Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

“A riqueza desmistificada” - o livro




A posse da riqueza substantiva não apenas garante rendas excepcionais mas também viabiliza privilégios indevidos, impunidade e poder desmedido.

É extremamente difícil obter informações precisas sobre a composição das classes abastadas e sobre as formas pelas quais elas asseguraram a apropriação material da riqueza e a hegemonia política.

A mitificação da riqueza leva a santificar seus detentores, considerados pela opinião pública como superiores, impolutos, inquestionavelmente merecedores de suas rendas e patrimônios.

Como totem e tabu, a riqueza possui dimensões arcanas. Arcano, neste caso, não remete a sentidos místicos ou esotéricos. Etimologicamente, arcano é sinônimo de misterioso ou enigmático, de algo importante conhecido ou compreendido por poucos.

Este livro busca contribuir para a superação da mitificação ideológica que sacraliza pseudoelites, revelando os sofismas que legitimam a riqueza. Demonstrar as práticas dos agentes que operam contra o bem comum é um requisito para a construção de uma sociedade justa, verdadeiramente livre e fraterna.


Trecho da apresentação do livro de Antonio David Cattani, “A riqueza desmistificada”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sugiro esta obra aos "capas pretas" do PTB/Procempa

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Com relação à outra postagem sobre a questão da distribuição da riqueza no mundo, reparo que 300 sonegadores no Brasil são responsáveis pela metade de toda a dívida tributária. Interessante, não? Ainda mais em tempos de 'clamores éticos'. Abraços

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo