quinta-feira, 30 de abril de 2009

ZH faz jornalismo marronzista


Basta o Odorico Paraguaçú para definir o panfleto da RBS

Nem precisa procurar os autores clássicos da comunicação social. Quem entende mesmo da prática informativa do jornal Zero Hora é o corrupto e amaneirado prefeito Odorico Paraguaçú – personagem imortal do dramaturgo e escritor Dias Gomes:

- Trata-se, tanto quanto se sabe, de um jornalismo lavado e enxaguado no marronzismo mais perfunctoriamente superficialista, levianista e mentirozista.

Colocar como manchete principal um desvio pessoal de indivíduos do MST como se fora política usual no MST é exonerar-se da condição de jornalismo informativo sério para vestir os trajes espetaculosos do panfleto politiqueiro mais rebaixado.

Espera-se que os anunciantes deste diário marrom dêem-se conta que estão investindo no veículo errado.

42 comentários:

  1. Lamentavelmente, tendo minha tia idosa de 75 anos como exemplar da bovinagem gaúcha leitora de ZH, a leitura vai ser a comprovação de tudo de ruim que ela pensa do MST (e de resto de todo o mundo).

    ResponderExcluir
  2. Essa mesma régua não é utilizada diante dos homens de bem que "adquirem" terras tradicionais de pescadores no arquipélago,Ilha das Flores e Ilha Grande dos Marinheiros,localizadas a minutos das sua indústrias,façam um levantamento desses compradores, seria uma bela matéria.Esse jornalismo tem nome?

    ResponderExcluir
  3. Mas "integrantes" não são apenas pessoas que integram algo?

    Vou ali consultar o Aurélio, afinal "o nome que se dá a coisas" geralmente tem uma razão de ser, quando não uma etimologia.

    ResponderExcluir
  4. Ué, si eu foçe o Istédil, mandava invadi a ÉrriBÊÉss e capá os jornalista!!!
    Diz pro Mantêga mandá mais bufunfa pras ONGuis pode anunciá ou financiá mais umas invasão.
    E dispois, eça nutíça da ZH é véia!! Todo mundo sabia, só que agora tem a cara do cara.
    Claro, o editor vai dizê que é a mídia má, feia e bobona.
    eu, como grandi capitalista, vô anunciá mais ainda na Zero Hora.
    Valeu Grizoti!

    ResponderExcluir
  5. E ainda tem blogueiro que de quando em vez dá crédito pra esse Grizotti.

    Isso tem a boca torta de tanto fumar cachimbo com os Sirotsky.

    ResponderExcluir
  6. O Chico Bento latifundiário e sua lenga-lenga...

    ResponderExcluir
  7. "Rede Bunda Suja". o nome diz tudo.

    ResponderExcluir
  8. e a régua tb. não é utilizada qdo. se referem a grileiros pilantras e sem-vergonhas como o tal de quartiero e seus iguais (muitos deles aqui no guasquedo). ao contrário, tratam-no como grande herói da pátria.
    eitcha empresinha ordinária. e mais ordinário ainda é esse povinho que lê, escuta e vê as imundícies dessa redezinha bagaceira.

    ResponderExcluir
  9. A régua seria simples: não tem fazendeiro assassino e corrupto? Pois bem, poderia ter uma manchete na ZH:

    "Integrantes do agronegócio brasileiro grilam terras, mandam matar líderes sindicais e compram o silêncio de políticos, policiais e juízes"

    ResponderExcluir
  10. Feil, eles estão pavimentando com esse tipo de destaque uma ação forte que a BM deve vir a fazer em Nova Santa Rita. Uma reintegração de posse sem sentido - mais uma.
    As famílias lá estão deveras apreensivas e se preparando para o confronto.
    Uma manchete dessas é trabalhar o subjetivo da opinião pública para que esta aceite ações enérgicas e, quiçá, tomara não, se alivie um massacre...
    Se não viste a matéria do Jefferson, aqui da Catarse, que esteve lá no acampamento de Nova Santa Rita, vê neste link aqui:
    http://coletivocatarse.blogspot.com/2009/04/mst-resistira-despejo-em-nova-santa.html

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. André F.30/4/09 13:13

    O "seu Guga" acertou na mosca!Depois eles botam a cara marrom do Lazier Martins prá fazer o comentário examinando as cutículas das unhas.

    ResponderExcluir
  12. No telejornal do meio-dia, em reportagem a um cientista, foi dito que a causa de tanta epidemia é a deteriorização do meio-ambiente. Esqueceram de dizer que a monosilvicultura está por trás disto aqui no Estado.

    ResponderExcluir
  13. André F.30/4/09 13:30

    ...Sensacionais as Fotos de abertura deste blog,hein tchê Cristóvão!Cada qual tão bôa quanto a outra...porque melhor não podem.

    ResponderExcluir
  14. Cristóvão Feil30/4/09 14:41

    Obrigado, André.
    Estamos atentos, Guga.

    Abç.

    CF

    ResponderExcluir
  15. Nelson Antônio Fazenda30/4/09 14:43

    Povo unido, organizado, mobilizado, consciente de seus direitos e, ainda mais, disposto a travar uma luta sem trégua para conquistá-los, como o do MST, apavora os grandes proprietários deste e de qualquer outro país. Isto pode se tornar um exemplo irresistível a induzir outras pessoas, outros grupos a acreditarem que mudanças efetivas são possíveis; basta juntar esforços.
    Por isso, os trabalhadores rurais sem terra do MST têm que ser diuturnamente vilipendiados e difamados, quando não agredidos.

    Vida longa ao MST!!

    ResponderExcluir
  16. João Marques30/4/09 15:13

    É prática comum a venda de lotes pelos assentados. Já participei de conselhos municipais que escolhiam famílias a serem assentadas e muitas eram identificadas como já beneficiadas pelo programa.

    É só pesquisar lá na Fazenda Anonni. Tem famílias que lá foram assentadas. Venderam os lotes. Ganharam novos lotes em Abelardo Luz/SC. Venderam os lotes. Atualmente estão pleiteando novos lotes.

    Infelismente isso acontece!

    ResponderExcluir
  17. João Marques30/4/09 15:15

    "infelizmente"

    ResponderExcluir
  18. André F.30/4/09 15:37

    ...Não precisa o ESTÉDILE invadir a RBS nem capar ninguém onde já tem só eunuco...

    ResponderExcluir
  19. Noiram, é verdade, é só fazê as conta. Os ocalitos distruíro o Pampa!! Nos último quatro ano, acabaro com Pampa, dondi o ambienti era bem preservado. Afinar, o Riograndi tem 0,016% de áreas protegidas!!! Cousa de premeto mundo.
    Óia, nu Pampa ninguém drenô banhado pra plantá arroiz, ninguém dexô o annoni se espaiá e ocupá hoje 2 milhão di hectari, ninguém criô gado sem cuidar di pastagi, respeitando APP e Reserva Legal. Tu tem razão. O mundo começô faiz cinco ano e é tudo curpa dessis ocalito dos inferno.

    Mais num te esqueci qui o Riograndi tem mais di 300 assentamento, onde todos preservam a natureza, cuidam dos passarinho, dus riacho e adiministram buenaço a terra que o governo emprestô. Intão, ainda temo salvação.

    Vamo percisa prestá mais atenção nas cousas. Agora tem otra transnacionar aí, essa da gripe suína (óinc, óinc!). Aposto que a curpa é a Mãosanto.

    Chico Bento

    ResponderExcluir
  20. E agora ainda tão querendo criar crise no Campeão de Tudo com essa história de venda do Nilmar...

    ResponderExcluir
  21. Mazzaropi Chico Bento,

    Fica com as tuas considerações que eu fico com as minhas.
    Não vou repetir discussão que travamos em post's anteriores.

    ResponderExcluir
  22. Chico Bento - cocota papeleira

    ResponderExcluir
  23. Putz, e pior que essa é a primeira coisa que quem é contra o mst gosta de dizer. ZH bando de vigaristas, até quando teremos que aturar seus humores e arbitrariedades?

    ResponderExcluir
  24. PESSOAL: Vejam isso! Matéria bomba da IstoÉ que está nas bancas

    EXCLUSIVO
    O esquema VIP no Judiciário

    Contrariando uma norma do STJ, o ministro Carlos Alberto Direito, do STF, fazia uso de privilégios para favorecer familiares e amigos nos embarques e desembarques no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

    http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2060/artigo132858-1.htm

    ResponderExcluir
  25. Também, com um presidente do STF que faz o que quer e ninguém denuncia. Só podem ter o rabo preso como este.

    ResponderExcluir
  26. Mais uma da governadora desgovernada d'ocês.
    "Utilizando um cracha falso da Carta Maior, homem apontado como sendo agente do serviço de inteligência da Brigada Militar (a PM gaúcha) acompanhou manifestação de servidores públicos contra governo Yeda Crusius (PSDB) tirando fotos dos manifestantes."
    Publicado no http://www.cartamaior.com.br

    ResponderExcluir
  27. Desviaram do assunto, por quê????

    O MST é coisa de marginal mesmo.

    Coisa de gente, que só quer ganhar, às custas dos que realmente trabalham e pagam impostos.

    ResponderExcluir
  28. Ai meu Deus!
    Um Coronel por aqui?
    Fuiiiiiiiiiiiii!!!!

    ResponderExcluir
  29. \Se for por falta de um chute na bunda, não se decepcione/

    ResponderExcluir
  30. Anônimo1/5/09 01:15

    (...) às custas dos que realmente trabalham e pagam impostos. (!!!)

    Que pataquada! Quem paga impostos, seu coroné safado, são os consumidores de produtos e serviços, os últimos da fila, pagam os impostos embutidos.

    ResponderExcluir
  31. André F.1/5/09 07:41

    O NAOFIL falou em boa hora...(...acho até que o "coronel" tá fazendo o mesmo aquí...) Mas,mudando de "Naofil" pra "Mala": O Coronel só pode ser leitor de carteirinha das colunas do "DÉBIL MENDELSKI"... Os Milicos deixaram Escola,Cultura,Esporte(Até a merda do esporte!)virar "massinha de modelar" e depois ainda chamam seus herdeiros de "MARGINAIS".QUE VERGONHA,CORONEL!!Na verdade ESTÃO MARGINAIS,INCLUSIVE pela repressão policial que CONTINUA sendo aplicada sôbre estes "ESTORVOS"É assim que a garotada aprende a ser Homem de Bêm dentro do quartel??(Aliás esse troço de Caserna é Viadagem enrustida)

    ResponderExcluir
  32. Francisco Goulart1/5/09 08:56

    Quem paga imposto compulsoriamente são os assalariados (desconto direto na fonte). Se alguém recebe um milhão a título de distribuição de lucros (não há incidência de impostos sobre distribuição de lucros) e outra pessoa recebe salário mínimo, quando vão comprar qualquer coisa no supermercado pagam exatemente os mesmos impostos. Além disso os gigolôs de vaca utilizam as mimosas para lavagem de dinheiro. Viva o MST!

    ResponderExcluir
  33. Anônimo2/5/09 22:02

    MST=Marginais Sanguinários Terroristas

    ResponderExcluir
  34. André F.3/5/09 08:10

    MST=MARGINALISADOS SABIDAMENTE TRIPUDIADOS...(...mais um que tem medo de pobre...)

    ResponderExcluir
  35. Anônimo3/5/09 10:47

    Há de chegar o dia que esses coronéis e mendelskis da vida irão ao paredão, não só esses mas tb seus descendentes até a 4ª geração. Para servir de exemplo tinha que acontecer enquanto essas múmias ainda se arrastam por aí!

    ResponderExcluir
  36. É isso aí!

    PAREDÃO. Ao estilo dos irmãos Castro em Cuba.

    É assim que os tipos, do anônimo das 10:47, lidam com a democracia!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo3/5/09 20:27

    Que democracia, cara pálida???
    Vai Ruy, vai prá longe.
    Ninguém merece vocês.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo3/5/09 20:49

    É o braço paramilitar do Bolivariano da Silva e já andam por aí dizendo que armas são "ferramentas de trabalhos deles". Sei, falam assim da mesma forma que falam que são "movimentos sociais".

    Ainda bem que essa situação já é hoje reconhecida por muitos brasileiros, mas ainda falta um pouco para que reconheçam também que é esse uma assunto para o Exército.

    Todo e qualquer membro do MST é hoje uma pessoa de altíssima periculosidade.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo3/5/09 21:06

    Ao anônimo acima:
    Olha anônimo, eu estou anônimo porque tenho medo de ser perseguido pelo governo "democrático" da Yeda, sabe como é, se ela manda fotografar manifestante na frente do Piratini, imagina se ela pega funcionário contratado falado contra a gente dela (hehe).
    Mas tu, pq está anônimo? Olha aí, o "Ruy", o "Coronel" e tantos outros não tem vergonha de assinar seus comentários absurdos... reacionário bom não se esconde!

    Agora vem cá: Tu queres botar o exército em cima do MST? Bah, é muita saudade do tempo que tu e tua família lambia bota de milico heinh? Cuidado isso pode ser doença viu? Talvez algum desvio sexual mal resolvido, pq não?
    Deixa o MST em paz, é atualmente a única organização social autêntica a cobrar uma das tantas reformas anunciadas há quase 50 anos pelo trabalhismo, e que nunca foram colocadas em prática. Se eles forem bolivarianos mesmo, que bom. Sorte do Brasil que talvez rompa um dia com o atraso que o latifúndio representa.

    ResponderExcluir
  40. André f.3/5/09 21:33

    ARMAS SÃO FERRAMENTA DE TRABALHO DO EXÉRCITO!!!Quantos desses "Fantasmas" que perambulam pela cidade poderiam estar agora produzindo em pequenas propriedades,de volta ao meio rural,de onde eles mesmos nunca se conformaram de haver saído...

    ResponderExcluir
  41. André f.3/5/09 21:38

    O Anônimo das 20:49 é doido!

    ResponderExcluir