Bicicleta é o transporte do futuro, torço por elas. Em Porto Alegre temos de tirar o espaço ocupado por carros particulares e colocar no lugar deles ciclovias. Tenho utilizado a ciclovia da Ipiranga, que ficou razoável, mas é necessário muito mais.
Concordo que a bicicleta seja uma boa alternativa, todavia ela não é para todos. Sem analisar o contexto urbano, esse discurso não passa de proselitismo contra carros, que querendo ou não, é uma opção de transporte como qualquer outra. Também acho que tem carros em demasia em Porto Alegre, a frota atingiu 800 mil veículos! Como adotar ciclovias para todos numa cidade cheia de lombas como Porto Alegre? E quem não pode pedalar por qualquer motivo? Alternativa de transporte pressupõe facilidade, não esforço. Existem outras várias opções (metrô, aeromóvel, barcos etc). Acho errado incentivar esse conflito de ciclistas e motoristas, até porque é fácil perceber o ódio daqueles contra quem dirige. Raiva não pode ser o motivo de qualquer reivindicação justa.
Excelente vídeo. Deve ser recomendado a um certo cidadão da nossa capital gaúcha que está a derrubar árvores para abrir mais espaço para automóveis. E justifica sua medida absurda afirmando que as pessoas não utilizam tais árvores.
Se bem que, aqui na minha cidade, a "Capital do Planalto", tem iluminados propondo a supressão do canteiro central da Avenida Brasil, o que tem de mais belo na via, para, em seu lugar, colocar corredores do ônibus e, claro, abrir mais espaço para os automóveis.
No Nordeste e no Norte, a bicicleta não é capaz de ser uma solução coletiva do transporte. Pedalar sob o sol, com o eterno calor, é impossível. Espero que os Estados do sul adotem. É uma solução que não tem volta nem opção: é a única possível, senão, em pouco tempo, pelo menos nas grandes cidades brasileiras, a vida ficará impossíbilitada. A bicicleta tem dois inimigos: a indústria automobilística e vaidade satisfeita dos amantes do automóvel. Mas a vaidade é que sustenta aquela e constitui o único motivo de desejar a prevalência deste. Como dizia Bertrand Russel, as máquinas encantam. Digo eu: principalmente os vaidosos e elitistas.
bicicleta nao é só ciclovia. É todo um conceito de cidade contrário ao que temos visto em porto alegre. Esse conceito vai a favor de parques, comercio de bairro, árvores, vida de bairro, transporte público, e vai contra prédios altos, shoppings, autos.
Com os recursos da nova elevada sobre a av. Padre Cacique daria pra fazer um trecho quase completo de ciclovia em Porto Alegre. O projeto é muito feio e prevê uma ponte estaiada de mentirinha, coisa pra imitar S. Paulo. A prefeitura de Poa vai empregar dinheiro bom em estética discutível e inútil. Pura macaquice.
Bicicleta é o transporte do futuro, torço por elas. Em Porto Alegre temos de tirar o espaço ocupado por carros particulares e colocar no lugar deles ciclovias. Tenho utilizado a ciclovia da Ipiranga, que ficou razoável, mas é necessário muito mais.
ResponderExcluirConcordo que a bicicleta seja uma boa alternativa, todavia ela não é para todos.
ResponderExcluirSem analisar o contexto urbano, esse discurso não passa de proselitismo contra carros, que querendo ou não, é uma opção de transporte como qualquer outra.
Também acho que tem carros em demasia em Porto Alegre, a frota atingiu 800 mil veículos!
Como adotar ciclovias para todos numa cidade cheia de lombas como Porto Alegre?
E quem não pode pedalar por qualquer motivo?
Alternativa de transporte pressupõe facilidade, não esforço.
Existem outras várias opções (metrô, aeromóvel, barcos etc).
Acho errado incentivar esse conflito de ciclistas e motoristas, até porque é fácil perceber o ódio daqueles contra quem dirige.
Raiva não pode ser o motivo de qualquer reivindicação justa.
Abraço,
Luciano.
Não há "guerra" nenhuma, Feil.
ResponderExcluirOu melhor, há: do automóvel contra todos (contra o pedestre, a bicicleta, o bonde, etc.)
enquanto todos (bondes, bicicletas, pedestres) querem compartilhar espaço.
Excelente vídeo. Deve ser recomendado a um certo cidadão da nossa capital gaúcha que está a derrubar árvores para abrir mais espaço para automóveis. E justifica sua medida absurda afirmando que as pessoas não utilizam tais árvores.
ResponderExcluirSe bem que, aqui na minha cidade, a "Capital do Planalto", tem iluminados propondo a supressão do canteiro central da Avenida Brasil, o que tem de mais belo na via, para, em seu lugar, colocar corredores do ônibus e, claro, abrir mais espaço para os automóveis.
No Nordeste e no Norte, a bicicleta não é capaz de ser uma solução coletiva do transporte. Pedalar sob o sol, com o eterno calor, é impossível. Espero que os Estados do sul adotem. É uma solução que não tem volta nem opção: é a única possível, senão, em pouco tempo, pelo menos nas grandes cidades brasileiras, a vida ficará impossíbilitada.
ResponderExcluirA bicicleta tem dois inimigos: a indústria automobilística e vaidade satisfeita dos amantes do automóvel. Mas a vaidade é que sustenta aquela e constitui o único motivo de desejar a prevalência deste. Como dizia Bertrand Russel, as máquinas encantam. Digo eu: principalmente os vaidosos e elitistas.
bicicleta nao é só ciclovia. É todo um conceito de cidade contrário ao que temos visto em porto alegre. Esse conceito vai a favor de parques, comercio de bairro, árvores, vida de bairro, transporte público, e vai contra prédios altos, shoppings, autos.
ResponderExcluirCom os recursos da nova elevada sobre a av. Padre Cacique daria pra fazer um trecho quase completo de ciclovia em Porto Alegre. O projeto é muito feio e prevê uma ponte estaiada de mentirinha, coisa pra imitar S. Paulo. A prefeitura de Poa vai empregar dinheiro bom em estética discutível e inútil. Pura macaquice.
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