Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Catalunha quer sair da crise, ops, da Espanha


4 comentários:

Anônimo disse...

Um embaraço para os catalões, pois a só quando a chapa esquentou é que resolvem pular fora, o mesmo egoísmo básico que levou todos os europeus a sua presente situação.
Ajudaram a colocar a Espanha nessa situação tanto como os madrilenhos, precisa é se unir em torno da busca resposta do problema de todos ao invés de pular fora do barco.

Pujol disse...

Anônimo, isso é uma injustiça com o povo catalão, dizer de forma irresponsável, sem base nenhuma que depois que a crise veio é que eles querem pular fora. Desde sempre eles lutam pela independência da Espanha. Vc precisa conhecer melhor a história da península pra não dizer asneiras que ofendem quase 8 milhões de catalães. "Ajudaram a colocar a Espanha nessa situação"? Como assim? Vc mostra que é apenas um ignorante com impulso de dizer coisas da boca pra fora, sem nenhum conhecimento e baseado só na sua ideologia barata.
Vá estudar melhor o assunto e depois volta aqui pra dizer coisas pelo menos razoáveis.

Rocco disse...


Pujol, imagino que, pelo nome, devas ter raízes catalãs. Tens razão em dizer que a reivindicação pela independência é antiga, mas o comentário anterior não é tão descabido, pois a Catalunha há pouco elegeu o partido independentista de direita CiU, que aplicou as mesmas receitas de Rajoy no “estado espanhol”, ajudando-o na tarefa. E será coincidência que no meio da crise a independência tenha ganho tanto fôlego? Admiro imensamente os catalães e acho que, se querem, têm direito à independência, mas tem muito catalão que comprou essa agora como os paulistas que acham que o resto do Brasil é um peso para eles. O pior de tudo é que provavelmente o único resultado concreto dessa nova onde independentista é o governo da CiU ter cacife para negociar um novo pacto com o governo central, o próprio governador catalão Arthur Mas já disse isso com todas as letras.
Sem falar que se pode discordar sem ofender...

Anônimo disse...

Na sociedade livre alguns são culpados, mas todos são responsáveis.
Não me recordo dos catalões reclamando do endividamento espanhol feito para nos comprarem a Telefônica, aliás a CRT.
Espalharam-se pelas americas na sua aventura neocolonial, lembraram-nos o gosto de chefias arrogantes como nos tempos do império.
Agora que veio a fatura querem ir-se embora bem belos e sueltos, eles têm uma fração ideal dos 3 trihões de euros da santa madre Espanha nas costas para pagar, isso sim.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo