quarta-feira, 29 de julho de 2009

Higiene das mãos é o melhor preventivo da gripe A


É 100% eficaz e muito barato, talvez por isso não é divulgado pela mídia brasileira

Uma das principais disciplinas da medicina é a profilaxia, e entre esta, os métodos de higiene. Dizem que o hábito de lavar as mãos constitui o principal salto da ciência médica, em todos os tempos. É possível.

Portanto, a higiene das mãos é um cuidado que previne doenças e custa quase nada. Talvez por isso não seja divulgado como meta médico-sanitária a ser buscada por todos, onde cada vez mais avança a monetização de todas as esferas da vida social.

Na presente pandemia de gripe A, esses elementos ficam bastante evidentes. As pessoas são induzidas a buscar numa droga caríssima – o tamiflu – o que podem conseguir no simples hábito de limpar as mãos.

A mídia, tão pródiga em divulgar alarmes exagerados sobre a pandemia de gripe, não se preocupa em esclarecer com a mesma ênfase sobre os benefícios da higiene e profilaxia.

Tanto na Argentina quanto no Uruguai há uma visível consciência sobre a higiene das mãos. Em qualquer lugar que se vá, encontramos frascos de álcool gel para que as pessoas higienizem as mãos. Em bares, restaurantes, farmácias, saguão de edifícios públicos e particulares, museus, hotéis, cinemas, lojas avulsas e de condomínios comerciais, terminais rodoviários e até no metrô de Buenos Aires (no pé das escadarias de saída), em todos os lugares se pode ter acesso grátis ao gel que mata os vírus da gripe A e de qualquer outra virose humana.

É 100% eficaz e muito barato, mas exige a participação de todos, especialmente dos comerciantes e donos de estabelecimentos públicos. Um dono de quiosque de jornais me disse que é preferível investir alguns pesos em álcool do que ver o seu faturamento zerar por falta de transeuntes que lhe comprem revistas e publicações.

Ontem, no centro de Rio Grande, perguntei num bar (onde comi e gastei) se tinha gel para limpar as mãos. O dono, em tom atrevido, me disse que não trabalhava "com essa mercadoria", e indicou a farmácia da esquina para adquirir o álcool gel.

13 comentários:

  1. Concordo com o post. E o ministério da saúde, administrado pelo competente Temporão (sério, gosto dele), não coloca esse ponto fundamental nos anúncios televisivos que faz.

    ResponderExcluir
  2. SBENTENAR29/7/09 17:02

    - PRECISAMOS DE UMA OPERAÇÃO "MÃOS LIMPAS", A COMEÇAR COM A TERRA GUASCA, ONDE ELAS ESTÃO MAIS EMPORCALHADAS, PRINCIPALMENTE PELAS FALCATRUAS QUE OCORREM. É DIFICIL, PORQUE DIARIAMENTE ELAS SÃO REALIMENTADAS PELO VIRUS QUE ADQUIRIU ENORME RESISTÊNCIA E SÓ SERIA DEBELADO EM CELAS COMUNS MESMO COM SUPERLOTAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. 100% eficaz é exagero teu. Mas claro que é importante.

    ResponderExcluir
  4. E tu consegue culpar a mídia até quando o assunto é lavar as mãos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Feil.. e aqui em Sampa que vc procura o tal alcool Gel nas farmácias e não encontra... E quando encontra é 10 paus o frasquinho.

    Vejo o Ministro temporão falando lavem as mãos, coloquem o lencinho no nariz para tossir ou espirrar. Mas acho que falta ao poder público exigir.
    Exigir que os botecos, padarias, locadoras, ônibus, metrô, cinemas, etc etc etc "abracem" a causa.

    Fim de semana fui levar a meninada para comer um hamburguer. Loja de primeira. Hamburguer mais baratinho, simples: 12 reais.

    Os frascos com ketchup, mostarda deveriam ter uma capinha... Claro que não tinham! O sujeito pega a suina comendo hamburguer. O que fiz? Improvisei enrolando guardanapos.

    O pessoal ficou olhando, não sei se por crítica ou pela idéia luminosa. Mas quem deveria ter a idéia é a lanchonete onde deixei mais de 100 reais.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo diz: "culpar a mídia"

    Não querendo defender o Feil, mas já defendendo.

    Anônimo se vc pegasse, dias atrás, as últimas edições do Diário de SP (da familia Marinho) esses jornalecos de R$ 1,50... Vc cavava um buraco, colocava água e comida lá dentro (um bunker) e guardava a família até o verão.

    Cara, edições alarmantes, fotos alarmantes. E nada de Educação.
    Nada de sugestão.

    Nem uma dica para os comerciantes, para colocarem alcool gel nos estabelecimentos. Poderiam entrevistar a Fecomércio, por ex, perguntando o que os comerciantes poderiam fazer neste momento para ajudar!
    Só terror.
    É a mídia terror.
    Informação pro leitor? "ah isso não precisa"

    ResponderExcluir
  7. Álcool é sim totalmente eficaz contra os vírus. 100% eficaz. Acontece que muitas vezes o cara já tem com vírus no corpo e aí já não adianta mais limpar as mãos, apenas é eficaz pra não transmitir a gripe aos outros.

    ResponderExcluir
  8. André F.29/7/09 19:57

    Os donos dos botecos não querem que pensem que no seu estabelecimento o "Fregues" precisa se esterilizar!!São cascagrossas!!

    ResponderExcluir
  9. Fogaça e Yeda continuam firmes em seus mandatos.
    Os perdedores das eleições vão continuar com as agressões.
    Tarsinho Punhet...é o candidato dos Petês, e vai levar um "banho" nas eleições.
    O RS não quer mais o PT!


    Vamos de Darcisio Perondi para Governador!!!

    ResponderExcluir
  10. André F.30/7/09 07:47

    O TAMIFLU ta mais acessível mas tem muita burrocracia pra ganhar!!!(É so empapar a mão de álcool!!)

    ResponderExcluir
  11. Nem precisa buscar o tamiflu se o cara tá limpo e abrir as jannela de vezenquando!

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre fui fã do áicool na mão!!!Melhor coisa!!!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com Brizola. Darcísio Perondi é o candidato para bater qualquer outra candidatura. Mas não só isso. É o único com força política, uma história de realização e que vai fazer a diferença quando eleito. Um cara ousado, determinado, trabalhador, corajoso, que sabe trabalhar em equipe, experiente e com um currículo irretocável.
    Acorda gauchada!
    Esse é o nome.

    ResponderExcluir