quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A propósito da gangsterização crescente do Rio Grande



"Diz são Tomás – que se os príncipes tiram dos súbditos o que segundo justiça lhes é devido para conservação do bem comum, ainda que o executem com violência, não é rapina ou roubo. Porém, se os príncipes tomarem por violência o que se lhes não deve, é rapina e latrocínio. Donde se segue que estão obrigados à restituição como os ladrões, e que pecam tão mais gravemente que os mesmos ladrões, quanto é mais perigoso e mais comum o dano com que ofendem a justiça pública, de que eles estão postos por defensores"

Excerto do "Sermão do Bom Ladrão", Padre Antônio Vieira (1608-1697), jesuíta.

Foto: Palácio Piratini, em Porto Alegre, sede do Poder Executivo estadual. 

5 comentários:

  1. vale lembrar:

    1) Vieira era bahiano;

    2) e desde ele, na Bahia, Jesuita significa "anarco-sindicalista anti-papal";

    3) eu me criei num colégio jesuita bahiano. Isto é: humanista religioso, pluralista, teologia da libertação e ensinava Marx em aulas de religião da terceira série primária.

    daí, tenho orgulho infinito disso. E adoro quando alguém involuntariamente aponta para a insubordinação multicultural da Bahia - terra onde na páscoa se faz banquete pra Oxossi mesmo em famílias da aristocracia branca, em que o Arcebispo se aconselha com mãe de santo, e em que ser Jesuita é ser anti-clerical.


    Obrigado, Feil.

    ResponderExcluir
  2. Vieira nasceu em Portugal. Viveu, sim, na Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Por favor, agora os jesuítas viraram referência? Aonde vamos parar? Anti-clerical, só pode ser piada. Trata-se de uma máfia fundamentalista cristã, o que aliás é uma tremenda redundância!

    Licurgo

    ResponderExcluir
  4. Licurgo, o bom é a véia, não?
    A tua referência é a véia, não?
    A tua referencia é o Bira Vermelho, não?

    ResponderExcluir
  5. Quanta ignorancia, os jesuitas queimaram vivo Giordano Bruno (entre outros muitos), ameacaram torturar Galileu e foram expulsos do Japao por intolerancia sim. Isto nao quer dizer que tudo o que um jesuita diz esta' errado por ser dito por um jesuita. Por exemplo, o texto do padre Vieira me parece bem. E o maior absurdo e' achar que falar mal dos jesuitas e' defender a Yeda! Morri de rir. Patetico.

    ResponderExcluir