quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pensando em comprar presentes para comemorar o Dia das Crianças, dia 12 próximo?



Criança, a alma do negócio - o filme

Antes, então, veja este documentário (imperdível) da diretora brasileira Estela Renner. Dura 49 minutos.

Por que meu filho sempre pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer uma outra boneca, quando ela tem uma caixa cheia delas? Por que meu filho acha que precisa de outro par de tênis? Por que comprar maquiagem para minha filha se ela tem apenas cinco anos? Por que meu filho sofre diante dos coleguinhas por não ter o telefone celular recém lançado no mercado? Por que eu sou incapaz de dizer não? Ele pede, e eu compro. Mas meu filho está sempe pedindo mais coisas. De onde vem este desejo constante de consumo no meu filho?

No Brasil, as crianças tornaram-se o mercado-alvo fácil e dócil para a publicidade.

Este documentário enfrenta as perplexidades do momento, convidando você a refletir sobre o seu papel de pai/mãe e o futuro da infância.

8 comentários:

  1. Ducaralho !
    Impossível ficar indiferente.
    Quem tem filho adolescente repensa tudo. Quem já teve, se arrepende de muita coisa e passa a entender alguns problemas dos filhos adultos.
    Genial !
    Parabéns, merece toda divulgaçao.

    Jackson

    ResponderExcluir
  2. da mesma forma nossa colonização cultural pelos suplementos de cultura de ZH, Folha, Estadão e Veja, que se dizem arautos da liberdade. Parece que moramos em Miami ou Nova Iorque.

    ResponderExcluir
  3. Excelente, e excelente argumento, didático mesmo, a favor da necessidade de controle externo da mídia!

    ResponderExcluir
  4. todos os pais devem ver esse filme, vc vai olhar diferente para seu filho e pra si mesmo.

    ResponderExcluir
  5. O filme é excelente. O seu blog idem. Parabéns!
    Estava preocupadíssima com o grande número de emails falsos terroristas detratando a Dilma, que tenho recebido nos últimos três dias. Todos muito bem programados visualmente, bem redigidos e claramente preparados por experts em propaganda.
    E também assustada com a boataria e as notícias na Mídia Grande.
    Acabo de ler um texto que penso devesse ser lido por todos nós dilmistas:
    http://pedroayres.blogspot.com/2010/10/brasil-e-o-novo-teatro-de-operacoes-da.html
    Uma análise acurada do texto permite detalharmos um plano de contra-ataque a essa avassaladora onda de terrorismo midiático.
    Resolvi então compartilhar com vcs. e outrosblogs dilmistas, cujos endereços encontrei no dilmanaweb.
    Peço que leiam com atenção, porque penso que poderá nos ser muito útil. Sua leitura atenta permite traçarmos estratégias e estabelecer táticas para neutralizar essa guerra psicológica brutal.Também acho bom fazermos uma ampla divulgação desse texto para os companheiros de campanha, como forma de multiplicarmos nossa ação política.
    E vamos à luta com força e fé!
    Um afetuoso abraço.
    Maria Lucia

    ResponderExcluir
  6. Lamentável o papel da mídia e da plubicidade predadora e voltada unicamente para o lucro.
    Por isso, urge regulações para os dois: mídia e publicidade.

    armando do prado

    ResponderExcluir
  7. Por que a mídia não é co-responsabilizada pelos compromissos não cumpridos com os pacientes da Imbra, convenientemente falida? Venderam ilusões e agora?

    ResponderExcluir
  8. Excelente documentário, precisa ser divulgado a todos os pais.

    É muito dificil lidar com o consumismo de nossos filhos, mas isso é o de menos, que tipo de idiotas estamos criando? Seres mimados, incapazes de lidar com qualquer tipo de frustração, futeis, egoistas, indiferentes, despreparados.... estamos criando futuros tucanos.

    ResponderExcluir