sexta-feira, 18 de junho de 2010
A campanha de desqualificação dos argentinos
Uma aliança perigosa entre PIG, publicitários e anunciantes
É preciso denunciar uma cumplicidade perversa entre alguns (maus) publicitários, o PIG e anunciantes brasileiros. A aliança maléfica visa envenenar o senso comum contra as populações do Cone Sul, em especial os argentinos.
Ora é a propaganda indigente de uma cerveja fedida (com gosto de urina de rato, como diria o marinheiro Arthur Gordon Pym), que faz dos argentinos objeto de zombaria. Ora são jornalistas idiotas que alimentam uma rivalidade extracampo, para bem além da mera disputa esportiva, entre o futebol argentino e o futebol brasileiro.
Ontem, na televisão, depois do jogo dos argentinos, escutei um repórter fazer comentários sobre a torcida: para ele, os torcedores "argentinos são fanáticos", os torcedores "brasileiros são alegres e desinibidos". Apenas um exemplo entre tantos outros que poderiam ser citados como ilustração dessa campanha aparentemente ingênua e desimportante.
A eleição de falsos adversários é artifício rasteiro da mediocridade organizada. Seus instrumentos de trabalho são a má consciência, o preconceito, e a divulgação em tom alto das piores suspeitas que o senso comum guarda dos nossos vizinhos. Além de simplificar a identidade cultural de estrangeiros irmãos, como se estes portassem um único e indivisível espírito nacional, e como se este espírito não fosse fatiado por tantas classes sociais quantas o capitalismo pode produzir.
É preciso protestar contra essa campanha que é o prefácio do fascismo. A técnica continuada de desqualificar o outro, o estrangeiro, o que não é igual, é a ante-sala do obscurantismo.
Coisas da vida.

Parabéns!
ResponderExcluirVenho observando e repudiando isso há algum tempo, mas nesta copa este fenômeno se agrava substancialmente.
Já estou cansado de bater nessa tecla. Nossa grande imprensa se comporta como se estivesse a serviço da rainha, como sempre. É totalmente ridículo o que fazem com os argentinos, e não venham falar que é coisa de futebol, porque não é não. É ideologia. Mas esperar o quê, quando uma droga (lícita), num páis de alcólatras patrocina o "esporte". Ainda bem que inventaram o "mudo" nos controles remotos, pois ouvir esse cassino pré/pós-jogos e as imbecilidades da publicidade ninguém com um neurônio a mais, suporta.
ResponderExcluirEsses preconceituosos...tsc tsc tsc
ResponderExcluirDomingos Guerrieri
Muito bonito, Marta.
ResponderExcluirAcho um absurdo essas propagandas que colocam nossos irmãos argentinos como rivais destáveis. Isso não tem nada a ver com fascismo, é provincianismo rasteiro mesmo.
ResponderExcluirQuase escrevi um texto sobre isso ontem.
ResponderExcluirEsse tipo de Patriotada acontece nas disputas esportivas com Cuba também.
Abraços
Francisco
napraxis.blogspot.com
Concordo com o post.
ResponderExcluirYes, nos temos bananas...
Tenho recebido muitas piadas sobre argentinos, algumas até inteligentes e espirituosas. Só que, no momento, não temos muita moral para debochar dos "hermanos". Em muitos aspectos, eles estão ganhando de goleada da gente: torturadores atrás das grades, quebra do monopólio da tv paga para as transmissões de jogos de futebol, enquadramento dos barões da falsimídia por crimes do colarinho branco e um movimento ambiental cidadão que conseguiu juntar mais de 100 mil pessoas em uma manifestação contra as papeleiras em Gualeguaichu
ResponderExcluirPara quem desconhece a AmBev faz o mesmo em sentido contrário na midia Argentina. Tudo para vender essa merda de cerveja.
ResponderExcluirAlexandre
Campo Grande/RJ.
Ótimo post. Se o Brasil estiver fora da final e a Argentina ou o Uruguai vencer, vou comemorar.
ResponderExcluirA Ambev não faz isso não ao contrário. Na Argentina o foco é o título, a Copa - este é mote das campanhas.
ResponderExcluirAqui é a Argentina...
Diversao na certa é perguntar pra alguém que acredita na rivalidade Brasil-Argentina o por que da rivalidade. Eu já fiz isso e é show de bola. A primeira reacao das pessoas é de "como assim?". Depois as pessoas bolam alguns argumentos. Oucam os argumentos e divirtam-se.
ResponderExcluirCristóvão, excelente este post, permita-me reproduzí-lo no Língua de Trapo.
ResponderExcluirSim, Língua.
ResponderExcluirCF
Ou voce eh ingwnuo ou mal informado. Assista a 5 minutos da TV argentina para perceber que esse tipo de piada e hostilidade é muito maior na TV do que na brasileira. Vai ser que essa baboseira de PIG que vocês inventaram no Brasil é mais forte ainda na Argentina. Parem de falar besteira.
ResponderExcluirASS: porteño.
A Globo é a mentora intelectual desta perseguição aos argentinos. Não é de hoje que em seus telejornais, principalmente com Waack e Bonner, há uma sistemática campanha contra os argentinos. Esta perseguição intesificou-se após o enquadramento do grupo Clarín( a Globo de lá) pelo governo dos Kirchner. O mesmo ocorre com o governo democrático da Venezuela. Chavez liquidou com as "globos" venezuelanas, e é sistematicamente atacado pela Globo, que não faz o mesmo com as ditaduras nazi-fascistas sustentadas pela dupla Hilary Clinton/Obama de Honduras, Colômbia, Paquistão e Israel, entre outras.
ResponderExcluirHoje no telejornal da Band (popularmente conhecida como rede bandalha) tentaram fabricar uma deserção (que não ocorreu) de 4 jogadores da Coréia do Norte. A mesma Coréia do Norte, que segundos os entendidos da rede bandalha, Globo e que tais seria inapelavelmente "goleada" pelo Brasil. E todos nós vimos o que aconteceu...
Parabéns pelo artigo. Conseguiu expressar o que eu já havia percebido, mas de maneira muito clara.
ResponderExcluirÉ lamentável ver que existe alguns que justificam o comportamento chauvinista brasileiro afirmando que na Argentina também existe situação parecida, como se ignorância justificasse ignorância.
- Análogamente, o que "Herr" Bornhausen se referiu em determinado momento de que "VAMOS ACABAR COM ESSA RAÇA(PT), um colunista do PIG de um "pasquim"guasca encerrou sua coluna , no dia anterior ao jogo de nossa seleção, com a seguinte pérola :
ResponderExcluir- Vamos amassar aqueles comunistas !!
Depois de diversas passagens pela Argentina, pude constatar que eles adoram o Brasil, nossa música, nossas belezas naturais, nosso futebol, etc. Os sentimentos deles em relação à nós são muito mais positivos do que os apresentados pela PIG como sendo argentinos. No fundo, no fundo, eles querem é nos impor a Alca, em detrimento do Mercosul. Brasil + Argentina + Uruguai e Paraguai não é pouca coisa!
ResponderExcluirUns exemplos das publicidades argentinas:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=cuyZBol4yWw
http://www.youtube.com/watch?v=wDNJdwwF2hk
http://www.youtube.com/watch?v=h5c_6LYde1w
Vá lá que um jornal uma vez nos chamou de macacos, mas pelo que assisti na tv por lá, não há nada dessa rivalidade inventada.