Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A economia do desperdício



"Comprar, Descartar, Comprar - A história secreta da Obsolescência Programada".

Que tal uma lâmpada incandescente que funciona desde 1901, quando hoje elas duram menos de mil horas? A proposta - durante a crise de '29 - de tornar obrigatória a obsolescência programada em nome da defesa do pleno emprego.

As grandes alavancas da sociedade de consumo/desperdício: a publicidade, o crédito e a obsolescência programada. Impressoras domésticas com um chip programado para "matá-la" depois de um certo número de cópias. O mega cemitério de gadgets descartados criminosamente no litoral de Gana.

A Natureza não produz resíduos, mas nutrientes. Não é hora, pois, de imitá-la?

Hoje, consumimos 26 vezes mais do que no tempo de Marx, mas será que somos 26 vezes mais felizes?

Veja o vídeo catalão de 52 minutos e responda você mesmo.

Vídeo pescado do blog Sátiro-Hupper

6 comentários:

AndréFB disse...

Fantástico! Ainda mais por que, ano passado, passei pela mesma situação do Marcos e utilizei o mesmo software de origem russa que apareceu no vídeo para resetar uma velha impressora EPSON. E funcionou assim como no documentário!

Anônimo disse...

Zeeland era uma das províncias dos Países Baixos que, depois, foram unificadas com o nome de Holanda (para nós)

marc disse...

Minha impressora EPSON quebrou depois de 10 mil impressões, e o pessoal da assistência disse que isso sempre vai acontecer, que é programado pra isso. Complicado!

Nelson disse...

Excelente dica, Feil. Tive conhecimento do documentário há algumas semanas por meio do sítio espanhol www.rebelion.org.
Simples e direto, esse vídeo deveria ser exposto em todas as salas de aula.
Alô professores desse Brasilzão! Está na hora de partirmos para a verdadeira conscientização da gurizada quanto ao verdadeiro mundo em que vivemos e aquele em que muito provavelmente passaremos a viver caso continuemos teimando com o sistema sócio-econômico-produtivo em que estamos emergidos.
O vídeo ainda contém um muito interessante depoimento do economista e filósofo francês, Serge Latouche, sobre a teoria do decrescimento.

Ary disse...

Não dá tempo para esperarmos pela gurizada. Além do mais, a gurizada está sendo educada e se formando para atender aos fundamentos do mercado. De cada 100 estudantes que se formam, um ou dois valem alguma coisa. Os demais querem ganhar dinheiro e consumir tudo o que ele pode comprar, além
de procriarem, é claro. Essa parte é terrível. Aliás, o mundo é fruto de uma combinação que seria irônica se não fosse desastrosa: academia + livre arbítrio + direitos individuais + poder de compra. Equações de difícil resolução: Como controlar a natalidade sem quebrar o sistema previdenciário? Se, para cada 100 gramas de carne o custo ambiental é de 8000 litros de água e de 17m3 de madeira, como convencer as pessoas a reduzirem drasticamente o consumo de carne? Se uma criança americana consome mais do que 232 crianças haitianas, mais do que 100chinesinhos e mais do 32 brasileirinhos, como fazer esse consumo diminuir já que a economia do glutão do norte
e baseada no consumo? A solução só virá quando o caos estiver instalado e o mundo contar com uns 20% de sua atual população. De fato, a humanidade não está nem aí para os seus netos.

Marcelo disse...

Já dizia a graforréia, que "os eletrodomésticos de antigamente eram muito melhores do que sao hoje em dia!"
Eles tinham razao!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo