sexta-feira, 16 de abril de 2010

Isso é jeito de falar, abelhinha?


Depois não sabem por que são condenados por assédio moral aos empregados

"Treinamento" é para animais, abelhinha. Saiba disso. Em seres humanos o que se usa comumente é a capacitação, a habilitação, o estímulo à aptidão, a qualificação do conhecimento, etc.

Treinamento é para animais e jornalistas amestrados. Ponto.

Aliás, a RBS e seus veículos usam muito, usam sempre a expressão "treinamento", aplicada a seres humanos. Um dos motivos, suspeito eu, é o cacoete adquirido do inglês, que usualmente conjuga o verbo treinar para designar instrução, capacitação cognitiva. Nos EUA eles chegam ao cúmulo de chamar os instrutores de cursos corporativos e outros quetais de mercado como "coach", o empregado tal está em treinamento (coaching). Ou seja, os novos empregados/estagiários (trainee) ficam no mesmo nível dos animais, estão em treinamento com o treinador (coach). Assim como os cavalos de corrida do turfe, que fazem treinamento para serem vitoriosos nas corridas do hipódromo. A lógica interna é a mesma. O desprezo pelo aprendiz, idem. A falta de estima social pelo não-vitorioso ou mesmo perdedor (loser, em inglês, também sinônimo de babaca) é uma regra de ouro do último capitalismo. Como se vê, mais que uma regra, um dogma, na RBS/Zero Hora.

Mudando de assunto mas não de tema geral, cabe a pergunta: será que é por esse motivo que a RBS foi condenada pela Justiça recentemente por assédio moral a dezenas de empregados seus?

18 comentários:

  1. Abelhinha, Il Postino, Lasier,Millmann....realmente, é um time muito bem treinado pelo capo Nelson !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sobre o comentário a respeito da beata Ludovica: acho que ele não vai se impressionar. O negócio deles é outro.

    ResponderExcluir
  3. Esta Rosane absorveu o que de pior tinha o Barrionuevo e o Terlera. Paa tanto foi "treinada".

    Dentro de pouco tempo, despontará para o anonimato.

    Como uma laranja chupada.

    ResponderExcluir
  4. Negativo, políticos sem empatia e que não foram eleitos nem para síndico de prédio necessitam treinamento. É o caso dessa senhora que nas reuniões particulares sempre foi arrogante e prepotente. Ela precisa sim de um bom amaciante.

    ResponderExcluir
  5. negativo é a tua mãe, maia.

    ninguém tá falando se ela precisa ou não de traquejo pra campanha eleitoral. isso não está em discussão, anta de tênis Nike

    ResponderExcluir
  6. Arrogante e prepotente é o que lhe chamam os larápios e incompetentes quando deles se exige garantias, comprovantes, prazos, custos, assiduidade e relatórios.

    ResponderExcluir
  7. Mas caro Feil, a abelhinha foi treinada e adestrada pelo mestre dos magos da RBS, o que esperar que ela escreva?. . .

    ResponderExcluir
  8. Quem te treinou, Maia?

    Getúlio.

    ResponderExcluir
  9. Outra que foi bem treinada/amestrada é CAROLINA BAHIA, que promete superar sua antecessora (Ana Amélia). Seus comentários, primam pela ironia, maldade, inverdades, tendenciosidades e arrogância!

    ResponderExcluir
  10. Que eu saiba... a Rosane e demais "líderes" da RBS foi o Curso Master em Jornalismo da OpusDei.
    Vi até fotos no site, na época.
    A Bahia estava em treinamento faz pouco tempo...
    http://www.masteremjornalismo.org.br/

    ResponderExcluir
  11. Conhecimento de causa, pois de "adestramento" esta gente entende. Foram adestradas pelo ZH.
    Só falam o que o the boss pede. Cachorrinho vira-latas quando adestrado ficam um doce!

    ResponderExcluir
  12. Ela deve se identificar tanto com o que é treinamento que nem se questionou no potencial ofensivo do termo. Rosane, não sei se você foi treinada pelo seu editorial a escrever certas coisas. Isso é o que me dá medo...

    ResponderExcluir
  13. Um comentarista de futebol disse certa vez que jogador e time ruim quanto quanto mais treina pior, aperfeiçoa a mediocridade. é caso da tal abelinha(???)e outros cachorrinhos amestrados como o pobre maia. Se a Dilma é ruim de voto pq tanto pavor?

    ResponderExcluir
  14. A diferença entre treinamento e capacitação é a diferença que a "elite" Yedista não entendeu.

    Treinamento é, por exemplo, para os "poodlezinhos" da Yeda: as vezes se fazem de mortos: sob comando deitam e rolam. Mas não tem a minima ideia do que estão fazendo. Para entender é capacitação. Mas disto eles não tem a minima ideia.

    Claudio Dode

    ResponderExcluir
  15. Tzara Bathana17/4/10 00:17

    E aí Maia. De vez em quando a máscara cai e surge o bom e velho ranço PSDBento, não é? Se vocês querem vender o Serra como uma margarina, o problema é de vocês. Tu é que precisa ser um pouco mais bem treinado porque teu discurso está destoando do discurso pacificador do Fogaça. De volta para o canil da brigada, shit, junto!!!

    ResponderExcluir
  16. Como a direita ñ tem como negar e ñ pode admitir os méritos da Dilma, atribui isso aos publicitários. É a velha tática da mídia de amestrar o eleitor, fazendo uma inversão de valores: desqualifica o fazer político e infiltra na política, coisas q ñ tem nada a ver com a sua prática.
    Segundo a cabeça perturbada dos direitosos, os publicitários e a plêiade de picaretas q gravitam em torno deles, passam a ser mais importantes q o próprio candidato e seu projeto político.
    A cada campanha esse flagelo de vender imagem mentirosa de canditatos se alastra, inclusive entre aqueles políticos q deveriam rechaçar essa prática. Parece q todos perseguem o ideal de tranformar as disputas eleitorais em biguibroders, com campanhas completamente alienantes, como as q são feitas nos EUA.

    Eugênio

    ResponderExcluir
  17. Bah, brigar com o Dicionário já é demais, Feil:
    treinar
    trei.nar
    (treina ou treino+ar2) vtd 1 Dar cevo a (aves). vtd 2 Acostumar, adestrar ou submeter a treino: Treinar o corpo, treinar a mente. vint 3 Exercitar-se para jogos desportivos ou para certos trabalhos.

    ResponderExcluir
  18. A abelhinha foi amestrada para picar no lugar certo. Carolina Bahia é apenas a continuidade da esterqueira.

    ResponderExcluir