Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Corrupção anual no Brasil: 7 bi. Sonegação fiscal: 200 bi




O Brasil ficou no 31º lugar em carga tributária
Compilei os dados da carga tributária de 183 países relativa a 2010. Muita gente precisa ver isto, principalmente os políticos da oposição e comentaristas econômicos da velha mídia.
A primeira tabela mostra a carga de impostos com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), com dados da organização conservadora The Heritage Foundation

O Brasil ficou no 31º lugar em carga tributária. Existem 30 países com carga tributária maior que a do Brasil. Destes, 27 são países de grande desenvolvimento humano, europeus em geral.

Aí, confrontada com a realidade, a velha mídia vai dizer: "Ah, mas a população não vê o resultados dos impostos recolhidos". Para este tipo de mentalidade, preparei a segunda tabela, com os países ordenados pela arrecadação per capita. 

O Brasil está em 52º lugar em arrecadação per capita, recolhendo 5 vezes menos que os países desenvolvidos.

Querem nível de vida escandinavo com arrecadação de emergente? É a pobreza, estúpido!

Aí vão dizer: "A situação estaria bem melhor se não fosse a corrupção!". Será? Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrou que a corrupção impacta 2% (dois por cento) de nosso PIB. Na década, o TCU apanhou 7 bilhões de reais por ano em corrupção, mas a sonegação fiscal anual atinge 200 bilhões de reais, segundo pesquisa de um instituto de estudos tributários.

Por que o movimento "Cansei 2.0" não vai às ruas contra a sonegação, que é 28 vezes pior que a corrupção? Espero que se indignem 28 vezes mais...

Essa neo-UDN!


Texto de José Antonio Meira da Rocha, publicado originalmente no blog Contexto Livre.

Ilustração: cartaz do chamado Movimento Cansei, que reúne parte da direita e reclama por moralidade pública e redução da carga tributária no Brasil. 

8 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

É difícil, quase impossível, saber qual o valor da sonegação fiscal no Brasil. Até mesmo porque muito do que se diz que é sonegação fiscal é, na verdade, planejamento tributário de empresas. Aquela velha discussão tributária que envolve elisão e evasão fiscal.

Uma das grandes falácias que se diz sobre o Brasil é que somos um país rico. Negativo, o Brasil é um país pobre, porque tem uma carga social imensa e um estado absolutamente ineficiente, inclusive para fazer o que efetivamente importa: inclusão social.



Anônimo disse...

http://www.brasileconomico.com.br/noticias/corrupcao-no-brasil-custa-ate-r-691-bilhoes-por-ano_82676.html


Corrupção no Brasil custa até R$ 69,1 bilhões por ano

Anônimo disse...

e tb. contra os calotes no bb dos agropilantras, que pegam dinheiro a juro baixo dizendo que é pra plantar e compram camionetezinha do ano, cavalinho de raça pra exibir em feira, viajam pra europa com a sua rafuagem, usam pra encher a cara com whisky 12 anos, etc, etc, etc, e depois não pagam alegando quebra de safra. outro bando de safados.

Gabriel disse...

"Vinte e um trilhões - com “t” - de dólares. Eis o que as pessoas mais ricas do mundo escondem em paraísos fiscais internacionais. Embora a quantidade real possa ser maior, chegando aos 32 trilhões, uma vez que, claro, é quase impossível conhecê-la com exatidão."
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20782

Gabriel disse...

“Em todos os anos pesquisados, a produtividade da administração pública foi maior do que a registrada no setor privado. E essa diferença foi sempre superior a 35%”, afirmou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, ao divulgar o estudo. “No último ano do estudo [2006], por exemplo, a administração pública teve uma produtividade 46,6% maior [do que a do setor privado]. O ano em que essa diferença foi menor foi 1997, quando a pública registrou produtividade 35,4% superior à da privada”.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16123

Anônimo disse...

o Brasil é um pais rico sim, e deveria ter vergonha na cara por ter pobres.

E a riqueza vem no solo. Nao taxamos nem a exportacao de soja e a nem a de minério de ferro, até onde sei. Pra nao falar nos ridículos do minério de ferro de 2% do faturameto.

Sobre o post, seria legal se ele informasse mais sobre o instituto que calculou esses 200 bi, pra dar mais credibilidade.
marcelo

Nelson disse...

A corrupção é, certamente, muito maior do que o que foi apanhado pelo TCU. Mas, imaginemos que ela seja umas quatro vezes maior. Ainda assim, a sonegação fiscal ganharia de goleada, seria em torno de 7 vezes maior que a corrupção.

Na verdade, o tamanho da sonegação é um dos principais motivos que colocam os órgãos da mídia hegemônica e seus (de)formadores de opinião a atacar a corrupção no Brasil. É uma forma de autodefesa; enquanto ressalta, exaustivamente, a corrupção, a mídia esconde os valores monumentais da sonegação. A razão é óbvia. Quem é que consegue sonegar "a valer" neste nosso paizão? O empresariado, é claro. Os trabalhadores são, via de regra, tributados na fonte e não têm quase espaço para sonegar.
E a mídia é "cós e calça" com o empresariado.

Anônimo disse...

Claro que os malandros sempre aprendem novas malandragens, mas acho que com a nota eletrônica, vai dificultar um pouco. Tem um armazém em Porto Alegre em que o dono registrava as compras em centavos. Tipo, eu ia lá, comprava 7 reais. Ele registrava 7 centavos. Com nota eletrônica não tem como fazer isso. Só para constar: o dono do armazém é um dos mais indignados contra o mensalão...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo