Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Jornalista de 'Zero Hora' tiraria nota zero no vestibular de Redação





O primeiro parágrafo (assinalado em vermelho, no fac-símile acima) está incompreensível. O sujeito da oração (o côco) vai aparecer somente na 11a linha do texto. Confusão mental gera barafunda textual, empana a clareza e a fluidez da leitura.

Texto ruim, jornal péssimo.

20 comentários:

Anônimo disse...

Confusão mental está na crítica ao texto, com excessão da falta do acento no côco.
Parece que tem gente que não tem mais de onde tirar assunto contra a ZH.

Anônimo disse...

Gosto de seus textos, mas esta nota aponta erro que não existe na grafia da palavra coco. É assim mesmo que se escreve e não "côco".Conforme o dicionário Caldas Aulete, por exemplo, só cocô recebe acento circunflexo .

Anônimo disse...

Este é o padrão do jornaleco. Lê-lo é como viajar em uma estrada esburacada.

Anônimo disse...

Haverá editoria de fato neste jornal?
Alguém de autoridade lê e critica o que antes se relatou? Não existe uma análise crítica do que se publica? Para mim, os proprietários tratam o negócio como se fosse uma fábrica de biscoitos, com todo o respeito devido aos fabricantes de biscoito.

Anônimo disse...

Que eu saiba coco - a fruta - não tem acento (ao contrário de cocô - a merda - que tem acento). Olhei no dicionário para confirmar.
Aviso ao Anônimo do primeiro comentário que exceção é com cedilha.
Gosto muito deste blog... E,bom, cometo muitos erros gramaticais - quem sou eu para julgar - mas achei essa postagem sem sentido, melhor seria apagar.
Abraço.
Como não gosto do "anônimo" e esqueci a senha do no google, meu nome é Rosana.

Anônimo disse...

É mesmo, qual o sentido desta frase?

"Ele chegou gotejante, como se num esforço para refrescar as veranistas mais sedentas que se bronzeavam na orla de Capão da Canoa, na manhã de ontem".

Qué isso? "Como se num esforço para refrescar as veranistas..."?

E isso? "– Perfeito! – resumiu a jovem, sorvendo-lhe com calma". O certo é "sorvendo-o". E não "sorvendo-lhe".

Zero, nota zero, seu jornalista analfa.


Anônimo disse...

esperar o que dum lixo que dedica, no mínimo, umas 20 páginas por semana pra falar de bbb? que tem entre seus lacaios "iluminados" como o boçal-mor do rs (me recuso a escrever o nome desse sujeito), a abelhinha, o filhotinho do boçal, um chargista descompensado (aquele das 1as. páginas)? esse é o nível...

Anônimo disse...

"côco", "excessão"... putz! taí um excelente candidato pra integrar a "brilhante" equipe de "jornalistas" da rede bunda suja. o nível deles não tá muito longe disso.

Anônimo disse...

Olhem que frase bem escrita pelo Secreta´rio de Comunicação do PT, Deputado André Vargas:
“Nós, do PT, apoiamos Henrique Eduardo Alves por sua experiência e por entendermos que o PMDB tem sido fundamental para a governabilidade do país”.

Anônimo disse...

Proponho a vcs a seguinte experiência, quase uma aventura. Entrem no site zerohora ou clirbs. Rolem a página do início ao fim e estimem qual a porcentagem de espaco na página que é dedicada a notícias potencialmente interessantes.
Eu chego a 5% no máximo. Lê-las já é outra história, nem me presto.
marcelo s.

Nelson disse...

Lá de vez em quando, mas, muito de vez em quando, eu arrisco dar uma folheada neste jornal. E esta folheada é tão breve, quando muito uns dez minutos para "lê-lo" de um todo, que eu acabo por não perceber tanta burrada assim.
Isto que eu arrisquei qualificar de jornal não me faz falta alguma.

Anônimo disse...

Ora, ora, ora...
Vão se respeitar. Se não fosse a esquerda, Zero Hora, Veja, Globo, Isto É, Época e tantas outras estariam quebradas. Ninguém lê, mas sabem de tudo que é publicado. Estamos diante de videntes?
Aliás, a esquerda lê e também é protagonista de quase todas as notícias alí publicadas, seja por falcatruas ou para dizer que é mentira, que de nada sabiam, que é coisa da direita bunda suja e por aí vai. Pelo menos assumam minha gente. Não é vergonha.

Nelson disse...

Comentando um pouco sobre a foto do o Mali.
"A invasão covarde da França ...age como um potentado colonialista do século 19".
O que é isso companheiro Feil? Vai me dizer que você não acredita no espírito altruístico do governo francês e ainda crê que o colonialismo está em voga.

E a globalização capitalista-neoliberal, que foi considerada como o máximo que o ser humano poderia almejar (Fukuyama), onde fica nisso tudo? Não viria trazer a paz e a felicidade a todos os povos, transformando o planeta num quase-paraíso? Quem sabe seja essa a intenção do governo francês: levar a felicidade aos malinêses, como os governos dos EUA costumam fazer a vários outros povos.

Ary disse...

O escriba deve ter encontrado o texto pronto, numa lata de lixo à beira da praia.

Ary disse...

Meu cunhado diz que ZH é o jornal ideal ser lido no banheiro. É só o tempo de "mandar um desaforo para Iemanjá" e acabou a leitura.

Anônimo disse...

Não sou gaúcho e não conheço o Zero Hora, mas se você diz que o jornal é uma merda, ele deve ser, assim como O Globo aqui no Rio. A crítica ao texto sobre o coco, porém, é injusta. O texto está bem escrito e o único erro ninguém notou. O verbo sorver pede objeto direto. Em vez de "sorvendo-lhe" o autor deveria ter escrito "sorvendo-o". (Deveria ter escrito também: três mil e quinhentos quilômetros.)
Léo (osamigosde68)

André Feil disse...

...Não me leve a Mali;Mas o Pais fica na África Ocidental...Diferentemente do edital(Tá pior que o cocô saído de 'Rodelas'....)

Anônimo disse...

p/ a rede bunda suja, cafetina agora é "empresária da noite", tá lá na zerolixo de domingo, 20/01/13. bom, mas pra quem chama marginal condenado de "empresário" e tem um funcionário que pegou $$$ público pra fazer cdzinho homenageando a "empresária" acima, até faz sentido... eta redezinha vagabunda mesmo!!!!

Cristóvão Feil disse...

Grato, André, já corrigi.

Graziela disse...

Babaca covardão!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo