quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Duas anotações à entrevista de Tarso Genro



"Deveríamos ter considerado essa possibilidade" - afirma Tarso.

Ora, a mídia alternativa, as redes sociais, e sobretudo os blogs (sujinhos) vêm alertando para esse fato (que já pode ser arrolado como fato social, conforme a noção de Émile Durkheim, no sentido de coação exterior) há pelo menos quatro anos, desde que o PIG se formou com melhor método e organicidade, no correr do ano de 2006.

Essa ausência de registro político no universo mental-discursivo de alguém que vai governar o RS nos próximos quatro anos é um pouco preocupante, tanto mais sabendo-se que o tema da mídia é central hoje, tanto para a boa governabilidade, quanto para a ampliação dos espaços da democracia horizontal e participativa.


"Surgiu no debate político de maneira aleatória..." - diz o futuro governador do RS.

Como assim, "aleatório"? Até onde se sabe, o aleatório é o fortuito, o casual, que dependeu apenas do acaso. Isso não corresponde com a realidade, ao contrário. O apelo ao moralismo rebaixado e à religiosidade hipertrofiada foi - sim - uma opção político-eleitoral consciente da direita, representada pela candidatura do ex-governador José Serra. Não tem nada de aleatório. Como não havia base social, não há discurso propositivo para a isolada direita brasileira. A agenda não-política, não-republicana, é o que restou aos remanescentes das velhas oligarquias conservadoras, todas elas, indistintamente, operadoras e beneficiárias do golpe civil-militar de 1964/1985.

Temo que o sempre agudo e inteligente Tarso Genro esteja olhando a conjuntura por alguma fresta estreita e embaçada. Mude de lugar, melhore o seu ângulo, professor Tarso.

20 comentários:

  1. Dã. Forçação de barra de sua parte. 'Nós', na primeira passagem destacada, evidentemente refere-se à campanha Dilma. Quanto ao 'aleatório' na segunda passagem, obviamente não implica que o uso da religião na campanha não foi orquestrado. Você pega duas palavras e monta um presépio para encenar sua argúcia.

    ResponderExcluir
  2. Juarez Prieb20/10/10 12:54

    A agenda de ontem de Tarso foi um desastre. Não é hora de falar em previdência, vide o caso francês, vide que estamos em pleno decorrer do segundo turno, numa situação ôsca.

    Pauta inoportuna, ocasião inadequada. Insensibilidade política de Tarso.

    Começa mal.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo ficando explícito que o PT somente teve sucesso nessa eleição estadual porque não entrou dividido por picuinhas de tendências, sempre há uns pé-no-saco pra ficar buscando detalhes para fomentar discórdia. Temos que aprender com os erros e enfrentar o verdadeiro inimigo, que certamente não é o eleito pelo autor do texto.
    flavio

    ResponderExcluir
  4. Pois é: "não é hora de falar em Previdência"... --- Dá até pra adivinhar qual vai ser a "surpresa" para depois da eleição... Se ninguém mexer na DRU, por exemplo: para quem será que sobra a conta?
    Seja como for, a sorte do próximo governante é que o Brasil não é a França: aqui a coisa vai ser fácil (como foi das outras vezes, aliás...).

    ResponderExcluir
  5. Tanto Serra quanto Dilma vão desprezar os pobres:

    http://brasil1984.blogspot.com/2010/10/tanto-serra-quanto-dilma-vao-desprezar.html

    ResponderExcluir
  6. O ataque ao funcionalismo proposto pelo "progressista" Tarso virou insensibilidade política, pauta inoportuna em ocasião inadequada. Tá bom...

    ResponderExcluir
  7. Francisco Goulart20/10/10 15:27

    Eu já disse: Tarso está mal assessorado em algumas questões...

    ResponderExcluir
  8. bala de prata pela culatra

    Vazamento da Receita

    Jornalista diz que dados eram para proteger Aécio


    http://www1.folha.uol.com.br/poder/817429-jornalista-confirma-a-pf-que-encomendou-dados-de-tucanos.shtml

    ResponderExcluir
  9. Juares, ele já esta pagando o "tributo"... antes mesmo de ser cobrado... se a Dilma não ganhar (toc!toc!toc!) seu governo será tão direitoso como o de um fogasa qualquer.

    Flics

    ResponderExcluir
  10. Decepar* uma árvore para que alguém não consiga saciar-se com seus frutos e colocar um soldado armado para guardar essa árvore.
    Coisas dignas daquela que é considerada a única democracia o Oriente Médio.

    * Para mim, o que os colonos fizeram foi decepar a árvore e não podaram-na, Feil.

    ResponderExcluir
  11. Calma. Entendi como ironia fina. Só isso. Vamos à vitória. Depois do dia 31 precisamos tratar com carinho do "fenômeno" mídia no novo(?)Congresso.

    armando do prado

    ResponderExcluir
  12. Fonseqa

    Pois argúcia perece ser o q está faltando para o Tarso nesse momento.
    Onde ele viu essa "não toda" mídia envolvida nesse "trabalho muito bem feito" de detonar a Dilma. Só se ele estiver se referindo aos internautas simpatizantes da Dilma, q fazem das tripas coração para apagar incêndios q os serristas ateiam a todo o momento. Alguns até entram, por conta própria, com ações na justiça, fazendo um trabalho q deveria ser do partido.

    No mais, como diz o blogueiro, precisamos descobrir por qual fresta ele está espreitando a conjuntura, pois está vendo coisas q escapam a nós míseros mortais.
    A mim parece, q até o momento, Tarso nos está oferecendo mais do mesmo no q diz respeito a sua percepção da mídia. Se continuar assim a coisa vai mal.

    Eugênio

    ResponderExcluir
  13. essas manifestações oriundas de ressentimentos pessoais infanto-juvenis, oriundos de interessezinhos contrariadinhos no passado , não podem prevalecer ante a causa maior..

    ResponderExcluir
  14. Nem está na hora de atacar o "quarto poder".
    Qualquer coisa é atentado à liberdade de imprensa.
    Xiliques e mais xiliques.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com Armando. Vejam a raiva do casal nacional hoje, em plena vigência do golpe midiático e alimentados pelo factóide (Lacerda??) envolvendo Serra. Cuidado com esses caras até o dia 31. E carinho, Armando, muito carinho para tratar bem direitinho essa questão.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria que o editor do DG comentasse a declaração do Tarso, diante de integrantes da tal Agenda 2020, sobre criar um teto para as aposentadorias dos servidores públicos. Mais cortes, além de todos os promovidos pelos (des)governos que passaram e que nunca resolveram a crise das finanças públicas (sabemos que o problema se situa em outros setores). Ao que parece, o governo Tarso será igual ou pior que todos os demais. Daqui a quatro anos, com certeza, assistiremos a mais um fracasso da situação nas urnas.

    ResponderExcluir
  17. Parece q tem uma turma q sempre está disposta a postergar o impostergável e ainda por cima vem com esse papinho otário de "ressentimentos juvenis" ou "enfrentar o verdadeiro inimigo, que certamente não é o eleito pelo autor do texto". É????? E quem é o verdadeiro inimigo, então????
    Lula fez de conta, durante oito anos, q a mídia ñ era inimiga estratégica e agora está pagando o preço.
    http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1684
    Não temam cagões, se vcs enfrentarem a mídia ñ perderam nada pois ñ há mais nada a perder.

    Eugênio

    ResponderExcluir
  18. (JPBORGES)
    FEIL E OUTROS AÍ: VOCÊS ESTÃO VIAJANDO!! TARSO DENUNCIA- SEM FAZER MÉDIA - A "PRATICAMENTE TODA" UNANIMIDADE DA MÍDIA CONTRA O PROJETO DILMA. QUAL É O QUESTIONAMENTO? "AH, DISSE QUE NÃO É TODA A MIDIA..." PORRA! TEM UNS RECORD, SBT E OUTROS QUETAIS QUE NÃO PODEM SER CONSIDERADOS LEGÍTIMOS P.I.G., ENTÃO DÁ PRA DIZER QUE "QUASE TODOS"... OUTRA: "NÃO DEVERÍAMOS TER SIDO SURPREENDIDOS..." É ISSO MESMO. TODO MUNDO QUE ANDA POR AQUI SABE QUE A BLOGOSFERA FAZ SUA PARTE COISA E TAL. MAS O TARSO NÃO INTEGROU A CAMPANHA DA DILMA E ESSA É SIMPLESMENTE A RESPOSTA À PERGUNTA DA MATÉRIA. ELE, O TARSO, NÃO PODERIA TER SIDO SURPREENDIDO,POIS 1) FOI ELEITO E 2) NÃO INTEGROU A CAMANHA DA DILMA NO PRIMEIRO TURNO! E A QUESTÃO DO ABROTO? QUAL É O PROBLEMA? O TEMA, DE FATO "SURGIU DE MANEIRA ALEATÓRIA" (PADRES). BODE NA SALA. AÍ DEU CERTO E "VIROU QUESTÃO IMPORTANTE". PASSOU A TER USO PELA CAMPANHA SERRISTA, MÍDIA ETC). ACHO QUE VOCÊS SÃO DO PSOL...






    "Surgiu no debate político de maneira aleatória..." - diz o futuro governador do RS.

    Como assim, "aleatório"? Até onde se sabe, o aleatório é o fortuito, o casual, que dependeu apenas do acaso. Isso não corresponde com a realidade, ao contrário. O apelo ao moralismo rebaixado e à religiosidade hipertrofiada foi - sim - uma opção político-eleitoral consciente da direita, representada pela candidatura do ex-governador José Serra. Não tem nada de aleatório. Como não havia base social, não há discurso propositivo para a isolada direita brasileira. A agenda não-política, não-republicana, é o que restou aos remanescentes das velhas oligarquias conservadoras, todas elas, indistintamente, operadoras e beneficiárias do golpe civil-militar de 1964/1985.

    Temo que o sempre agudo e inteligente Tarso Genro esteja olhando a conjuntura por alguma fresta estreita e embaçada. Mude de lugar, melhore o seu ângulo, professor Tarso

    ResponderExcluir
  19. (JPBORGES)
    FEIL E OUTROS AÍ: VOCÊS ESTÃO VIAJANDO!! TARSO DENUNCIA- SEM FAZER MÉDIA - A "PRATICAMENTE TODA" UNANIMIDADE DA MÍDIA CONTRA O PROJETO DILMA. QUAL É O QUESTIONAMENTO? "AH, DISSE QUE NÃO É TODA A MIDIA..." PORRA! TEM UNS RECORD, SBT E OUTROS QUETAIS QUE NÃO PODEM SER CONSIDERADOS LEGÍTIMOS P.I.G., ENTÃO DÁ PRA DIZER QUE "QUASE TODOS"... OUTRA: "NÃO DEVERÍAMOS TER SIDO SURPREENDIDOS..." É ISSO MESMO. TODO MUNDO QUE ANDA POR AQUI SABE QUE A BLOGOSFERA FAZ SUA PARTE COISA E TAL. MAS O TARSO NÃO INTEGROU A CAMPANHA DA DILMA E ESSA É SIMPLESMENTE A RESPOSTA À PERGUNTA DA MATÉRIA. ELE, O TARSO, NÃO PODERIA TER SIDO SURPREENDIDO,POIS 1) FOI ELEITO E 2) NÃO INTEGROU A CAMANHA DA DILMA NO PRIMEIRO TURNO! E A QUESTÃO DO ABROTO? QUAL É O PROBLEMA? O TEMA, DE FATO "SURGIU DE MANEIRA ALEATÓRIA" (PADRES). BODE NA SALA. AÍ DEU CERTO E "VIROU QUESTÃO IMPORTANTE". PASSOU A TER USO PELA CAMPANHA SERRISTA, MÍDIA ETC). ACHO QUE VOCÊS SÃO MAGOADOS DO PSOL... EVOLUAM! O INIMIGO É OUTRO

    ResponderExcluir
  20. JPBorges

    Mas qual é o "outro" inimigo, cacete?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    Eugênio

    ResponderExcluir