Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Vejam só, Coreia do Norte lança tablet



O tablet Achhim (Manhã), criado para fins educacionais pela empresa estatal norte-coreana de desenvolvimento da eletrônica, goza de grande popularidade entre os estudantes locais, informa a Agência de Notícias Central Coreana.

O tablet de sete polegadas pesa 300 gramas. O sistema operacional e os sofwares são em várias línguas: coreano, chinês, inglês e russo. A carga da bateria dura cinco horas.

O usuário deste tablet multifuncional, segundo a agência noticiosa, adquire acesso a materiais educativos, dicionários e dados científicos.

................................


Comparando com o Brasil, causa grave inquietação essa conquista tecnológica da Coreia do Norte. 


Convenhamos, a Coreia do Norte é uma nação modestíssima: para uma população de cerca de 24,5 milhões de pessoas, tem um PIB de apenas 40 bilhões de dólares. A criação de riqueza é pífia, se compararmos - não com o Brasil -, mas com o Uruguai, que para uma população de 3,4 milhões, possui um PIB de 52 bilhões de dólares.


No entanto, a Coreia do Norte está produzindo tablets num esforço de pesquisa e desenvolvimento tecnológico elogiável, sem olharmos para o cerrado regime stalinista-kimilsonguista imperante na dinastia Kim, que recentemente empossou o terceiro mandatário em um formato de escolha por hereditariedade (incrível!), como nos regimes monárquicos do velho colonialismo dos séculos 18 e 19.


Assim, o Brasil precisa repensar a sua atual (não) política de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. 


A greve das Universidades federais dá uma amostra do descaso do Estado para com o ensino superior público. 


O ufanismo basbaque e despolitizado pelas conquistas sociais do lulismo de resultados não pode congelar o pensamento na busca de lograr mais e ampliados êxitos no campo da soberania tecnológica e da inclusão cultural.

6 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Muito bonita a idéia do post, mas se eu tivesse de escolher entre um tablet norte coreano ou brasileiro e um IPAD eu -- e 99% da população brasileira -- não teríamos dúvida nenhuma.

Anônimo disse...

Sua anta, não vê que o tablet coreano não é para o mercado. É um produto que não vai fazer disputa de mercado, é outra história, anta.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sim, claro é um tablet com conteúdo restrito, bem ao gosto dos regimes "democráticos".

Unknown disse...

Viva o povo coreano que sobrevive a uma trégua ditada pelos EUA!

armando do prado

Nelson disse...

Parece evidente que nosso amigo Maia não suporta constatar que, apesar do "cerrado regime stalinista-kimilsonguista", a Coreia do Norte não virou somente aquela bosta total como nos quer convencer, insistente e exaustivamente, a mídia hegemônica ocidental.

Nelson disse...

Anos atrás, ainda no governo FHC, uma reportagem exibida na Globo nos mostrava que 99% da pesquisa feita no Brasil tinha origem nas universidades públicas federais.
E, se mudou alguma mudança nesse número, ela deve ter sido insignificante.
Assim, com o seu enorme desdém para com os professores dessas universidades, deixando-os em greve há dezenas de dias, o governo Dilma mostra que não tem projeto realmente viável para o país.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo