo disse...

antigamente isso era geada.

Anônimo disse...

O papel do jornalista não é informar é incomodar.
A verdade é uma preocupação dos filósofos, jornalistas existe é para incomodar os "puderosos", que no caso é o PT quando estiver no governo.
Pelo menos de acordo com alguns respeitados jornalistas tucanos, ex-CCs desempregados que abundam por aí.
Confundem poder com cargo, e andam soltos por aí, não têm ninguém que se responsabilize de prende-los, cuidar deles, como os semoventes normais.

Anônimo disse...

onde está aquele coronel Pitbull da Yeda pra entrar ZH adentro e distribuir cacetada nas pernas desses jornalistas?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo